Conflito com Filipinas acirra temores no Mar do Sul da China

conflito com filipinas acirra temores no mar do sul da china

Vídeo comprova ação violenta da Guarda Costeira Chinesa contra embarcação filipina

Via marítima no Pacífico Oeste é objeto de disputa há anos. Manila tem Tratado de Defesa Mútua com EUA desde 1951, e poderá acioná-lo contra Pequim, caso os incidentes violentos na zona estratégica sigam escalando.As tensões entre a China e as Filipinas escalaram rapidamente em seguida a um choque entre seus soldados em 17 de junho, no Mar do Sul da China. Vídeos divulgados pelas Forças Armadas das Filipinas mostram agentes da Guarda Costeira Chinesa abalroando barcos navais e confiscando as armas da tripulação.

As autoridades afirmam que os invasores chineses se comportaram como "piratas", armados de espadas, lanças e facas, e que diversos filipinos ficaram feridos, um teria até perdido o polegar.

Na versão de Pequim, a intercepção e abordagem para inspeção foram apenas "medidas necessárias" visando salvaguardar a soberania do país, de maneira "profissional e moderada".

O incidente se alinha com uma série de confrontações crescentes entre embarcações de ambos os países nos últimos meses, ao largo do atol Ayungin. Lá, uma pequena guarnição filipina está estacionada, no velho navio de guerra BRP Sierra Madre, intencionalmente encalhado. Ao serem atacados pela Guarda Costeira da China, os barcos filipinos realizavam uma missão de reabastecimento.

Analistas consideram essa escaramuça mais recente especialmente preocupante, pois todo incidente envolvendo ferimentos graves tem potencial maior de escalar a uma situação em que, para ambos os lados, fique difícil recuar.

Para Bonnie Glaser, diretora-gerente do Programa Indo-Pacífico do Fundo Marshall Alemão dos Estados Unidos (GMF), "não é difícil visualizar um cenário em que alguém é acidentalmente morto", em meio às tensões atuais na região: "O risco de um acidente que escale em conflito é alto."

Manila se aproxima mais dos EUA

A disputa entre Pequim e Manila sobre o mar quase fechado no oeste do Oceano Pacífico já se arrasta há anos. Com sua "linha das nove raias", os chineses reivindicam praticamente toda essa via marítima, que coincide com as zonas econômicas exclusivas dos pretendentes rivais Brunei, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã.

Em 2016, um tribunal internacional de Haia decidiu o caso a favor das Filipinas, invalidando as pretensões chinesas à zona marítima estratégica. Manila denomina a porção que reivindica "Mar do Oeste das Filipinas". Pequim também se tornou mais agressivo em suas exigências territoriais, resultando, em 2023, em danos a embarcações e marinheiros filipinos feridos por disparos de canhões d'água.

Em reação, o presidente Ferdinand Marcos Jr. procurou estreitar laços com os EUA. Ambos os Estados firmaram em 1951 o Tratado de Defesa Mútua (MDT), em que cada um se compromete a intervir, caso o outro seja atacado por terceiros. Agora "a China está cada vez mais interessada em pressionar a aliança Filipinas-EUA até os limites", confirma o analista e docente de geopolítica Don McLain Gill, da Universidade De La Salle.

Em seguida à confrontação mais recente, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, conversou com seu homólogo filipino, Enrique A. Manalo, ratificando os "comprometimentos férreos" para com o país aliado definidos no Tratado.

Segundo Gill, porém, é preciso mais ação dos EUA na região: "Sem um freio, é provável que Pequim vá provocar as Filipinas ainda mais", com a finalidade de provar que a aliança Manila-Washington é "incapaz de agir", apesar de suas declarações políticas, avalia o analista.

Desescalada à vista?

Para Glaser, do GMF, Pequim está explicitamente tentando coagir Manila e "obrigá-la a retomar as negociações com a China". Essa estratégia, no entanto, é "arriscada", desde que Marcos baixou o limiar para acionar o MDT.

Numa cúpula de defesa no começo de junho, em Singapura, perguntou-se ao presidente filipino se uma situação hipotética, em que ações chinesas resultassem na morte de um soldado seu, seriam motivo para seu país invocar o tratado com os EUA.

Marcos respondeu que a morte intencional de um cidadão filipino – não apenas militares – estaria "muito próxima de um ato de guerra", e que "as Filipinas vão reagir condizentemente". Em relação ao último choque, porém, apesar de um marinheiro ter tido o dedo amputado, as autoridades filipinas descartaram invocar o MDT.

Dois dias antes do choque mais recente no Mar do Sul da China, Manila havia apresentado um requerimento à Organização das Nações Unidas pelo reconhecimento dos limites externos de seu fundo do mar continental em partes da via marítima sob disputa. Pequim denunciou o pedido como uma infração séria de sua soberania, instando formalmente a ONU a não considerá-lo.

Na opinião de Chong Ja Ian, professor de Ciências Políticas da Universidade Nacional de Singapura, esse recurso das Filipinas à ONU é parte do motivo por que a China crê que precisa agir "de forma mais enérgica". Neste estágio, qualquer possibilidade de desescalada estaria "nas mãos de Pequim", que é a parte mais capacitada e mais disposta a empregar força.

