Rio de Janeiro tem registrado mais dias com chuva forte? Por que isso acontece?

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

A frequência de chuvas intensas na cidade do Rio de Janeiro, como as que deixou 12 mortos na capital e na Baixada Fluminense, tem aumentado nos últimos anos, aponta levantamento feito pelo Sistema Alerta Rio, órgão de previsão meteorológica do Centro de Operações Rio (COR), da prefeitura.

Cientistas afirma que a eventos climáticos extremos serão cada vez mais recorrentes diante do avanço rápido do aquecimento global. O ano passado e 2024 ainda são particularmente mais propensos a terem desastres naturais por causa da influência do El Niño, que está associado à ocorrência de ondas de calor, ciclones extratropicais e tempestades.

De acordo com o estudo do órgão carioca, desde 1997 foram 175 dias com registro de chuva muito forte entre dezembro a abril, época mais chuvosa na região. Destes, 101 são a partir do ano 2010, o que representa uma média de 7 dias de chuva forte por ano nos últimos 13 anos, ante 5 dias de chuva forte por ano, em média, nos 13 anos anteriores.

rio de janeiro tem registrado mais dias com chuva forte? por que isso acontece?

Carros foram complemtante levados pela água durante a tempestade que aconteceu neste domingo, 14, no Rio de Janeiro. Foto: Bruno Kaiuca/SFP

O Sistema de Alertas d Rio entende como chuva forte aquelas que têm volume acima de 50,1 milímetros no período de uma hora, capazes de provocar alagamentos e tragédias.

Ainda conforme o levantamento, entre 1997 e 2009, apenas o ano de 1998 contou com mais de dez dias com registro de chuva muito forte (13 dias). Já no período entre 2010 e 2023, cinco anos ultrapassaram este valor.

“Estudos climáticos de grandes centros mundiais de meteorologia já comprovam o aumento da frequência de eventos climáticos extremos em diversas regiões do mundo”, segundo disse a meteorologista do Alerta Rio, Juliana Hermsdorff, em publicação da prefeitura no ano passado.

Os dados deste verão ainda não foram fechados pelo levantamento, mas o verão 2022/2023 atingiu o 4º maior acumulado da série histórica para o mês de fevereiro, com 222,4 mm de chuva.

Em 3º lugar no ranking, está o verão de 1997/1998, com 226,1 mm. Na 2ª posição, aparece o verão 2018/2019, com 272,5 mm. No topo da lista, está o verão 2019/2020, com 319,8 mm.

A prefeitura tem afirmado que aprimorou seus protocolos de resposta às tempestades, com acionamento de sirenes de Defesa Civil, deslocamento de equipes, entre outras medidas.

“Sabemos que com este ano que a gente está passando, com esta nova realidade, com o El Niño. Infelizmente este é o nosso novo normal. E por isso, o Estado e as cidades têm de ser cada dia mais resilientes”, disse nesta segunda-feira, 15, o governador Cláudio Castro (PL), que antecipou a volta das férias nos Estados Unidos após ser alvo de crítica por estar fora do Rio durante a crise.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World