«O filho do Cipriano polícia decidiu o dérbi»: visita ao berço de Geny Catamo

«o filho do cipriano polícia decidiu o dérbi»: visita ao berço de geny catamo

«O filho do Cipriano polГ­cia decidiu o dГ©rbiР’В»: visita ao berГ§o de Geny Catamo

Da janela esconsa, a mãe grita o chamamento. ‘Está escuro, anda para dentro, podem vir ladrões’. E o menino corre, dá os pontapés de despedida na bola de borracha, a fugir do breu e dos imaginários bandidos.

Personagens de fantasia materna, seis filhos dentro de quatro frágeis paredes, ali no Quarteirão 6, Casa 30, um enredo de ruas e ruelas no Bairro do Aeroporto, ‘anda comigo ver os aviões’ a aterrar em Maputo.

«Р“Р‚ noite era uma festaР’В», conta Cipriano, o pai da crianГ§ada, em conversa com o zerozero. В«As duas meninas dormiam juntas, os quatro rapazes ficavam no outro quarto e na sala. NГЈo havia luxos, mas nunca lhes faltГЎmos com nada.В»

Entre cantorias e asneiradas, «sempre de barriga cheia», o cansaço embala o sexteto. A família adormece, o silêncio só é interrompido pelo ladrar dos cães da vizinhança e o motor dos aviões, os ininterruptos aviões «até altas horas da madrugada».

«O Гєltimo a dormir era o nosso irrequietoР’В», continua o garboso progenitor. Р’В«Esse sonhava atГ© mais nГЈo com o futebol. Acordado e a dormir, sГі pensava em ser jogador.Р’В»

Esse resistente é o quarto mais velho dos seis irmãos. «Nunca faltou à escola», apesar da cabeça andar sempre na lua, a imitar ídolos. «O Ronaldo, claro, mas também o Eusébio, rei moçambicano», continua o pai.

«Р“‰ uma loucura lembrar isso tudo e agora… o filho do Cipriano polГ­cia decidiu o dГ©rbi. O nosso bairro anda vestido de verde e branco, a festa dura hГЎ dias. Por culpa do meu Geny.Р’В»

‘Por culpa do meu Geny’. O orgulho só não salta do peito porque o peito não deixa.

O menino que foge do escuro e dos criminosos inventados pela dona Quitéria, mãe e educadora, é o herói do último Sporting-Benfica.

Dois golos, impacto brutal, Geny Cipriano Catamo.

23 anos e tantas histórias por desvendar. O zerozero entra no berço e nos primeiros dias do herói leonino, um leão ao peito e uma terra à espera de mais feitos e glória.

«Eu queria que o Geny fosse polícia, como eu»

Cipriano Catoma, reformado da polícia moçambicana, atende-nos 48 horas após o triunfo de Geny no dérbi.

A simplicidade nas palavras é proporcional à pureza. Pergunta-se por Geny em pequeno, as tropelias, as birras, pedaços importantes para a construção da joia lapidada por Rúben Amorim em 23/24.

«Eu queria que o Geny fosse polГ­cia, como eu. Era uma profissГЈo honrada, fui muito feliz nessa função. Mas ele nunca quis isso. O meu Geny ou era futebolista ou jogador da bolaР’В», brinca o senhor Cipriano, empenhado em repetir Р’В«o mais importanteР’В».

«Vivemos num bairro pobre, Г© verdade, mas nunca deixГЎmos de pР“Т‘r comida na mesa. Demos uma boa educação aos nossos seis filhos, com todas as limitações que o nosso paГ­s impГµe a famГ­lias como a nossa.Р’В»

O pai de Geny dá, de resto, um exemplo para atestar o testemunho. «Aos dez anos, demos-lhe as primeiras chuteiras. Com esforço, sacrifício, sabíamos que o miúdo ia adorar a prenda. E assim foi, deixou de andar de pé descalço atrás da bola.»

É por esses dias, aliás, que Geny começa a frequentar os treinos do histórico Maxaquene – antigo Sporting de Lourenço Marques.

«No inГ­cio sГі treinava, depois o Mr. Baggio gostou dele e inscreveram-no. Esse senhor foi o primeiro treinador do Geny. Baggio, sim. Г‰ o apelido do senhor Valdo MabuleР’В», explica Cipriano.

«o filho do cipriano polícia decidiu o dérbi»: visita ao berço de geny catamo
Geny nos iniciados do Maxaquene @Arquivo Pessoal«Agora só nos falta visitar Lisboa e ver um jogo em Alvalade. Quando o nosso Geny quiser, nós vamos lá.»

