Residência do primeiro-ministro da Líbia atingida por foguetes

Dbeibé lidera desde fevereiro de 2021 um governo de transição apoiado pela ONU, com o objetivo de realizar eleições presidenciais e parlamentares, suspensas indefinidamente em dezembro.

residência do primeiro-ministro da líbia atingida por foguetes

Residência do primeiro-ministro da Líbia atingida por foguetes

Pelo menos dois foguetes atingiram a residência do primeiro-ministro do Governo de Unidade Nacional da Líbia, Abdul Hamid Dbeibé, em Al Andalus, um bairro de Tripoli, na noite de domingo, sem causar vítimas.

Um elemento das forças de segurança da capital disse à agência de notícias EFE que o ataque, com foguetes antitanque RPG disparados a partir do mar Mediterrâneo, não causou vítimas.

A seguir ao ataque, os veículos armados do batalhão que guarda a casa do primeiro-ministro foram rapidamente posicionados no bairro de Al Andalus, acrescentou.

Dbeibé lidera desde fevereiro de 2021 um governo de transição apoiado pela ONU, com o objetivo de realizar eleições presidenciais e parlamentares, suspensas indefinidamente em dezembro.

O adiamento levou a uma nova divisão administrativa do país em 2022, com a nomeação de um Governo paralelo, baseado no leste da Líbia, que considera que o mandato de Dbeibé já terminou.

Ambas as administrações rivais manifestaram a intenção de realizar eleições, mas as contínuas divergências não permitiram chegar a acordo quanto a um calendário eleitoral, apesar da pressão internacional.

Primeiro-ministro também enfrentou o poder crescente das milícias

O primeiro-ministro líbio também enfrentou no ano passado o poder crescente das milícias na capital, ligadas a um dos dois governos rivais, em alianças voláteis.

Em fevereiro, o ministro do Interior do Governo de Unidade da Líbia, general Imad Mustafa Trabelsi, ordenou às várias milícias armadas para abandonarem Tripoli, incluindo os membros do Aparelho de Apoio à Estabilidade (SSA, na sigla em inglês).

Numa conferência de imprensa, Trabelsi explicou que os grupos armados incluem também a milícia Força de Dissuasão (Rada), a 444.ª Brigada de Combate do Exército Líbio e a 111.ª Brigada de Combate, bem como a Força de Segurança Geral.

“Qualquer pessoa que tente perturbar a segurança na capital será confrontada com a força, e não permitiremos o caos depois de a capital e os seus arredores terem registado uma estabilidade de segurança significativa”, afirmou.

A decisão surgiu dias depois de pelo menos dez pessoas terem sido mortas, incluindo membros da SSA, numa série de tiroteios dentro de uma casa no bairro de Abu Salim, em Tripoli. As autoridades ordenaram uma investigação aos acontecimentos.

Membros da Rada e da 444.ª Brigada de Combate, fações rivais ligadas às autoridades de unidade da Líbia, envolveram-se numa série de confrontos internos em agosto, que causaram mais de 50 mortos.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World