Milhares de deslocados no Reino Unido determinados em regressar

milhares de deslocados no reino unido determinados em regressar

NEIL HALL/EPA

Londres, 22 fev 2024 (Lusa) – O dirigente comunitário Petro Rewko considerou hoje que a Ucrânia será um país muito diferente, mais democrático e moderno, quando regressarem os milhões de deslocados ucranianos que fugiram à guerra, incluindo mais de 280 mil no Reino Unido.

“Nos últimos dois anos, milhões de ucranianos obtiveram asilo temporário em vários países do mundo e adquiriram uma experiência considerável de democracia em termos de ordem social, regras europeias, novas formas de interação e um novo modo de vida”, afirmou hoje o presidente da Associação dos Ucranianos na Grã-Bretanha.

Rewko está convencido de que “com base nestes conhecimentos adquiridos, este enorme exército de jovens e pessoas muito talentosas vão regressar à Ucrânia, onde poderão exprimir-se plenamente e demonstrar resultados surpreendentes na reconstrução do seu país”.

“Será uma cultura completamente diferente, livre, democrática e moderna”, acredita.

O dirigente da comunidade ucraniana no Reino Unido falava durante um evento realizado na Catedral Católica Ucraniana, onde funciona um dos 36 centros de acolhimento aos deslocados ucranianos que funcionam no país.

O Governo britânico estima que, desde a invasão militar em grande escala pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022, ofereceu ou alargou o estatuto de refugiado a mais de 283 mil ucranianos.

A ONU estima que cerca de dez milhões de ucranianos foram forçados a abandonar as suas casas, incluindo 3,7 milhões de deslocados internos, e mais de 6,3 milhões de refugiados registados em todo o mundo.

Esta semana, Londres anunciou que vai permitir a prorrogação destes vistos a partir do próximo anos por mais 18 meses, até pelo menos setembro de 2026, mantendo os mesmos direitos de acesso ao trabalho, educação, cuidados de saúde e apoios sociais.

Petro Rewko, que nasceu no Reino Unido, não tem dúvidas de que a maioria dos refugiados neste país está a planear regressar, e alguns já o terão feito para se manterem próximos da família.

“Ninguém previa que esta guerra se prolongasse por dois anos e possivelmente mais um ano, se não mesmo até 2025. A maioria destas pessoas quer regressar à Ucrânia para restabelecer a sua vida”, reiterou.

Desde 2022 que a Associação Ucraniana da Grã-Bretanha, criada em 1946, deixou de se dedicar à comunidade ucraniana e à promoção da respetiva cultura para se concentrar no apoio aos refugiados, com apoio social, financeiro e à saúde mental.

Em dois anos, recolheu mais de 3,7 milhões de libras (4,3 milhões de euros) em ajuda humanitária.

“O Reino Unido abriu as suas portas aos ucranianos deslocados”, elogiou, referindo que está em contacto permanente com o Governo para discutir questões relacionadas com os refugiados e vinca que “95% a 96%” das situações foram resolvidas.

A Associação é uma das várias 14 organizações envolvidas na celebração este sábado de uma cerimónia religiosa na Catedral Católica Ucraniana, à qual se segue uma marcha pelas ruas de Londres até à Praça de Trafalgar (Trafalgar Square) para uma vigília para marcar o segundo aniversário da invasão russa e manifestar solidariedade com a Ucrânia.

A diretora do Instituto Ucraniano, Olesya Khromeychuk, recordou que em fevereiro também se completam 10 anos deste a ocupação ilegal da Crimeia e do início da agressão russa no leste do território, e urgiu a comunidade internacional a não se distrair pelo conflito na Faixa de Gaza.

“Se vemos sinais de cansaço da guerra, não é na Ucrânia, é no resto do mundo”, salientou, alertando: “Esta é a nossa guerra e se não a tratarmos como tal, vai aproximar-se muito mais das nossas casas do que já está”.

BM // JH

Lusa/fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World