'Passa um filme de terror na cabeça', diz morador de São Sebastião após ouvir sirene

SÃO SEBASTIÃO, SP (FOLHAPRESS) – A tragédia de 19 de fevereiro de 2023 que deixou 64 mortos ainda não saiu da cabeça dos moradores de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Na noite de quarta (24), um temporal atingiu a cidade com acumulados de mais de 150 mm de chuva e a sirene de alerta para evacuação dos moradores instalada após os desastres foi acionada.

Foi o suficiente para trazer lembranças ruins para morador do bairro Vila Sahy (o mais atingido na tragédia do ano passado) Edivaldo da Silva Santos. “Passa um filme de terror na cabeça. Quando eu ouvi o barulho da sirene, pensei que poderia ocorrer tudo de novo. Mas graças a Deus nada aconteceu. Eu perdi muitos amigos na tragédia, foi um momento difícil. Aqui no nosso grupo de moradores, alguns postaram que o morro tinha caído novamente. Houve um certo desespero”, disse.

Santos, que mora na Vila Sahy há sete anos, teve de ser transferido para outra residência após a tragédia. Sua casa apresentava riscos de desmoronamento. “Agora eu moro em um outro local, mas ainda perto das áreas de morro que desabaram. Estou conversando com você, mas preocupado com a chuva. Vou buscar meu filho e procurar um lugar mais seguro”, afirmou.

A chuva não deu trégua na tarde desta quinta-feira (25). No fim da tarde, o temporal que começou às 12h continuava com forte intensidade.

Essa foi a primeira vez que a sirene de evacuação é acionada após a instalação na Vila Sahy, na primeira quinzena de dezembro. Após o aviso, moradores devem deixar suas casas e irem a locais seguros por risco de deslizamentos.

“A Defesa Civil informa: há risco de deslizamentos nessa área. Atenção moradores: dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro”, dizia o comunicado.

Anteriormente, o equipamento já havia tocado, mas alertando sobre chuvas no bairro. Dessa vez, a orientação foi para a evacuação em massa dos moradores.

“Antes da sirene, a gente não sabia qual era a gravidade do volume de chuva. Agora, podemos nos deslocar para um local seguro e nos proteger”, afirma a moradora Maria Eliana Santos Araújo, que vive na Vila Sahy há 17 anos. Ela está em uma área de risco e após a sirene ser acionada teve que se deslocar para um local seguro. Ficou na casa de uma irmã e voltou para o Sahy no período da manhã.

“Claro que o barulho da sirene causa um sentimento diferente, mas eu não fiquei assustada. Acho que pode ser uma iniciativa que vai trazer mais segurança para nós”, concluiu.

A Prefeitura de São Sebastião informou que a Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus foi aberta como ponto de abrigo para a comunidade do Sahy. O acionamento da sirene foi determinado de forma preventiva pela prefeitura.

Em nota, a Defesa Civil do Estado declarou que o acionamento foi feito pela Defesa Civil Municipal devido ao “risco geológico ocasionado pelos acumulados de chuva na região”.

Famílias desabrigadas

De acordo com a prefeitura, chegou a 13 o número de famílias, com 42 pessoas, abrigadas nas Escolas Municipais Professor João Gabriel de Santana, em Toque-Toque Pequeno, e Henrique Tavares de Jesus, na Barra do Sahy, em função das fortes chuvas que atingem São Sebastião nos últimos dias e se agravaram na noite de quarta-feira e na tarde desta quinta

Segundo a equipe do Fundo Social, 32 dormitórios foram montados na escola Henrique Tavares de Jesus, com colchões, lençóis, mantas, travesseiros e kits de higiene pessoal. O ponto de abrigo está localizado na avenida Adelino Tavares, 301, no bairro Barra do Sahy.

Já na Professor João Gabriel de Santana são 14 dormitórios com os mesmos itens. A unidade escolar fica na rua Dr. Yojiro Takaoka, n° 428, bairro Toque-Toque Pequeno.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World