Com construção parada, Angra 3 investe em conservação de equipamentos

Na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, um imenso canteiro de obras se destaca entre o azul do mar e o verde da Mata Atlântica. É a construção da Usina Nuclear Angra 3, parada praticamente desde 2015, que espera o sinal verde para ser retomada.

com construção parada, angra 3 investe em conservação de equipamentos
com construção parada, angra 3 investe em conservação de equipamentos

No entanto, como o projeto de construção do que pode ser a terceira e mais potente usina nuclear do país data da década de 1980, cerca de 80% dos equipamentos da usina já estão comprados e precisam ser submetidos a um rigoroso controle de manutenção, para que o tempo de “hibernação forçada” não os comprometa.

A reportagem da Agência Brasil visitou o canteiro de obras de Angra 3 a convite da Eletronuclear e pôde perceber que, enquanto a construção civil está parada, muita atenção é despejada para os 35 galpões que armazenam maquinário. “Viramos especialistas em preservar equipamentos”, diz o engenheiro Bruno Bertini, responsável pelo Departamento de Montagem.

A frase traz um teor de lamentação pelo fato de a obra não deslanchar, mas também tem um grau de demonstração de orgulho, por conseguir manter conservada por tanto tempo uma grande quantidade de maquinário, alguns itens desde 1984.

Angra dos Reis (RJ), 20/06/2024 –Futuras instalações da Usina de Angra 3, na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Galpões guardam 12 mil volumes de equipamentos, que são inspecionados regularmente - Tomaz Silva/Agência Brasil

Nos galpões, 12 mil volumes de equipamentos – a maioria importada – são cuidadosamente alocados, catalogados e inspecionados regularmente. Alguns ficam envoltos em uma espécie de capa térmica e expostos à sílica – substância que evita a oxidação.

Como Angra 3 é um projeto “gêmeo” de Angra 2, já aconteceu de peças armazenadas serem usadas para substituir alguma que precisou ser trocada na usina vizinha.

Bertini adianta qual será o procedimento a partir do momento em que a construção for reiniciada: “os equipamentos vão passar por inspeção geral, e serão trocados itens suscetíveis a envelhecimento.”

Interrupção em 2015

A interrupção das obras em 2015 foi motivada por questões orçamentárias, ou seja, falta de dinheiro. Um freio que ficou mais pesado ainda por causa de reflexos da Operação Lava Jato nos anos seguintes, que teve como um dos alvos o então presidente da estatal, Othon Luiz Pinheiro da Silva.

Apesar do tempo de obra inativa, o superintendente de construção de Angra 3, Antonio Zaroni, explica que as partes mecânicas da usina nuclear são as mesmas de Angra 2, o que faz com que os equipamentos, como bombas, compressores e geradores não sejam obsoletos. “Os [itens] obsoletos foram substituídos, foram comprados novos, mais atuais. Angra 3 tem uma vantagem enorme porque a parte de mecânica, por exemplo, tanques, trocadores de calor, tubulação, isso não sofre obsolescência.”

Zaroni detalha que alguns equipamentos mecânicos mais modernos podem ter pequenas melhorias, mas isso não representa que os adquiridos estejam obsoletos. Ele acrescenta que equipamentos elétricos foram comprados há menos tempo, inclusive alguns sequer foram entregues ainda. “A parte elétrica, de instrumentação e controle, da sala de controle, retificadores e painéis é toda nova, zerada. A parte elétrica é o que tem de mais moderno atualmente”, afirma.

Essa atualização da parte “inteligente” da usina é a justificativa para o fato de que Angra 3, quando pronta, terá capacidade de geração um pouco maior que a irmã gêmea, Angra 2.

Retomada

A retomada das obras depende de decisão do governo. A Eletronuclear contratou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fazer um estudo sobre a viabilidade técnica, financeira e jurídica da usina. O documento é supervisionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e o estudo será avaliado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que ficarão responsáveis pela definição da outorga (autorização do funcionamento) e aprovação da tarifa de comercialização da energia a ser gerada.