Falta falar da «saudade», e da noite «de festança» no sábado à noite.

«JuntГЎmos amigos e famГ­lia em frente Г  nossa televisГЈo. Quando foi o 2-1, olhe, eu nem sei. Acho que deixei de ver e de sentir, sГі me lembro de levar as mГЈos aos olhos e sentir os abraГ§os e os gritos de todos.Р’В»

Joel Cipriano, «um dos outros rapazes», também já joga futebol e está na academia dos Black Bulls, a mesma onde Geny conhece Tiago Quaresma, atual treinador da AD Camacha, em 2018.

«Apesar da pobreza, o Geny alimentava-se bem»

Em Moçambique é banal a expressão «caça-talentos». Refere-se a ações de prospeção realizadas por clubes, seja em bairros como os do Aeroporto ou em campos de condições já aceitáveis.

É num desses eventos, de resto, que Geny Catamo dá um passo em frente na carreira.

«A tГ©cnica, o posicionamento e a relação com a bola jГЎ eram interessantes. Nos Black Bulls tГ­nhamos um protocolo com o FC Porto e os meninos tinham esse desejo de vir para a EuropaВ», prossegue Tiago Quaresma, carregado de memГіrias.

«o filho do cipriano polícia decidiu o dérbi»: visita ao berço de geny catamo
O pequeno Geny ainda em Maputo @Arquivo Pessoal«O trato cordial do Geny era marcante. Conheci o pai e o irmão, o Joel, e eram todos bastante educados», refere o primeiro treinador português na vida de Geny Catamo.

«Os Black Bulls deram condições Гіtimas ao desenvolvimento do Geny. Em Portugal, julgo que sГі os trГЄs grandes, o SC Braga e o VitГіria SC tГЄm condições superiores. Isso facilitou muito a mudanГ§a dele para o nosso paГ­s.Р’В»

Nesse ano de 2018, Tiago Quaresma mergulha na cidade de Maputo, conhece o Bairro do Aeroporto e a intimidade da família de Geny.

«Viviam ao lado dos aviГµes, como dizГ­amos. Ele viveu sempre com os pais, nunca se mudou para a nossa academia. Apesar da pobreza, normal na cidade, percebemos que se alimentava bem, estava bem nutrido e tinha um apoio fabuloso da famГ­lia.Р’В»

«Muito reservadoР’В», Geny Catamo nГЈo Г© o tГ­pico animador de balneГЎrio, Р’В«muito longe dissoР’В». Tiago Quaresma recorda-se, assim, mais dos feitos desportivos do que de comportamentos desadequados para a idade.

«Quando comeГ§ou a jogar pelos seniores, pela equipa B, andГЎvamos por campos sem condições. Muitos deles ainda pelados. E aquilo que o Geny nГЈo fazia fora do campo, fazia lГЎ dentro: era uma animação! Aquele menino a driblar homens e a ser aplaudido por adeptos adversГЎrios, um espetГЎculo. Tenho bem presente essa imagem.Р’В»

A abrir e a fechar o marcador ▶️⏹️ As duas ✨ bolas mágicas ✨ de Geny Catamo 🪄

Revê todos os momentos na sport tv 📺#LigaPortugal #LigaPortugalBetclic #SCP pic.twitter.com/z0hTdVvoNe

— Liga Portugal (@ligaportugal) April 6, 2024

Em janeiro de 2019, Geny completa 18 anos e muda-se para Portugal. «Ele esteve antes cá, fez testes na Dragon Force do FC Porto até, mas nunca assinou por ser menor de idade», explica Tiago Quaresma.

«Mais tarde acaba por ir para o Amora. O nosso presidente nos Black Bulls tinha uma participação na SAD deles e sentiu que o Geny iria ter espaГ§o e um palco interessante para se mostrar. NГЈo se enganou.В»

Cinco anos depois, o jovem moçambicano é titular do Sporting. Num percurso de avanços e recuos, dois empréstimos infelizes em Guimarães (dez jogos/um golo) e no Funchal (11 jogos/um golo no Marítimo), Geny persevera e encontra «o homem certo».

«A aposta do RГєben Amorim nele Г© fantГЎstica. Percebeu o que ali tinha, apesar dos indicadores menos bons nessas cedГЄnciasР’В», considera Quaresma, ainda a Р’В«despertarР’В» da alegria dos golos no dГ©rbi eterno.

