‘Dados mais fortes nos EUA terão consequências para a política monetária do Brasil’, diz Campos Neto

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Em entrevista à rede americana CNBC, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que a inflação – que havia levantado algumas “preocupações” para o governo no primeira leitura do ano, por fatores sazonais relacionados aos alimentos – continua a ser um fator de ruído globalmente.

No Brasil, porém, a inflação mantém tendência de baixa que deve persistir “daqui em diante”. A trajetória da inflação no País, contudo, depende de “várias coisas que ainda estamos observando”, entre as quais a inflação de serviços, que ainda não convergiu, e o mercado de trabalho, acrescentou Campos Neto.

“De forma geral, a convergência da inflação está em linha com o que esperamos”, concluiu Campos Neto.

‘dados mais fortes nos eua terão consequências para a política monetária do brasil’, diz campos neto

Roberto Campos Neto disse que dados mais fortes nos Estados Unidos vão ter reflexos no Brasil Foto: Brendan Mcdermid/Reuters

Ele disse ainda que a “última milha ou milhas” no combate à inflação, ao fim do dia, tem processos similares em diferentes lugares. “Em muitos lugares tem havido processo desinflacionário acompanhado por pleno emprego, uma combinação que não ocorre com muita frequência”, disse Campos Neto. “Todos estão tentando compreender como será essa ‘última milha’”, acrescentou.

“O mercado de trabalho continua apertado e ainda há muitos estímulos fiscais por aí. Muitos lugares estão olhando para as mesmas variáveis”, disse ele. “No caso do Brasil, eu diria que tivemos um resultado melhor na mais recente leitura de inflação. E dada a história, a tradição de inflação que se tem no País, conseguimos uma razoável convergência, com muito pouco custo para a sociedade”, acrescentou.

“O crescimento econômico tem sido revisado para cima, os mercados de crédito estão voltando a crescer também, o mercado de trabalho vai bem e a inflação, ainda assim, está convergindo para a meta”, disse Campos Neto.

Ao responder sobre o efeito de dados “quentes” sobre a economia americana – como as vendas do varejo e o desempenho do mercado de trabalho nos Estados Unidos – para a política monetária no Brasil, ele apontou haver “muitas consequências”. “Esta é uma história que vem em ciclos. Já estava quase dado que a ‘última milha’ seria atingida, mas agora as pessoas estão com mais dúvidas sobre de onde virá a desinflação”, acrescentou Campos Neto, referindo-se à situação nos Estados Unidos.

“E se nos movermos de um processo em que víamos a ‘última milha’ para um processo de maior incerteza – e esta incerteza talvez signifique taxas de juros altas por mais tempo -, provavelmente nos deslocaremos em direção a uma nova questão, em que se falará mais e mais do fiscal e da sustentabilidade da dívida, não apenas nos Estados Unidos mas em diversos outros lugares”, acrescentou. “O fiscal é uma questão de que os economistas passarão a falar mais nos próximos meses.”

De qualquer forma, ele afirmou que o “fiscal é mais uma questão para o ministro da Fazenda do que para o presidente do Banco Central”. “Para nós, o que importa com relação ao fiscal são as variáveis que são afetadas por isso. E o que dizemos sempre é que precisamos ter harmonia entre a política fiscal e a política monetária. O problema quando a credibilidade da política fiscal é afetada, é que o preço, o custo, da política monetária fica mais alto. Um lado afeta o outro”, acrescentou.

“O Brasil tem uma longa história com relação à questão fiscal, e este governo tem tentado abordar essa questão”, afirmou ele. “Acabamos de ter algumas revisões de metas (para o fiscal), mas a questão é saber como isso afetará variáveis que são parte de nosso enquadramento (como formuladores da política monetária)”, concluiu o presidente do BC.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World