Vídeo de funcionários em passagem inundada foi filmado na África do Sul, não após chuvas na Bahia

Uma gravação que mostra trabalhadores usando um balde para tentar esvaziar uma passagem alagada circula desde novembro de 2023 e foi gravada na cidade sul-africana de Durban. A sequência, porém, foi compartilhada em redes sociais mais de 700 vezes desde 25 de março de 2024 como se mostrasse o trabalho de uma prefeitura na Bahia, em publicações que criticam o serviço público no estado. Mas as imagens circularam primeiro em uma versão com áudio, em que se ouve um narrador citando que a cena foi gravada na África do Sul. Um portal sediado no país também noticiou o ocorrido.

“Chuvas fortes na Bahia e prefeitura agindo rápido para desobstruir as vias públicas”, diz uma das mensagens compartilhadas no X.

O conteúdo também circula no Facebook, no YouTube, no Kwai e no TikTok.

vídeo de funcionários em passagem inundada foi filmado na áfrica do sul, não após chuvas na bahia

Captura de tela realizada em 26 de março de 2024 de uma publicação no X

A sequência, sem som, mostra pessoas uniformizadas segurando pás e um balde em frente a uma rua alagada, aparentemente tentando desobstruí-la. Duas pessoas enchem as pás com água e a colocam no balde, e, quando o recipiente fica cheio, uma terceira leva-o ao que parece ser um canal e despeja a água. Em seguida, o processo recomeça.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google, usando a ferramenta InVid-WeVerify*, levou ao mesmo vídeo publicado no X em 11 de novembro de 2023. “Criação de empregos na África do Sul”, diz uma parte da legenda, em tradução livre do inglês.

Diferentemente dos conteúdos que circulam em português, a versão do vídeo compartilhada em novembro de 2023 possui uma narração. Uma voz, que aparenta ser da pessoa gravando as imagens, diz, também em inglês: “Com certeza, isso só poderia acontecer na África. Mais especificamente, na África do Sul”.

Essa versão também apresenta imagens em melhor qualidade, o que permitiu identificar as palavras “Universal Cargo” em um dos caminhões que aparecem no vídeo.

Uma busca no Google por “Universal cargo caminhões”, em inglês, trouxe como resultado a página no Facebook da empresa sul-africana Universal Cargo and Container Carriers. Os caminhões da empresa são os mesmos vistos no vídeo:

vídeo de funcionários em passagem inundada foi filmado na áfrica do sul, não após chuvas na bahia

Comparação feita em 26 de março de 2024 entre o vídeo viral (E) e uma foto da empresa Universal Cargo and Container Carriers no Facebook

Uma nova pesquisa no Google usando os termos, em inglês, “vídeo trabalhadores balde África do Sul”, trouxe como resultado uma notícia publicada em 13 de novembro de 2023 pelo portal Independent Online, ou IOL, sediado na África do Sul, com a mesma imagem dos trabalhadores da gravação viral.

O texto afirma que a cena ocorreu em um terminal de carga no Porto de Durban. Segundo a matéria, a Autoridade Portuária da África do Sul (Transnet) respondeu ao conteúdo viral afirmando que entrou em contato com a empresa privada que administra o terminal em questão, e esta reconheceu o incidente.

Ainda segundo o texto, a autoridade portuária teria condenado o método usado e recomendado técnicas mais eficientes, como bombeamento de água.

O AFP Checamos tentou contato com a Transnet, mas não obteve retorno até a publicação desta verificação.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.

Referências

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World