Volt visita Mouraria em Lisboa para "dar as boas vindas aos imigrantes"

CARLOS M. ALMEIDA/LUSA

Lisboa, 22 fev 2024 (Lusa) – O Volt Portugal fez hoje uma arruada pelo bairro lisboeta da Mouraria, a zona mais multicultural do país, para dizer aos imigrantes que “são bem vindos” e que o partido tem soluções para melhorar a sua integração.

O evento, inserido na pré-campanha para as eleições legislativas antecipadas de 10 de março, contou com a presença, além da cabeça de lista do Volt Portugal, Inês Bravo Figueiredo, de figuras como a antiga eurodeputada socialista e ex-candidata presidencial, Ana Gomes, e Tiago Mayan, um dos co-fundadadores da Iniciativa Liberal

O arranque da arruada deu-se no Martim Moniz e percorreu algumas das ruas do bairro da Mouraria, como o Benformoso, a a artéria mais multicultural de Portugal.

Munidos de bandeiras e de ‘flyer’, em idioma hindi e bengali, a comitiva do Volt cumprimentou várias dezenas de transeuntes do Benformoso, a grande maioria imigrantes do sudoeste asiático, dizendo-lhes que o partido é a favor da imigração e que quer ajudar na sua integração.

No final da iniciativa, em declarações aos jornalistas, Inês Bravo Figueiredo assegurou que o Volt Portugal “tem medidas muitas concretas para responder ao desafio da imigração”, nomeadamente “uma aposta na integração cultural”.

“O que nós queremos fazer é, de facto, trazer uma solução para este problema. O que nós estamos a sugerir é, para além de termos aulas de português, ter também integração cultural, ou seja, aulas de cultura”, apontou.

Criticando o posicionamento dos partidos de extrema-direita relativamente às questões da imigração, a candidata do Volt sublinhou que alguns problemas que existem se resolvem com “integração” e não com “discursos de ódio”.

“O que a maior parte das pessoas dizem é que os imigrantes são pessoas muito simpáticas, muito esforçadas, mas que não conhecem algumas das nossas práticas culturais. Portanto, nós achamos que, ao fazer esta troca cultural, será muito mais fácil não haver estes momentos de tensão e de choque”, argumentou.

No mesmo sentido, em declarações à agência Lusa, a antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “o grande desafio passa por dar aos imigrantes melhores formas de integração”.

“Há preconceituosos que visam semear o ódio e a divisão entre os portugueses e aqueles que vêm trabalhar para o nosso país. O que nós queremos é que sejam bem tratados, como os nossos emigrantes que foram para fora foram e continua a ser”, afirmou.

Já Tiago Mayan, também em declarações à Lusa, afirmou existir um vetor económico e social no fenómeno da imigração, defendendo a importância de políticas que percebam “os benefícios de uma sociedade aberta” e que reconheçam “o valor das pessoas enquanto indivíduos e não pela sua condição ou circunstância temporária”.

O Volt Europa é um partido federalista e “pan-europeu” que surgiu internacionalmente como movimento em 2017, como reação ao ‘Brexit’. O partido está presente em vários países europeus e conta com um eurodeputado no Parlamento Europeu, Damian Boeselager, eleito pelo Volt Alemanha em 2019.

O movimento surgiu em Portugal em dezembro de 2017 e foi oficializado como partido político pelo Tribunal Constitucional em junho de 2020.

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 10 de março, marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 07 de novembro, alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça.

FAC // PC

Lusa/fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World