Os sintomas que podem indicar cistite e como evitá-la

os sintomas que podem indicar cistite e como evitá-la

Young sick woman with hands holding pressing her crotch lower abdomen. Medical or gynecological problems, healthcare concept

Se você é mulher, suas chances de ter cistite são maiores. Entre elas, 50% a 80% têm ao menos um caso na vida, enquanto 15% relatam episódios anuais.

A doença é muito comum entre as mulheres do que nos homens por conta das diferenças anatômicas. Nelas, a uretra é mais curta e próxima ao ânus, onde as bactérias são comumente encontradas.

os sintomas que podem indicar cistite e como evitá-la

infecção-urinária

Créditos: cihatatceken/istock

Mas o que é cistite?

A cistite é uma inflamação da mucosa da bexiga, geralmente associada a uma infecção bacteriana que afeta o trato urinário. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. Mas outros micro-organismos também podem provocar cistite.

Quais são os sintomas de cistite?

  • Uma vontade forte e persistente de urinar
  • Ardor ao urinar
  • Passagem frequente e de pequenas quantidades de urina
  • Sangue na urina (hematúria)
  • Dor no baixo ventre
  • Uma sensação de pressão na área abaixo do umbigo (abdômen)
  • Febre baixa

Como você percebe que tem cistite?

Se você estiver experimentando alguns dos sintomas mencionados acima, especialmente se eles persistirem por mais de alguns dias ou se tornarem mais graves, é importante consultar um médico.

Um profissional de saúde poderá realizar um exame físico, solicitar exames de urina e, se necessário, prescrever tratamento adequado, como antibióticos, para ajudar a aliviar os sintomas e tratar a infecção.

O que causa cistite?

A cistite é geralmente causada por uma infecção bacteriana na bexiga. A maioria das infecções bacterianas da bexiga é causada por bactérias que normalmente habitam o intestino, como a Escherichia coli (E. coli). Essas bactérias podem entrar na uretra e se multiplicar na bexiga, levando à inflamação e aos sintomas característicos da cistite.

Além das infecções bacterianas, outras causas da cistite podem incluir:

  • Irritação química: o uso de certos produtos de higiene feminina, como sprays ou duchas vaginais, ou a exposição a produtos químicos irritantes na região genital podem causar irritação na uretra e na bexiga, levando à cistite.
  • Lesões ou danos na uretra: traumatismos ou lesões na área uretral, como os que podem ocorrer durante o parto ou devido a atividades sexuais agressivas, podem aumentar o risco de desenvolver cistite.
  • Fatores anatômicos: alguns indivíduos podem ter características anatômicas que aumentam o risco de desenvolver cistite, como uma uretra mais curta em mulheres, o que pode facilitar a entrada de bactérias na bexiga.
  • Problemas no sistema imunológico: indivíduos com sistema imunológico enfraquecido devido a condições como diabetes, HIV/AIDS ou tratamentos imunossupressores têm maior probabilidade de desenvolver infecções, incluindo cistite.
  • Cateterismo urinário:  uso prolongado de um cateter urinário pode aumentar o risco de infecção da bexiga.

Outros fatores que aumentam a chance de bactérias entrarem na bexiga incluem:

  • Sexo
  • Limpar o bumbum de trás para frente depois de ir ao banheiro
  • Condições que bloqueiam o trato urinário, como pedras nos rins
  • Estar grávida
  • Condições que dificultam o esvaziamento completo da bexiga, como próstata aumentada em homens
  • Fase da menopausa
  • Ter um sistema imunológico enfraquecido

Como é o tratamento para cistite?

O tratamento da cistite geralmente envolve o uso de antibióticos prescritos por um médico. A escolha do antibiótico dependerá da gravidade dos sintomas, da presença de complicações e de fatores como histórico médico e alergias a medicamentos.

Normalmente, os sintomas começam a melhorar dentro de alguns dias de tratamento, mas é importante completar o curso completo de antibióticos conforme prescrito, mesmo que os sintomas desapareçam antes.

Como prevenir a cistite

  • Limpar-se de frente para trás quando for ao banheiro
  • Fazer xixi logo depois do sexo
  • Beber bastante líquido, principalmente água – para fazer xixi regularmente durante o dia e não sentir sede
  • Lavar a pele fora da vagina (vulva) com água antes e depois do sexo
  • Troque fraldas sujas ou absorventes para incontinência imediatamente
  • Manter a área genital limpa e seca

Veja também: 5 passeios românticos para fazer em Lisboa

Veja também: Faça isso para proteger suas contas bancárias em caso de celular roubado

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World