São gémeas e foram vendidas à nascença, 19 anos depois voltaram a encontrar-se através do TikTok

Durante 19 anos não sabiam que eram gémeas. Na Alemanha, Aza vivia a achar que as duas filhas tinham morrido à nascença numa maternidade na Geórgia. Afinal, estavam vivas e tinham sido vendidas e adotadas por duas famílias diferentes. O Got Talent, o TikTok e o Facebook foram fundamentais para que as três se voltassem a encontrar

são gémeas e foram vendidas à nascença, 19 anos depois voltaram a encontrar-se através do tiktok

As gémeas do casal ribatejano nasceram em janeiro. Embriões tinham sido criados um mês antes do início da guerra

Amy e Ano são irmãs gémeas, mas passaram 19 anos sem se conhecerem. Foi através de um programa de talentos na televisão e de um vídeo no TikTok que se cruzaram, conta a BBC. Tudo isso porque eram “parecidas”. Começaram, então, a falar, mas sem saberem que, depois de nascerem, tinham sido retiradas à mãe e vendidas a famílias distintas.

O primeiro contacto começou aos 12 anos, quando Amy Khvitia viu, na televisão, uma rapariga igual a ela a participar no ‘Georgia’s Got Talent’. “Todos ligavam à minha mãe e perguntavam: ‘Porque é que a Amy está a dançar com outro nome?’”, contou Amy. A jovem chegou a questionar a família, mas a mãe respondeu que “todos têm um sósia”.

E a vida seguiu para Amy, sem saber que se voltaria a cruzar com Ano passado algum tempo. Em novembro de 2021 (sete anos depois de Ano ter participado no programa), Amy publicou um vídeo no TikTok a fazer um piercing na sobrancelha. Um amigo de Ano viu o vídeo e achou “fixe” que a 320 quilómetros de distância existisse uma rapariga que era idêntica à amiga, tendo enviado o vídeo a Ano.

Ano, depois de ver o vídeo, não hesitou e fez de tudo para conseguir contactar Amy. Quando Amy recebeu uma mensagem de Ano, soube de imediato que aquela era a rapariga que tinha visto na televisão a dançar.

Mensagem a mensagem, Amy e Ano foram descobrindo que não era só de aspeto que eram parecidas. Gostavam da mesma música, adoravam dançar e tinham nascido no mesmo hospital (no oeste da Geórgia). No entanto, as certidões de nascimento mostravam que semanas separavam o dia em que nasceram. Ainda assim, Amy revela que “as coisas ficaram mais estranhas”: ambas tinham a mesma doença genética, um distúrbio ósseo chamado displasia.

Depois de se terem encontrado num centro comercial, dizem ter percebido que “eram gémeas” e, por isso, optaram por voltar a confrontar a família: tinham sido adotadas, separadamente, em 2002. As irmãs descobriram que os detalhes nos seus certificados de nascimento oficiais, incluindo a data em que nasceram, estavam errados.

Ainda assim, havia pontas soltas. Quem eram os pais? Por que foram vendidas? E foi na procura de respostas que as redes sociais voltaram a ter um papel importante. Amy encontrou um grupo no Facebook dedicado a reunir famílias georgianas com crianças suspeitas de terem sido adotadas ilegalmente. Depois de contar a sua história, uma jovem na Alemanha respondeu.

A jovem alemã disse que a sua mãe, Aza, tinha dado à luz gémeas na Maternidade Kirtskhi em 2002. O hospital disse a Aza que as suas filhas tinham morrido. Com mais dúvidas do que respostas, Amy, Ano e a jovem alemã fizeram testes de DNA: eram mesmo irmãs. As gémeas partiram, assim, rumo à Alemanha, para conhecerem a sua mãe.

Amy e Ano não são caso único: o grupo tem mais de 230 mil membros e chama-se ‘Vedzeb’ (que significa “Estou à procura” em georgiano). O grupo tem inúmeros posts de mães que dizem que o pessoal do hospital lhes disse que os seus bebés tinham morrido, mas que posteriormente descobriram que as mortes não foram registadas.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World