Países Baixos entregam três F-16 adicionais para formação de pilotos da Ucrânia na Roménia

Países Baixos, juntamente com a Dinamarca e os Estados Unidos, lideraram uma coligação internacional, à qual Portugal também pertence, de reforço das capacidades aéreas da Ucrânia, através do fornecimento de caças norte-americanos F-16 e formação de pilotos ucranianos

países baixos entregam três f-16 adicionais para formação de pilotos da ucrânia na roménia

Países Baixos entregam três F-16 adicionais para formação de pilotos da Ucrânia na Roménia

Os Países Baixos entregaram esta quarta-feira três caças de combate F-16 adicionais para formação de pilotos ucranianos na Roménia, embora as sessões de treino ainda não tenham começado. A transferência dos aparelhos para o Centro Europeu de Formação F-16 foi acompanhada por uma reunião entre o ministro da Defesa romeno, Angel Tilvar, e a sua homóloga neerlandesa, Kajsa Ollongren na Base Aérea n.º 86 de Borcea, na Roménia, segundo o portal ucraniano Euromaidan.

Os Países Baixos, juntamente com a Dinamarca e os Estados Unidos, lideraram uma coligação internacional, à qual Portugal também pertence, de reforço das capacidades aéreas da Ucrânia, através do fornecimento de caças norte-americanos F-16 e formação de pilotos ucranianos. “Poucos meses após a abertura do Centro de Formação F-16, os pilotos romenos estão a treinar, com planos de integrar pilotos ucranianos em breve”, escreveu Angel Tilvar na rede X.

Desde novembro de 2022, os Países Baixos forneceram oito caças à Roménia, com um compromisso total de 18 aeronaves para a formação de militares ucranianos. Além disso, os Países Baixos comprometeram-se a fornecer 24 F-16 diretamente à Ucrânia para utilização nos palcos de combate contra as forças russas, mas a data de transferência, inicialmente prevista para o primeiro semestre deste ano, ainda não foi anunciada. No total, Países Baixos, Dinamarca, Bélgica e Noruega prometeram o envio de 45 caças para a Ucrânia.

No início do mês, o porta-voz da Força Aérea ucraniana indicou que dois grupos estavam a aprimorar as suas aptidões na aeronave, na Dinamarca e nos Estados Unidos, e outro grupo estava a fazer a transição da sua formação base no Reino Unido para a França, com vista ao treino concreto em F-16. Illya Yevlash indicou igualmente que uma equipa técnica ucraniana estava a receber formação específica para ministrar no futuro o treino de outros pilotos e pessoal de terra na Ucrânia.

As autoridades de Kiev têm exigido desde o começo da invasão da Rússia, em fevereiro de 2022, o envio de caças modernos, mas só em agosto do ano passado os Estados Unidos aprovaram a transferência dos caças norte-americanos da Dinamarca e da Holanda, que já se tinham oferecido para ceder estes aparelhos.

Em 21 de fevereiro, a Guarda Nacional do Arizona informou ao canal norte-americano CNN que os primeiros quatro pilotos ucranianos nos Estados Unidos deveriam terminar a sua formação em F-16, iniciada em outubro do ano passado, até ao próximo verão, e outros 12 aviadores fariam progressos até agosto. Também o Presidente romeno, Klaus Iohannis, aprovou a formação de 50 pilotos ucranianos em F-16, prevendo-se que a formação termine no final do ano, mas este processo ainda não começou.

A ex-ministra da Defesa Helena Carreiras anunciou que Portugal vai dar este ano formação, em território nacional, a militares da Força Aérea da Ucrânia, com uma duração de quatro a seis meses, nas áreas do controlo de tráfego aéreo e manutenção de caças F-16, mas não se comprometeu com o envio de aeronaves, conforme o solicitado, em declarações em fevereiro à Lusa, pelo gabinete do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World