ANTEVISÃO | É dia de Clássico na Taça

antevisão | é dia de clássico na taça

ANTEVISÃO | É dia de Clássico na Taça

Este fim de semana há quartos de final da Taça de Portugal, masculina e feminina, e no que ao masculino diz respeito, o sorteio desta fase da prova ditou uma «final antecipada» entre Sporting e FC Porto, onde um dos rivais e crónico candidato à conquista do troféu ficará já pelo caminho.

Depois de ambas terem ultrapassado os oitavos de final (a 1ª fase onde entram as equipas da Liga Betclic), leões e dragões têm encontro marcado para as 15 horas deste domingo, 14 de janeiro, no Dragão Arena, onde, aconteça o que acontecer, apenas um sairá vencedor e continuará em prova, o que adiciona um sabor especial a mais um Clássico do basquetebol nacional.

Este será o 2º duelo entre estes dois rivais esta época, depois de os leões terem vencido há um mês, por 83-79, para o campeonato, e ambos os conjuntos chegam em bons momentos de forma. De um lado, os dragões estão a apenas um ponto da liderança no campeonato e vêm de uma grande vitória na FIBA Europe Cup, na Alemanha (81-87) – cansaço pode fazer-se sentir. Do outro, o Sporting até vem de uma derrota, também na Europa (93-84), mas tem estado em grande a nível interno, onde apenas somou duas derrotas (ambas no campeonato) e até lidera o campeonato, de forma isolada.

Há semelhanças estilísticas entre estas duas equipas, que gostam de ataques rápidos e têm intervenientes para isso. No FC Porto, Anthony Barber tem estado em grande e é um nome a ter em conta. Do outro lado há um Marcus LoVett Jr., que tem tendência para se afirmar nos grandes momentos. Será que a vantagem casa portista pesa? Desde o regresso leonino à modalidade que tem havido equilíbrio na casa dos dragões, com sete vitórias para os azuis e seis para os verdes.

Charlon Kloof, base do FC Porto, em discurso direto:

Importante triunfo europeu a meio da semana: «Foi uma boa vitória que nos deixou numa posição favorável para seguirmos para a próxima ronda. Foi demonstrativa do caráter do plantel e da equipa técnica.»

Ambição máxima para o clássico: «As nossas expectativas passam sempre por ganhar. É para isso que trabalhamos e é esse o objetivo. O treinador pediu-nos para nos mantermos focados e fiéis ao plano de jogo porque eles são muito caóticos na forma de jogar, mas nós temos de nos manter sólidos para conseguirmos vencer.»

Aspetos a melhorar em relação ao último frente a frente: «Claro. No último jogo, não jogámos bem, apesar de termos lutado. Agora vamos juntar essa resiliência à inteligência e ao plano de jogo, ainda por cima diante dos nossos adeptos, que metem medo aos adversários, algo que adoramos.»

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World