«Chorei quando a Geórgia garantiu o apuramento para o Euro 2024»

«chorei quando a geórgia garantiu o apuramento para o euro 2024»

«Chorei quando a Geórgia garantiu o apuramento para o Euro 2024»

Já apurado, Portugal vai encerrar a fase de grupos do Euro frente à Geórgia, seleção estreante em fases finais. País independente desde 1991, a seleção georgiana alcançou um feito histórico em março ao derrotar a Grécia e qualificar-se pela primeira vez para a fase final de um Campeonato da Europa.

«Foi um jogo histórico. A Geórgia é um país de futebol, todos adoram a futebol. Desde pequeno que tinha esperança que chegássemos a uma grande competição, mas só conseguimos este ano. Chorei quando assegurámos a qualificação. O país saiu todo à rua, foi uma festa enorme durante dois dias», recorda Giorgi Makaridze, guarda-redes que está há sete anos em Portugal, ao Maisfutebol.

Se o guarda-redes seguiu a qualificação do seu país à distância, Pedro Monteiro estava em Kutaisi, cidade que fica a três horas da capital Tbilisi. «Foi uma enorme festa, o povo georgiano ficou muito feliz. Nos dias anteriores ao playoff, só se falava do jogo. Como estamos numa cidade pequena, muitos dos meus colegas no Torpedo foram para a capital celebrar», relata o central de 30 anos.

Alcançada a primeira presença em Europeus, esta seleção georgiana subiu ao patamar da imortalidade. Mas será esta a melhor geração de sempre dos «Cruzadores»? O guardião, que na temporada que findou representou o Covilhã, defende que não.

«Nos anos 90 até meados de 2000, tivemos uma geração muito forte. Mas nesse período a Geórgia teve muitos problemas enquanto país e faltou sempre organização. No entanto, a melhor geração da Geórgia é dessa altura, tínhamos jogadores que jogam num nível alto como o Shota Arveladze, o Kaladze, o Kobiashvili, entre outros. Porém, agora temos um jogador que nunca tivemos antes: Kvaratskhelia», argumenta.

Herói na sua pátria, o talentoso extremo do Nápoles é a figura maior da Geórgia. Khvicha carrega o peso de uma nação, mas Makaridze alerta que há outros jogadores que Portugal deve ter em conta.

«A Geórgia é uma equipa muito unida e forte defensivamente. Individualmente temos jogadores muito fortes como o Mikautadze e o Chakvetadze, além do Kvaratskhelia. Estes jogadores fazem a diferença na frente. O Mikautadze transferiu-se para o Ajax na última época e acabou por seguir para o Metz em dezembro. Marcou muitos golos em França», avisa o guardião acerca do avançado que já leva dois golos na competição que decorre na Alemanha.

Makardize considera que a seleção portuguesa «tem os melhores jogadores e a melhor equipa de todas» embora acalente esperanças de que esta «facilite um bocado» frente à Geórgia. «Portugal está apurado, espero que facilite um bocado (risos). Sempre achei que a Geórgia tinha hipóteses de passar o grupo porque a Turquia e a Chéquia não são muito diferentes da Grécia», refere.

O crescimento da seleção da Geórgia não tem correlação com o campeonato do país, nota Pedro Monteiro.

«Há apenas dois jogadores entre os convocados que jogam na Liga da Geórgia, sendo que um deles é guarda-redes. Não há qualquer correlação. Ainda assim, desde que cheguei, há três anos, o futebol local tem evoluído sobretudo ao nível de infraestruturas. O futebol georgiano ainda tem uma intensidade baixa comparado com o português e os jogadores não têm o mesmo rigor tático. A exigência é diferente também, mas há qualidade, há atletas tecnicamente evoluídos. Nota-se que não chegam tão bem preparados ao patamar profissional. A chegada de estrangeiros, com mentalidades diferentes, acaba por elevar um pouco o nível», disse.

«Estou triste, podia perfeitamente estar na Alemanha»

Internacional pela Geórgia em 17 ocasiões, Giorgi Makaridze não esconde a mágoa por ter ficado de fora da lista final do selecionador Willy Sagnol.

«Tinha esperança de estar no Euro. Certamente voltarei à seleção porque tenho capacidade para tal. Estou triste, podia perfeitamente estar na Alemanha. O problema é que fui para o Almería e na II Liga espanhola o campeonato não é interrompido para os jogos da seleção. Desde aí nunca mais fui convocado», lamenta, adiantando que vai seguir o encontro frente a Portugal a partir de casa.

A Geórgia chega, de resto, ao Campeonato da Europa quase dois meses após uma onda de protestos contra a «lei russa» que afasta o país do caminho da União Europeia. Pedro Monteiro explica como viveu esse período em Kutaisi.

«Os protestos foram pacíficos em Kutaisi. Cerca de 50 pessoas juntaram-se no centro e exibiram bandeiras da Geórgia e da União Europeu. Em Tbilisi foi diferente, houve confrontos entre a polícia e os manifestantes», relata.

