A história do português que aos 16 anos vai estrear nas Le Mans Series

a história do português que aos 16 anos vai estrear nas le mans series

A história do português que aos 16 anos vai estrear nas Le Mans Series

Chama-se André Vieira, tem 16 anos, é natural de Amares e prepara-se para se estrear nas provas de Le Mans. O jovem foi esta quinta-feira, aliás, anunciado como piloto da equipa espanhola Ligier JS P4 e em abril vai estrear-se no European Le Mans Series.

Mas como é possível, aos 16 anos?

«Ãƒâ€° curioso, ainda não tenho carta de condução. Eu costumo dizer que posso conduzir a altas velocidades, mas não posso conduzir a baixas velocidades», sorri ao Maisfutebol.

«Ou seja, eu posso tirar carta daqueles microcarros, que por acaso são da marca Ligier, e que só atingem os 60 quilómetros por hora. São carros que só podem andar na cidade. Aos 16 anos posso tirar carta de condução desses carros e conduzir até 60 quilómetros por hora.»

Ter carta de condução e conduzir na estrada nunca foi importante para um miúdo que começou muito novo a experimentar as emoções da velocidade: uma paixão que herdou do pai, conta. Até porque em Braga, perto de onde virava, há um autódromo internacional.

«Eu quando tinha 9 anos gostava de ir ao karts de aluguer aqui em Braga, com o meu pai. Ao fim de semana pedia-lhe para irmos. Nessa altura encontrámos um senhor chamado Pedro Loures, que já tinha ficado em segundo lugar na competição de karts, e então comecei a treinar com ele, mas nunca pensei fazer disso a sério», revela.

«Mais tarde encontrei o Miguel Abreu, que ainda é o meu treinador e que tem um simulador profissional igual aos da Fórmula 2. Com ele comecei a treinar mais a sério e a treinar três ou quatro vezes por semana no simulador. Foi ele quem me introduziu na Fórmula Renault e que com os seus contactos me ajudou a ir subindo, a passar dos Karts para os monolugares.»

a história do português que aos 16 anos vai estrear nas le mans series

André Vieira

Pelo meio, em 2023, o miúdo esteve na Campos Racing, em Espanha, uma academia por onde passar por exemplo Fernando Alonso e Sergio Perez. Mais uma vez teve a ajuda dos conhecimentos do treinador Miguel Abreu e diz que foi essencial no crescimento na carreira.

«Foi fantástico. Fazíamos ginásio, acompanhámos o trabalho na fábrica deles e andámos no circuito de Valencia de Fórmula 2. Foi muito intenso, saí de lá exausto. Era das 8 horas às 16 horas sempre a treinar, chegava a treinar três horas de ginásio e três horas de simulador todos os dias. Andava muito cansado, mas gostei muito de estar lá e aprendi imenso», conta.

«Depois disso comprámos o nosso carro de Fórmula 4 e fui praticando no Estoril e no Autódromo de Braga. Fui fazer o primeiro teste na GRS, uma equipa espanhola, estive dois dias num circuito em França e foi aí que senti pela primeira vez que podia ter algum jeito. Obtive resultados muitos bons, fiz tempos fantásticos. Quando voltei, pensei que podia entrar na Fórmula 4, mas infelizmente não tínhamos dinheiro para isso. Foi então que apareceu a Legier JS P4 e decidimos entrar.»

Esta quinta-feira foi anunciado como piloto da equipa espanhola e em abril começa a competir numa prova que é está integrada nos European Le Mans Series: trata-se de um protótipo, que para depois permite entrar nas provas de endurance de Le Mans.

Aos 16 anos, e ainda adolescente, André Vieira tem um longo caminho pela frente, mas promete não desistir. Até porque tem de abdicar de muita coisa para continuar a correr.

«Tenho de abdicar de coisas mais pequenas, para poder estar nas grandes: as corridas e os estudos, que são a minha prioridade. Costumo dizer que é o valor a pagar por uma coisa melhor. Como os meus pais me dizem sempre: se não tirar boas notas, as corridas acabam-se. Por isso ando no 11º ano e sei que não posso facilitar, para poder continuar a correr.»

De Amares para o mundo, aos 16 anos todos os sonhos são possíveis.

a história do português que aos 16 anos vai estrear nas le mans series

André Vieira

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World