A hidrogénio. Ferrari desenvolve motor de combustão virado ao contrário

A Ferrari submeteu patentes de um automóvel desportivo equipado com um motor de seis cilindros em linha a hidrogénio e montado ao contrário.

Contrariando as opiniões de muitos que não acreditam que o hidrogénio seja um combustível que possa ser utilizado em larga escala no futuro, a Ferrari apresentou recentemente várias patentes de um automóvel equipado com um motor de combustão a hidrogénio na Europa e Estados Unidos.

As patentes têm o crédito de um inventor: Fabrizio Faveretto. De acordo com a sua página na rede social LinkedIn, este italiano trabalha para a Ferrari há 24 anos e atualmente exerce funções de gestor de arquiteturas inovadoras de veículos e motorizações.

a hidrogénio. ferrari desenvolve motor de combustão virado ao contrário

Os documentos descrevem um automóvel desportivo híbrido semelhante na configuração básica ao Corvette E-Ray: motor de combustão na traseira e elétrico na frente. Mas as semelhanças acabam aqui. O sistema de tração elétrico no eixo dianteiro não é descrito em detalhe, mas os elementos centrais são o motor traseiro e o conjunto eixo-transmissão.

Montado ao contrário

O motor de combustão tem uma arquitetura de seis cilindros em linha, que utiliza hidrogénio como combustível. Esta configuração deve-se à necessidade de instalação dos depósitos de hidrogénio em cada um dos lados.

O motor também está virado ao contrário, isto é, a árvore de cames encontra-se no ponto mais elevado do bloco, enquanto a cabeça dos cilindros está localizada diretamente por cima da estrada.

LEIA TAMBÉM

Sabia que existe uma relação entre o escudo da Porsche e o emblema da Ferrari?

Isso permite a colocação do conjunto eixo-transmissão num ponto mais elevado do motor, possibilitando a instalação de um difusor mais agressivo na traseira. Alguns caças da Segunda Guerra Mundial utilizavam motores virados ao contrário como este, pelo que não se trata de uma novidade absoluta.

O sistema da Ferrari consiste numa arquitetura híbrida que inclui um motor de seis cilindros em linha a hidrogénio e tração integral.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World