Descoberta a maior anaconda do mundo: tem 6,1 metros de comprimento

De acordo com a comunidade científica, o seu parente mais próximo existiu há 10 milhões de anos, embora as semelhanças entre essa espécie e a recentemente descoberta sejam diversas.

descoberta a maior anaconda do mundo: tem 6,1 metros de comprimento

A maior anaconda do mundo foi descoberta na Amazónia

A nova espécie de anaconda gigante foi descoberta na Amazónia, perto do Equador. O acaso aconteceu quando uma equipa da National Geographic se encontrava na região a fazer filmagens para uma série.

Foi partilhado um vídeo que mostra a espécie recém-descoberta, num lago da floresta amazónica. O biólogo holandês Freek Vonk surge a nadar ao lado deste espécime com 6,1 metros, que pesa cerca de 200 quilos.

De acordo com a comunidade científica, o seu parente mais próximo existiu há 10 milhões de anos, embora as semelhanças entre essa e a atual espécie sejam diversas.

De acordo com jornal Público, que cita uma nota da universidade, foi Bryan Fry da Universidade de Queensland, na Austrália, que liderou uma equipa que capturou e estudou vários exemplares da recém-nomeada anaconda-verde-do-norte (Eunectes akayima), localizada na região de Bameno, no território dos waoranis-baihuaeris, na Amazónia equatoriana”.

“A nossa equipa recebeu um convite raro do povo waorani para explorar a região e recolher amostras de uma população de anacondas, que se diz ser a maior que existe”, afirma o Bryan Fry, citado no mesmo comunicado.

Acrescenta ainda: “Os caçadores indígenas levaram-nos para a selva numa expedição de dez dias para procurar estas cobras, que consideram sagradas. Há relatos lendários do povo waorani de outras anacondas na área medindo mais de 7,5 metros de comprimento e pesando cerca de 500 quilos.”

descoberta a maior anaconda do mundo: tem 6,1 metros de comprimento

A maior anaconda do mundo foi descoberta na Amazónia

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World