«Os georgianos têm uma mentalidade um pouco fechada. Ainda há vestígios da influência soviética e a guerra com a Rússia está muito presente. Por vezes não são muito simpáticos para com os estrangeiros, sobretudo em Kutaisi, uma cidade antiga com uma população envelhecida. Visitar o centro da cidade é como recuar 50 anos», acrescenta.

Por seu turno, Makaridze sublinha que «futebol e política não se misturam». «O futebol e a política não se misturam. Não faz sentido. Também tivemos uma guerra com a Rússia e quando as duas seleções se defrontavam… não era por isso que a seleção ia jogar melhor ou pior», frisa, garantindo que o Europeu é «vivido como uma festa» na terra Natal.

Será que os georgianos vão outra vez festejar madrugada dentro?

OTHER NEWS

2 hrs ago

Angola, de Pedro Gonçalves, empata diante da Namíbia

2 hrs ago

“Em Espanha, os comentadores chamavam-me Beckenbauer. Não era algo que eu quisesse. Ele é uma lenda do futebol, eu sou um simples jogador”

2 hrs ago

Dorival não contém o choro ao falar sobre morte de Dudu: “Segundo pai para mim”

2 hrs ago

Rebeldes Houthi do Iémen atacam mais navios no Mar Vermelho e no Mediterrâneo

2 hrs ago

Rowland fica doente e perde etapa de Portland da Fórmula E. Collet assume vaga

2 hrs ago

A história do capacete mais famoso do mundo, de Ayrton Senna

2 hrs ago

Het ontwerp van Lara Croft veroorzaakt controverse na opname in “Dead By Daylight”

2 hrs ago

Sushizero. No novo restaurante de sushi de Torres Novas podem comer tudo o que quiserem por menos de 15€

2 hrs ago

Valuations elevados podem provocar corrida para realizar lucro, afirma economista

2 hrs ago

Forças israelenses avançam mais profundamente no sul e no norte de Gaza

2 hrs ago

Jornalista apoio apresentador acusado de assédio na Globo

2 hrs ago

Biden pode ser substituído como candidato democrata nas eleições dos EUA?

2 hrs ago

Debate instável de Biden faz aliados estrangeiros se prepararem para retorno de Trump

2 hrs ago

Tidligere stjerne innen vokseninnhold tatoverer en intim del av kroppen og sjokkerer følgerne

2 hrs ago

Rebecca destaca beleza e realidade das mulheres na favela: 'Cantar funk é falar sobre mulheres, somos plurais, inteligentes e sensuais'

2 hrs ago

McDonald’s chegou finalmente a Mirandela!

2 hrs ago

Bares de vinho em São Paulo: os lugares perfeitos para apreciar a bebida

2 hrs ago

Reformista Masoud Pezeshkian lidera presidenciais no Irão

2 hrs ago

Donna del Texas dice di essere stata espulsa da un volo della United Airlines dopo aver sbagliato il genere di una assistente di volo

2 hrs ago

Projeto que multa quem doar marmita é suspenso por vereador em SP após críticas: ‘Valor foi um erro’

2 hrs ago

Veja como é o blindado comprado pelo Exército brasileiro que está retido na Alemanha

2 hrs ago

“Extremamente poderoso”: Como pilotos enxergam novo carro da Fórmula E após 1º teste

2 hrs ago

SP substitui primeira via do RG pela nova carteira de identidade a partir de segunda (1ª)

2 hrs ago

Video: Echtgenoot Betrapt op Vreemdgaan tijdens een Vlucht van United Airlines

3 hrs ago

Benfica próximo de garantir central de 16 anos

3 hrs ago

???? Esta tartaruga de couro bate um recorde impressionante de profundidade

3 hrs ago

Possíveis saídas de Augusto Melo e António Oliveira do Corinthians causam tensão nos bastidores

3 hrs ago

O que é ‘peeling’ e como ele funciona

3 hrs ago

“Tem a moral de um gato de rua” e “converteu-se aos palestinianos”: um debate que também foi uma troca de insultos entre Biden e Trump

3 hrs ago

Fórmula 1 vai passar na TV hoje? Onde assistir à corrida sprint do GP da Áustria

3 hrs ago

O que vestir nos próximos festivais? Fomos aos saldos por ti

3 hrs ago

IONIQ 6: conduzimos o automóvel da Hyundai que é uma mistura entre limusina e coupé desportivo

3 hrs ago

Anúncio de Eliana na Globo vira piada, e web faz trend

3 hrs ago

Casa Pia: Dordretch anuncia acordo para a cedência do filho de Kluivert

3 hrs ago

Lula diz que não fará ajuste fiscal em cima dos mais pobres

3 hrs ago

Fortress Challenge - Fort Boyard: o jogo de aventura voltou!

3 hrs ago

Amsterdã: aplicativo é aliado para planejar visita ao Rijksmuseum

3 hrs ago

Costa compreende voto contra de Itália e “cita” Soares: quer ser “o presidente de todos aqueles que se sentam no Conselho Europeu”

3 hrs ago

«Ducati vai levar o Ronaldo do MotoGP, mas isso traz consequências»

4 hrs ago

Abel Ferreira é o principal motivo para Gabigol buscar acerto com o Palmeiras; Entenda