Açores voltam a propor aumento de 5% da remuneração complementar

O Orçamento dos Açores para 2024 vai voltar a contemplar um aumento de 5% da remuneração complementar e um alargamento dos escalões daquele subsídio, que permitirá abranger mais 1.500 funcionários públicos, anunciou hoje o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

açores voltam a propor aumento de 5% da remuneração complementar

O Orçamento dos Açores para 2024 vai voltar a contemplar um aumento de 5% da remuneração complementar e um alargamento dos escalões daquele subsídio, que permitirá abranger mais 1.500 funcionários públicos, anunciou hoje o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

“Da parte do governo, consistentemente e coerentemente, em relação à função pública há um conjunto de propostas que já tinham sido plasmadas no Orçamento de 2024, que foi chumbado [em novembro de 2023], e que pretendemos renová-las”, afirmou o secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

Duarte Freitas, que falava aos jornalistas em Ponta Delgada após reuniões com os sindicatos da função pública, destacou o aumento de 5% da remuneração complementar e o alargamento dos escalões.

Haverá “um aumento de 5% da base que completará de 2020 a 2024 um aumento global de 30% dessa remuneração complementar, o alargamento dos escalões que passará a abranger até 1.701 euros e também a reformulação da orgânica dos escalões”, afirmou o governante, detalhando que o aumento vai ter retroativos a 01 de janeiro de 2024.

O secretário regional confirmou que o alargamento dos escalões vai permitir abranger mais 1500 trabalhadores da função pública, significando um “esforço de dois milhões de euros” para o Orçamento da região.

Duarte Freitas destacou ainda a “aceleração das carreiras por via da diminuição de 10 para seis pontos necessários para subir na carreira”, uma medida que vai ter um “efeito perene”.

“Em relação à aceleração das carreiras, que está prevista para 2024 e para o futuro, prevemos que custe ao Orçamento regional cerca de 4 milhões de euros”, acrescentou.

O secretário regional avançou ainda que o Governo dos Açores vai proceder à integração dos mais de 500 trabalhadores dos hospitais e unidades de saúde contratados no âmbito da pandemia da covid-19.

Quando questionado, o governante mostrou-se confiante na aprovação do Plano e Orçamento para este ano.

“Estamos convictos de que haverá, por parte de todos os partidos, a consciência de que não podemos adiar mais o futuro de muitos açorianos, em concreto dos funcionários públicos”, assinalou.

Estas medidas já constavam do Orçamento da região que foi reprovado em novembro de 2023 na Assembleia Regional, motivando a dissolução do parlamento e a marcação de eleições antecipadas.

O parlamento dos Açores é composto por 57 deputados, 23 dos quais da bancada do PSD, outros 23 do PS, cinco do Chega, dois do CDS-PP, um do IL, um do PAN, um do Bloco de Esquerda e um do PPM.

Leia Também: IL alerta Governo dos Açores para planear acesso à lagoa do Fogo

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World