Está iminente novo ataque russo em grande escala na Ucrânia, dizem analistas norte-americanos

está iminente novo ataque russo em grande escala na ucrânia, dizem analistas norte-americanos

Soldado ucraniano na linha da frente na região de Zaporíjia, na Ucrânia

A Rússia pode estar a preparar-se para um ataque na Ucrânia em grande escala, alerta o  Instituto para o Estudo da Guerra, sediado nos Estados Unidos.

“Estamos a assistir a uma situação bastante crítica na frente leste da Ucrânia, especificamente em três áreas onde as forças russas estão atualmente a levar a cabo operações ofensivas de nível operacional. Na direção de Lyman, perto de Bakhmut, e depois de Avdiivka para oeste e sudoeste da cidade de Donetsk”, explica o analista Riley Bailey.

Este investigador refere que a Rússia está a fazer “ganhos táticos marginais e graduais”, mas alerta que a situação pode agravar-se “muito rapidamente”, devido “à escassez de material de guerra” do lado ucraniano e aos “atrasos na assistência ocidental”.

“As forças russas estão gradualmente a restaurar as manobras no campo de batalha e ameaçam fazer avanços operacionalmente significativos este verão durante uma operação ofensiva em grande escala”, adverte, acrescentando que o ataque pode acontecer já na primavera ou no verão.

Tomada de Chasiv Yar ameaça defesas ucranianas

A atual operação ofensiva russa que está a decorrer na frente oriental da Ucrânia está muito centrada na conquista, o que poderá ter um impacto operacional considerável.

“Se as forças russas tomarem Chasiv Yar, terão uma posição a partir da qual poderão lançar operações ofensivas subsequentes em Kostyantynivka e Druzhkivka. Estas são as principais cidades que formam a espinha dorsal da defesa ucraniana. E isso seria muito significativo”, salienta Bailey.

As tropas russas devrão continuar a forçar avanços durante a primavera.

“O êxito ou não dessas operações terá provavelmente algum impacto sobre o local onde as forças russas descerão e decidirão concentrar as suas operações ofensivas no verão.”, antecipa.

O investigador recorda que a Ucrânia alertou para a possibilidade de um ataque russo a Kharkiv e frisa que a Rússia está a formar um grupo de soldados que poderia conduzir essa operação.

Vitória russa é má notícia para a NATO

Riley Bailey sublinha que o conflito tem o potencial de afetar a Aliança Atlântica, sobretudo em caso de triunfo das forças do Kremlin.

“Se [a guerra] terminar com uma vitória ucraniana, a Rússia tem muito menos opções para ameaçar a NATO. Se terminar com uma vitória russa, haverá uma ameaça imediata à NATO, desde o Mar Negro até à Finlândia.”, projeta.

Nesse cenário, adianta o investigador, a Rússia pode “forçar a NATO a empenhar mais mão-de-obra, mais material e mais dinheiro” na defesa das suas fronteiras.

“Os responsáveis do Kremlin continuam a ameaçar os Estados Bálticos e continuam a ameaçar os Estados Bálticos de uma forma que faz lembrar as ameaças feitas à Ucrânia antes da última invasão em grande escala”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World