Por que Oriente Médio ouve 'suspiros de alívio' em tensão Israel-Irã

por que oriente médio ouve 'suspiros de alívio' em tensão israel-irã

Uma mulher iraniana passa por uma faixa anti-Israel com fotos de mísseis em Teerã na sexta-feira

A mais recente rodada da rivalidade mais perigosa da região parece ter terminado. Pelo menos por enquanto.

Israel ainda não reconheceu oficialmente que o ataque ao Irã nas primeiras horas da manhã de sexta-feira foi obra sua.

Entretanto, os líderes militares e políticos do Irã minimizaram, rejeitaram e até mesmo zombaram de que algo importante tenha acontecido.

Os relatos sobre que tipo de armamento foi utilizado na sexta-feira e os danos causados ainda são conflitantes e incompletos.

As autoridades americanas falam de um ataque com mísseis, mas as autoridades iranianas dizem que os ataques na província central de Isfahan e no noroeste de Tabriz foram causados pela explosão de pequenos drones.

“Os microveículos aéreos abatidos não causaram danos nem vítimas”, insistiu o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, à agência de notícias Tasnim, ligada ao governo.

Mas estes simples quadricópteros são o cartão de visita de Israel – o país utilizou-os repetidas vezes nos seus anos de operações secretas dentro do Irã.

Desta vez, o seu principal alvo foi a célebre província central de Isfahan, famosa pela sua impressionante herança islâmica.

Ultimamente, porém, a província é mais famosa pela instalação nuclear de Natanz, pelo Centro de Tecnologia Nuclear de Isfahan e por uma importante base aérea, que foi utilizada durante o ataque do Irã a Israel em 14 de abril.

É também um centro industrial que abriga fábricas que produzem os drones e mísseis balísticos que foram disparados na direção de Israel no último domingo.

Assim, uma operação limitada parece ter trazido um aviso poderoso – que Israel tem a inteligência e os meios para atacar à vontade o coração do Irã.

É uma mensagem tão urgente que Israel garantiu que fosse enviada antes, e não depois, do início da Páscoa judaica, como foi amplamente previsto pelos analistas.

Autoridades dos EUA também indicaram que Israel teve como alvo locais como o sistema de radar de defesa aérea do Irã, que protege Natanz. Ainda não há relato confirmado de seu sucesso.

Este ataque também pode ser apenas um aviso inicial. Mas foi, por ora, um presente de aniversário não intencional de 85 anos para o Líder Supremo do Irão, o aiatolá Ali Khamenei.

O silêncio oficial de Israel deu ao aiatolá um espaço político vital. Teerã não precisou usar a sua nova lei segundo a qual sempre que o seu arquiinimigo atacar, o Irã reagirá duramente, mesmo com o risco de desencadear uma perigosa escalada de violência.

O Irã também está aproveitando o que considera ser a sua nova projeção de poder.

O presidente linha-dura, Ebrahim Raisi, nem sequer mencionou estes acontecimentos mais recentes nos seus discursos de sexta-feira.

Para a República Islâmica, tudo se resume ao que apelida de Operação Verdadeira Promessa – o seu ataque sem precedentes contra Israel na calada da noite do domingo passado. Ele saudou o que chamou de “vontade de aço” de seu país.

O Irã orgulhou-se durante anos da sua “paciência estratégica” — a política de jogar de olho no longo prazo, em vez de retaliar imediata e diretamente quaisquer provocações.

Agora, o Irã invoca a “dissuasão estratégica”. Essa nova doutrina foi desencadeada pelo ataque de 1º de abril ao seu complexo diplomático em Damasco, que destruiu o seu anexo consular e matou sete Guardas Revolucionários, incluindo o seu comandante mais graduado na região.

O líder supremo do Irã estava sob crescente pressão para estabelecer um limite, à medida que Israel aumentava os seus objetivos durante os últimos seis meses da guerra em Gaza.

Já não atacando apenas os ativos de Teerã — incluindo esconderijos de armas, edifícios, bases e rotas de abastecimento em campos de batalha como a Síria e o Líbano — Israel também assassinou altos funcionários.

Uma hostilidade de décadas — que anteriormente se desenrolara em guerras ocultas e operações secretas —irrompeu num confronto aberto.

Quaisquer que sejam as especificidades deste último “olho por olho”, existe uma prioridade mais fundamental para ambos os lados: a dissuasão – uma certeza mais sólida de que ataques no seu próprio território não voltarão a acontecer. Se o fizerem, há um custo a se pagar que pode doer.

De momento, ouve-se um suspiro de alívio na região e em capitais de todo o mundo.

A última medida de Israel, sob o apelo ansioso dos seus aliados para limitar a sua retaliação, aliviou esta tensão, pelo menos por enquanto. Todos querem impedir uma guerra catastrófica e total. Mas ninguém terá dúvidas de que qualquer momento de calma pode não ser duradouro.

A região ainda está em chamas.

A guerra em Gaza prossegue, causando um número impressionante de vítimas palestinas.

Sob pressão dos seus aliados mais leais, Israel facilitou a entrega de maiores quantidades de ajuda necessária, mas o território devastado ainda está à beira da fome.

Os reféns israelenses ainda não foram soltos e as negociações de cessar-fogo estão paralisadas. Israel ainda alerta para as batalhas que se avizinham no último reduto do Hamas, em Rafah – o que os chefes da ajuda humanitária e os líderes mundiais dizem que seria mais um desastre humanitário incalculável.

A rede de representantes do Irã em toda a região — o chamado “Eixo de Resistência”, que se estende desde os redutos do Hezbollah no Líbano, passando pelas milícias alinhadas com o Irã no Iraque e na Síria, até aos Houthis do Iêmen — está pronta, atacando diariamente.

Nas últimas semanas, simultaneamente tudo e nada mudou nos dias mais sombrios e perigosos da região.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World