Traidor de Jesus, Judas permanece um mistério

SÃO CARLOS, SP (FOLHAPRESS) – Embora seja um personagem essencial para a história de Jesus, Judas Iscariotes, o apóstolo traidor, continua sendo um grande mistério. Os únicos dados mais ou menos seguros a respeito dele, do ponto de vista histórico, é que ele era um dos principais seguidores de Cristo e ajudou as autoridades de Jerusalém a prendê-lo. Todo o resto –inclusive o “sobrenome” ou alcunha de Iscariotes– é objeto de debates intermináveis.

A existência histórica de Judas, sua proximidade com Jesus e a traição que cometeu são elementos vistos como historicamente plausíveis porque se encaixam bem num dos principais critérios usados por especialistas para analisar os textos sobre Jesus. Trata-se do chamado critério do constrangimento, segundo o qual os autores dos Evangelhos bíblicos não se dariam ao trabalho de inventar uma informação que poderia ser causa de embaraço para a fé em Jesus.

No caso de Judas, alguém mais cético poderia questionar o porquê de Jesus tê-lo escolhido como membro do grupo dos doze apóstolos, considerando que, mais tarde, ele acabou por trair seu mestre –o que lançaria dúvidas sobre a sabedoria de Jesus. “Não parece legítimo duvidar da intervenção de Judas. Na comunidade cristã não se teria inventado semelhante traição protagonizada por um dos Doze”, escreve o padre e biblista espanhol José Antonio Pagola no livro “Jesus: Aproximação Histórica”.

Todos os Evangelhos chamam o discípulo de Judas Iscariotes, com exceção do Evangelho de João, que atribui o segundo nome ao pai dele, designando-o, portanto, como “Judas, filho de Simão Iscariotes”. As possíveis interpretações da palavra são inúmeras: há quem a associe a termos em aramaico que significam “mentir” ou “trair” (o que, é claro, parece suspeitamente profético), a um suposto cabelo ruivo do apóstolo ou a um ofício que envolvia mexer com tintas ou frutas.

A hipótese mais popular, porém, diz que Iscariotes seria uma corruptela da expressão hebraica “ish qeriyyot”, ou “homem de Cariot”, que seria uma cidade da Judeia. “Isso faria de Judas o único membro dos Doze claramente oriundo da Judeia, e não da Galileia –portanto, um ‘estranho’ no círculo”, escreve o historiador americano John P. Meier (1942-2022) no volume três de “Um Judeu Marginal”, sua série de livros sobre o Jesus histórico. O problema é que ninguém tem certeza se Cariot existiu mesmo, ou se ainda existia no século 1º d.C.

Meier também destaca as diferenças entre os evangelistas na hora de descrever as motivações para a traição praticada por Judas. O mais antigo desses textos no Novo Testamento bíblico, o Evangelho de Marcos, de início não menciona uma razão para o ato, e só fala do pagamento que seria dado pelas autoridades judaicas a Iscariotes depois que ele se oferece para denunciar Jesus.

Já o Evangelho de Mateus mostra Judas sendo ganancioso e perguntando aos chefes dos sacerdotes de Jerusalém: “O que me dareis se eu o entregar?”. É aí que surgem as célebres “30 moedas de prata”, normalmente associadas ao preço de um escravo no antigo Israel.

Por fim, os Evangelhos de Lucas e João também falam da avidez do traidor por dinheiro –em João, afirma-se que Judas era o tesoureiro dos apóstolos e desviava fundos da comunidade para o seu bolso–, mas afirmam ainda que Iscariotes agiu por influência demoníaca. “Depois do pão [consumido na Santa Ceia, a última refeição de Jesus], entrou nele Satanás”, diz o texto de João, por exemplo.

Seja como for, ao que parece a traição de Judas consistiu em indicar aos perseguidores de Jesus onde o Nazareno e seus discípulos estavam passando a noite, permitindo que ele fosse capturado. Segundo a tradição, ele teria beijado seu mestre para mostrar aos soldados quem eles deveriam prender.

Os textos bíblicos também divergem sobre a morte infame de Judas. No Evangelho de Mateus, o ex-apóstolo se arrepende, devolve as moedas de prata e se enforca. Já nos Atos dos Apóstolos, livro bíblico escrito pelo mesmo autor do Evangelho de Lucas, afirma-se que o traidor, depois de comprar um terreno com o dinheiro “manchado de sangue”, teria sofrido uma queda e rasgado o corpo ao meio, “derramando-se todas as suas entranhas”. Por isso o local da morte teria ficado conhecido como Hacéldama, ou “Campo de Sangue”.

Cerca de um século após a escrita dos primeiros Evangelhos, por volta de 170 d.C., cristãos gnósticos –que acreditavam que o Deus do Antigo Testamento era mau– escreveram o chamado Evangelho de Judas. Cheio de ensinamentos místicos e com uma teologia complexa, o texto é de difícil interpretação. Mas uma das visões sobre ele é que ele exaltaria Iscariotes como o mais importante dos apóstolos. “Superarás todos eles, porque sacrificarás o homem que me veste”, diz Jesus a Judas na obra. O consenso entre os estudiosos, porém, é que esse evangelho apócrifo (não oficial) não traz nenhuma informação historicamente confiável sobre a relação entre Cristo e Judas.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World