Oficiais acusam chefe da Força Aérea de "banalizar" a vida dos militares e Marcelo de declarações "ofensivas"

A Associação dos Oficias das Forças Armadas diz que a sobrecarga a que os pilotos estão sujeitos está a a pôr vidas em “risco”, num comunicado inusitadamente duro para com o chefe da Força Aérea, mas também para o Comandante Supremo: consideram “inaceitável” que Marcelo tenha dito que quer “prender” os pilotos ao ramo

Oficiais acusam chefe da Força Aérea de “banalizar” a vida dos militares e Marcelo de declarações “ofensivas”

O mal-estar e o descontentamento nas Forças Armadas estão exacerbados, ao ponto de a Associação dos Oficiais das Forças Armadas (AOFA) ter emitido um comunicado, esta sexta-feira, em termos muito duros para o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Cartaxo Alves – que acusam de banalizar as vidas dos militares -, mas também para o Presidente da República. O documento, feito em reação à notícia do Expresso da semana passada, sobre a saída de comandantes de helicópteros de busca e salvamento, responsabiliza o comandante do ramo pelos riscos que os militares estão a correr, e classifica declarações do Comandante Supremo, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre os pilotos quando disse que os queria “prender” ao ramo, como”inaceitáveis” e “ofensivas”.

A tomada de posição da AOFA surge dois dias depois de três ex-chefes militares do Grupo de Reflexão Estratégica Independente (GREI) terem feito uma avaliação muito negativa sobre a insatisfação que grassa nas fileiras, classificando essa situação como “insustentável” numa carta aos responsáveis políticos. No comunicado assinado pelo tenente-coronel António Mota, presidente da AOFA, esta associação sócio-profissional refere que, “além de insustentáveis, as Forças Armadas se tornaram insuportáveis para os seus militares. E sem militares, não se cumprem missões”, numa alusão às saídas precoces.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World