«O Geny passou por muitas dificuldades, teve problemas fГ­sicos, nГЈo encontrou a regularidade e aГ­ estГЎ ele agora. O futebol Г© um mundo fantГЎstico tambГ©m por isto.Р’В»

«Nunca fui campeão no Sporting e o Geny vai ser»

Geny Catamo já é o segundo moçambicano com mais aparições oficiais pelo Sporting. E o segundo com mais golos também. À frente do herói do Bairro do Aeroporto está somente Carlitos, futebolista dos leões de 1964 e 1968: 58 jogos/7 golos contra 36/6 de Geny.

Na lista seguem-se Paíto, Lourenço Sitoe, Chiquinho Conde, Ali Hassan, João Carlos e Fumo. No total são oito nomes saídos do país da África Oriental.

Calton Banze, contratado em dezembro de 1988 ao Desportivo de Maputo, acaba por nunca fazer um jogo oficial.

Chiquinho acumula essa passagem pelos leões (31 jogos e três golos em ano e meio, de 1994 a 1995) com o cargo de selecionador nacional de Moçambique. Além disso, tem uma passagem pelo Maxaquene quando Geny dá ainda os primeiros passos.

«Infelizmente, eu cheguei ao Sporting jГЎ com 29 anosР’В», comeГ§a por dizer o antigo avanГ§ado ao zerozero. В«Vinha de uma Г©poca com 15 golos em SetГєbal e pensei que ia jogar mais. Fui prejudicado pelas datas-FIFA e as constantes viagens para MoГ§ambique.В»

Chiquinho Conde acaba por sair para o Belenenses a meio da segunda época e fala de «um Sporting instável», ávido por troféus e «mais conquistas».

«O FC Porto dominava completamente, era difГ­cil. Mas posso dizer que ganhei uma TaГ§a de Portugal de leГЈo ao peito, quando o clube jГЎ estava hГЎ 13 anos Г  espera. NГЈo fui campeГЈo nacional e isso o Geny jГЎ vai conseguir dentro de semanas.Р’В»

Chiquinho, 58 anos, sabe o que representa um dérbi de Lisboa. São «20 anos de Portugal» e duas presenças diretas em Sportings-Benficas, «ambas no banco, infelizmente».

«Vi o Geny a crescer no Maxaquene, ainda nos iniciados. Mais tarde conheci o agente dele, sei que ele esteve a treinar no FC Porto, tentei ajudar atГ© atravГ©s de empresГЎrios meus conhecidos, mas nenhum o ajudou. Hoje devem estar arrependidos, o futebol Г© assim.Р’В»

O selecionador de Moçambique espera «grandes coisas de Geny» e elogia-lhe a «progressão incrível nos últimos meses».

«o filho do cipriano polícia decidiu o dérbi»: visita ao berço de geny catamo
Geny nas seleções jovens de Moçambique @Arquivo Pessoal«Tínhamos ali um diamante por polir, faltava-lhe este contacto regular com o futebol real. O Sporting não deixou de acreditar nele e agora vemos os astros a alinharem-se. É um orgulho para Moçambique.»

Chiquinho usa Geny Catamo num 4x3x3 «sem preocupações defensivas» e valoriza «ainda mais» a exigência de Rúben Amorim ao dar-lhe «todo o flanco direito».

«Vejam bem o que ele cresceu ao viver o jogo com essa responsabilidadeР’В», indica o ex-avanГ§ado, figura grande em Portugal nos anos 90.

Qual o próximo passo para Geny? Chiquinho é assertivo na resposta.

«Tenho um carinho enorme por ele. Temos de falar, colocar-lhe os pГ©s na terra, serenГЎ-lo e mostrar-lhe que nГЈo pode perder o foco e distrair-se com o que nГЈo interessa. HГЎ lacunas a corrigir no jogo dele, mas hГЎ tambГ©m uma qualidade fenomenal.Р’В»

Geny, o pequeno Geny, está um homem. Crescido, prestes a ser pai e feliz na relação com Jennifer Bule, filha de DJ Damost, músico famoso em Moçambique.

Na janela da pequena casa, encaixada nos labirintos do Bairro do Aeroporto, já não se ouvem as chamadas da mãe e as ameaças de ladrões imaginários. O menino agora só corre no televisor, a 11 mil quilómetros de Maputo.

Se Geny parar e escutar, bem lá ao fundo, é provável que ouça ainda a voz de dona Quitéria. ‘Anda para dentro, está escuro’.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World