Segundo a Eletronuclear, o estudo do BNDES deve ser divulgado em julho. Procurado pela Agência Brasil, o banco público não se manifestou. Já o ministério informou que “aguarda o relatório sobre o projeto de Angra 3 a tempo da próxima reunião do CNPE, prevista para este segundo semestre”.

Antonio Zaroni diz esperar que a conclusão do governo seja conhecida até setembro deste ano, o que permitiria que a licitação para escolha da empresa que terminará a obra seja feita no primeiro semestre de 2025. Assim, o início das obras se daria em setembro do mesmo ano. O cronograma estimado é de cerca de 60 meses de construção, fazendo com que Angra 3 comece a operar em 2030.

Orçamento

Com o estudo do BNDES em andamento, a Eletronuclear não informa, em valores atuais, o quanto já foi investido em Angra 3. O quantitativo informado pela antiga direção da empresa dava conta de cerca de R$ 7,8 bilhões.

Para a conclusão da usina, são estimados aproximadamente R$ 20 bilhões, que seriam aportados por meio de financiamentos. Esse valor seria para custos de engenharia, material, manutenção e pagamento de empréstimos contraídos anteriormente. Custos, aliás, que não estão zerados. Mesmo com a obra parada, cerca de 250 pessoas trabalham nos canteiros, grande parte terceirizada, em atividades de manutenção e obras acessórias.

A ideia é que a usina “se pague”, ou seja, quando a instalação estiver produzindo e vendendo energia, parte da receita quitaria o financiamento.

O superintendente Zaroni detalha que 67% da obra está pronta, parcela que representa principalmente a construção civil, isto é, a parte de concreto. Em um passeio pelo canteiro cinza, é possível ver vergalhões expostos, que precisam ser revestidos para não sofrerem deterioração.

Dos equipamentos, cerca de 10% estão montados, como alguns transformadores, trocadores de calor e tanques.

Acreditando que o edital de licitação vá a público em fevereiro de 2025, Antonio Zaroni ressalta que a concorrência será internacional e rigorosa. É uma forma de evitar problemas como o do consórcio Ferreira Guedes-Matricial-Adtranz, que ganhou uma concorrência em fevereiro de 2022 para terminar ao menos a construção civil da usina, mas não apresentou qualificação técnica suficiente para executar a intervenção. O contrato foi rescindido em junho de 2024.

"O edital estará com exigências mais altas. Tem que ser empresas que já construíam projetos semelhantes. Estamos mais tranquilos", disse Zaroni.

Quando concluída, Angra 3 será a terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, terá potência de 1.405 megawatts (MW) e poderá gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, o suficiente para atender 4,5 milhões de pessoas. Com a terceira usina em atividade, a energia nuclear representará o equivalente a 60% do consumo do estado do Rio de Janeiro e 3% do Brasil.

Apesar da pequena participação na matriz elétrica brasileira, Zaroni destaca que, além de ser considerada limpa e cercada de procedimentos que garantem a segurança da operação, a energia nuclear tem a vantagem de a geração ser praticamente integral e ininterrupta.

“A geração tem um fator de disponibilidade muito alto, a usina fica o ano inteiro gerando 100% da capacidade, diferentemente de outras fontes, como a hidrelétrica e a solar, que ficam oscilando”, compara Zaroni.