Apesar das ações agressivas, os chineses não afundaram as embarcações filipinas nem detiveram sua tripulação, ressalta Chong. Isso provaria que seu pessoal ainda está ciente da necessidade de "evitar que a escalada saia do controle".

Do ponto de vista oposto, Don McLain Gil crê que as Filipinas precisam "aprender" com o incidente e adotar "uma estratégia de dissuasão física mais eficaz", como prover armas não letais e treinamento a suas tripulações. "É um dos modos para aumentar o custo [de uma agressão] para Pequim": assim o pessoal marítimo chinês talvez desista de certas ações, ao perceber que não há muito a lucrar com elas.

OTHER NEWS

2 hrs ago

As intermitências de um candidato chamado Portugal

2 hrs ago

Estes grandes filmes de Christopher Nolan deixam o Streaming já amanhã

2 hrs ago

António Saraiva, presidente da Cruz Vermelha: "Portugal sem imigração fecha"

2 hrs ago

Risco de atrasos na dívida de Moçambique é elevado até projetos do gás começarem - S&P

2 hrs ago

Pérez culpa Ocon por seu desempenho na classificação para o sprint: "Não sei o que ele está fazendo

2 hrs ago

“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” terá sessões no cinema neste sábado (29)

2 hrs ago

Dudu, ídolo do Palmeiras e tio de Dorival Júnior, morre aos 84 anos

2 hrs ago

Fernando Mendes devastado com morte: "Ainda agora partiste e já tenho saudades tuas"

2 hrs ago

Titular do Santos, João Paulo revela detalhes da lesão no tendão: "estou motivado"

2 hrs ago

Seleção Brasileira convoca Fred, ex-Desimpedidos, para trabalho com jogadores

2 hrs ago

“Expedição alucinante”: brasileiros irão cruzar a temida Passagem do Noroeste

2 hrs ago

Fórmula 1: Verstappen faz a «pole» para a corrida sprint na Áustria

2 hrs ago

Lula intervém e pede que vice-governador de MG seja respeitado, em meio a vaias

2 hrs ago

Patrícia Mamona anuncia novidade: "Com um aperto no coração"

2 hrs ago

Video: Kleptomane Aper Terroriserer Region i Sørvest-Kina

2 hrs ago

Angola, de Pedro Gonçalves, empata diante da Namíbia

2 hrs ago

“Em Espanha, os comentadores chamavam-me Beckenbauer. Não era algo que eu quisesse. Ele é uma lenda do futebol, eu sou um simples jogador”

2 hrs ago

Dorival não contém o choro ao falar sobre morte de Dudu: “Segundo pai para mim”

2 hrs ago

Rebeldes Houthi do Iémen atacam mais navios no Mar Vermelho e no Mediterrâneo

2 hrs ago

Rowland fica doente e perde etapa de Portland da Fórmula E. Collet assume vaga

2 hrs ago

A história do capacete mais famoso do mundo, de Ayrton Senna

2 hrs ago

Het ontwerp van Lara Croft veroorzaakt controverse na opname in “Dead By Daylight”

2 hrs ago

Sushizero. No novo restaurante de sushi de Torres Novas podem comer tudo o que quiserem por menos de 15€

2 hrs ago

Valuations elevados podem provocar corrida para realizar lucro, afirma economista

2 hrs ago

Forças israelenses avançam mais profundamente no sul e no norte de Gaza

2 hrs ago

Jornalista apoio apresentador acusado de assédio na Globo

2 hrs ago

Biden pode ser substituído como candidato democrata nas eleições dos EUA?

2 hrs ago

Debate instável de Biden faz aliados estrangeiros se prepararem para retorno de Trump

2 hrs ago

Tidligere stjerne innen vokseninnhold tatoverer en intim del av kroppen og sjokkerer følgerne

2 hrs ago

Rebecca destaca beleza e realidade das mulheres na favela: 'Cantar funk é falar sobre mulheres, somos plurais, inteligentes e sensuais'

3 hrs ago

McDonald’s chegou finalmente a Mirandela!

3 hrs ago

Bares de vinho em São Paulo: os lugares perfeitos para apreciar a bebida

3 hrs ago

Reformista Masoud Pezeshkian lidera presidenciais no Irão

3 hrs ago

Donna del Texas dice di essere stata espulsa da un volo della United Airlines dopo aver sbagliato il genere di una assistente di volo

3 hrs ago

Projeto que multa quem doar marmita é suspenso por vereador em SP após críticas: ‘Valor foi um erro’

3 hrs ago

Veja como é o blindado comprado pelo Exército brasileiro que está retido na Alemanha

3 hrs ago

“Extremamente poderoso”: Como pilotos enxergam novo carro da Fórmula E após 1º teste

3 hrs ago

SP substitui primeira via do RG pela nova carteira de identidade a partir de segunda (1ª)

3 hrs ago

Video: Echtgenoot Betrapt op Vreemdgaan tijdens een Vlucht van United Airlines

3 hrs ago

Benfica próximo de garantir central de 16 anos