Afeganistão ameaça resposta a ataques do Paquistão

Cabul ameaçou hoje Islamabad com uma resposta de “consequências incontroláveis” aos ataques paquistaneses que mataram hoje oito civis, mulheres e crianças, em duas províncias do Afeganistão perto da fronteira comum.

“Aviões paquistaneses bombardearam casas de civis (…) na província de Paktika (…) matando seis pessoas” e “na província de Khost (…) duas mulheres foram mortas”, anunciou o porta-voz do governo talibã, Zabihullah Mujahid.

O Afeganistão “condena veementemente estes ataques”, continuou o porta-voz oficial, denunciando uma “violação da soberania” do seu país.

“Estes ataques podem ter consequências que o Paquistão não seria capaz de controlar. (…) O povo do Paquistão e o novo governo civil não devem permitir que alguns generais prossigam políticas erradas, que prejudicam as relações dos dois países muçulmanos vizinhos, com ações tão descaradas”, disse.

Desde que os talibãs regressaram ao poder em Cabul, em 2021, as tensões fronteiriças entre os dois países aumentaram.

O Paquistão afirma que grupos armados, como o Taliban Paquistanês Tehreek-e-Taliban Paquistão (TTP), realizam ataques planeados a partir de solo afegão.

Estes ataques ocorrem dois dias depois da morte de sete soldados no noroeste do Paquistão, no distrito do Waziristão do Norte, perto da fronteira com o Afeganistão.

Este ataque foi atribuído pelo presidente paquistanês Asif Ali Zardari a “terroristas”, prometendo que Islamabad responderia “com firmeza” e “independentemente do autor e do país”.

O governo afegão sempre negou abrigar grupos armados estrangeiros e garantiu que não permitiria que ninguém utilizasse o solo afegão para lançar ataques contra os seus vizinhos.

Leia Também: Oito mortos em ataques paquistaneses no Afeganistão

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World