“A probabilidade de os russos serem expulsos do Donbas e da Crimeia é baixa, mesmo que os EUA consigam mais apoios no Congresso”

A probabilidade de uma vitória total na Ucrânia é baixa, considera Brian J. Morra, um antigo oficial das secretas dos EUA que desvendou a verdadeira história por detrás do abate do voo 007 da Korean Airlines pela União Soviética durante a Guerra Fria. Nesta entrevista ao Expresso, Morra defende que a “jogada de Putin”, de ameaçar usar armas nucleares, foi “brilhante” e estará na origem da lentidão dos apoios a Kiev e provável necessidade de negociar a paz. Após meses de impasse, Câmara dos Representantes norte-americana deve votar esta semana planos separados de ajuda militar à Ucrânia e à Israel

“a probabilidade de os russos serem expulsos do donbas e da crimeia é baixa, mesmo que os eua consigam mais apoios no congresso”

Donetsk

Brian J. Morra, antigo oficial das secretas norte-americanas, tem uma perspetiva crítica da abordagem de Joe Biden às guerras, em particular à da Ucrânia. Na perspetiva do perito em segurança, que chegou a ser condecorado quando estava na Força Aérea, o Presidente norte-americano deveria ter estabelecido “objetivos específicos” para definir o que seria uma vitória na Ucrânia. Não o tendo feito, juntamente com a NATO, condenou o seu Governo a uma ajuda militar infindável que poderá não produzir resultados.

“Os Estados Unidos e o resto da NATO moveram-se muito, muito lentamente para fornecer à Ucrânia as armas necessárias para vencer, ou, pelo menos, ter um impasse decisivo na Ucrânia”, diz Brian Morra ao Expresso. “Em vez de haver algum tipo de plano secreto para acabar com a guerra, o que está a acontecer é que os políticos estão atrapalhados.” O autor do livro “The Able Archers”, sobre como a Humanidade evitou por pouco a extinção, no outono de 1983 [um exercício militar da NATO motivou o abate do voo 007, da Korean Airlines, pela União Soviética] conversou com o Expresso sobre a emergência das tensões internacionais, com três polos em competição: o mundo ocidental e democrático, os gigantes autocráticos e o Sul global.

A entrevista foi feita antes do líder da Câmara dos Representantes norte-americana, Mike Johnson, ter anunciado que devem ser votados planos separados de ajuda militar à Ucrânia e à Israel e antes do ataque iraniano a Israel.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World