*A reportagem da Agência Brasil viajou ao Complexo Nuclear em Angra dos Reis a convite da Eletronuclear

Radioagência 29/06/2024 11:00

Escoliose: 6 milhões de brasileiros sofrem com desvio na coluna

Rádios 29/06/2024 11:00

Entenda os desafios e conquistas da comunidade LGBTQIA+ na Amazônia

TV Brasil 29/06/2024 02:02

Começa neste sábado a Feira do Livro de São Paulo

OTHER NEWS

41 minutes ago

Pilot abbandona le competizioni per diventare una star dei contenuti digitali

41 minutes ago

Dokumenter avslører at Michael Jackson hadde en gjeld på 500 millioner dollar før han døde

43 minutes ago

Santos x Chapecoense: veja informações e prováveis escalações do jogo pela Série B

49 minutes ago

Sporting: Pontelo e Koindredi ausentes

49 minutes ago

Piloto larga as competições para virar estrela de conteúdo digital

49 minutes ago

«Assistência de Ronaldo? Se ele tivesse rematado, o resultado seria o mesmo»

50 minutes ago

Resumo de ‘Senhora do Mar’: Pedro e Maria reencontram-se no café

50 minutes ago

FC Porto: quem foi o último a chegar ao Olival?

50 minutes ago

Turbulência deixa 30 feridos em voo para o Uruguai; avião pousou em Natal

50 minutes ago

Marc Márquez culpa toque com Bastianini por infração: “Estava controlando pressão”

50 minutes ago

Com 13 anos fez um casaco que não é brincadeira: será o novo prodígio?

50 minutes ago

Ataque Cardíaco: Sinais De Alerta A Serem Observados

50 minutes ago

Rússia assume presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas

50 minutes ago

Vidéo : HIMARS frappe les opérateurs de drones russes “Zala” et “Lancet”

54 minutes ago

Discursos pró-armas dominam debate sobre questão no Congresso Nacional

54 minutes ago

Saiba as origens culturais do Festival de Parintins; campeão sai hoje

54 minutes ago

Fapesp anuncia reajuste de bolsas em até 45%

58 minutes ago

Microsoft quer acabar com a sua conta local no Windows 11

58 minutes ago

Câmbio ‘automático’ em moto: presta ou não?

58 minutes ago

Toyota anuncia nova bateria que deixará carro elétrico 40% mais barato

58 minutes ago

Receita de torta de frango de liquidificador prática e deliciosa

59 minutes ago

Minuto de silêncio no Portugal-Eslovénia em memória de Manuel Fernandes

59 minutes ago

IstoÉ Cultura: Marco Nanini volta aos palcos, 3ª Feira do Livro em SP e o furacão Camila Sosa Villada; veja as dicas da semana

59 minutes ago

Dokumentit paljastavat, että Michael Jacksonilla oli 500 miljoonan dollarin velka ennen kuolemaansa

60 minutes ago

Novo goleador: Flamengo decide assinar com atacante de Copa do Mundo

60 minutes ago

‘Teremos uma forma de trabalhar diferente com a Pramac do que com a nossa anterior satélite’ – Massimo Meregalli

60 minutes ago

Mulher obesa fica presa em catraca de ônibus por mais de duas horas

60 minutes ago

Nasa afirma que astronautas não estão 'presos' na cápsula Starliner

60 minutes ago

Jurásek emprestado pelo Benfica ao Hoffenheim, que fica com opção de compra

60 minutes ago

Tiago Rocha vai defender a baliza do Póvoa AC

60 minutes ago

Félix da Costa fez o impensável e agora sente o sabor da injustiça

1 hour ago

Mau tempo causa ressaca e muda paisagem do Rio de Janeiro

1 hour ago

'Casamento às Cegas Brasil': após ser abandonada noiva, foto de Ariela aos beijos com ex-participante tóxico vaza e gera polêmica

1 hour ago

Nos Cinemas: 10 melhores filmes que estreiam em julho de 2024

1 hour ago

Dólar dispara, mas economistas desaconselham intervenção do BC

1 hour ago

Túmulo de navio viking pode estar escondido debaixo de fazenda norueguesa

1 hour ago

V. Guimarães despede-se de André

1 hour ago

‘Magia’ é fé? Poatan rebate Prochazka e manda mensagem após nocaute no UFC 303

1 hour ago

Do artesanato à música: Festival de Parintins aquece produção cultural

1 hour ago

Gabigol não irá voltar ao Santos para Série B e comunica decisão a Marcelo Teixeira