Tratamento inovador para sinusite é aprovado; entenda como funciona

tratamento inovador para sinusite é aprovado; entenda como funciona

Dor na face é um dos sintomas de sinusite

A Food and Drug Administration (FDA), agência dos Estados Unidos, aprovou um tratamento inovador para sinusite.

O spray nasal XHANCE (propionato de fluticasona) é voltado para adultos que sofrem com rinossinusite crônica sem pólipos nasais.

Embora existam medicamentos aprovados pela FDA para tratar pólipos nasais, nenhum medicamento havia sido aprovado para mais de dois terços dos pacientes com sinusite crônica que não têm pólipos nasais até hoje.

tratamento inovador para sinusite é aprovado; entenda como funciona

sinutite-tratamento

Como funciona o novo tratamento?

O medicamento utiliza o Sistema de Administração de Exalação para permitir a administração de um esteroide tópico nas áreas da cavidade nasal e dos seios da face, onde ocorre inflamação.

O produto alcança locais de difícil acesso normalmente não alcançados por sprays nasais de entrega padrão.

Créditos: divulgação/Optinose

A aprovação foi baseada em dados do programa ReOpen que avalia o XHANCE para tratamento de adultos com sinusite crônica.

O perfil de segurança e tolerabilidade do XHANCE para pacientes nos ensaios geralmente consistente. As reações adversas mais comuns foram sangramento nasal, dor de cabeça e nasofaringite.

Por dentro dos estudos

Os estudos compreendeu dois ensaios de Fase 3 globais, que avaliaram a eficácia e segurança de uma ou duas pulverizações de XHANCE em cada narina duas vezes ao dia, durante 24 semanas.

No primeiro dos dois ensaios, 332 pacientes com sinusite crônica, com ou sem pólipos nasais concomitantes, receberam tratamento.

No ReOpen2, 222 pacientes com sinusite crônica que não apresentavam pólipos na cavidade nasal participaram.

Os desfechos foram a alteração dos sintomas no final da semana 4, e alteração na inflamação dentro das cavidades sinusais, conforme medido por Tomografias computadorizadas na semana 24.

Quais são os sintomas de uma crise de sinusite?

Congestão nasal

A congestão nasal é um dos sintomas que pode aparecer inicialmente. É quando ocorre uma sensação de obstrução ou bloqueio nas passagens nasais. Ao mesmo tempo, a pessoa também pode sentir dificuldade em respirar pelo nariz.

Dor facial

Além disso, a dor facial é comum durante uma crise de sinusite. Esta dor pode geralmente localiza-se ao redor dos olhos, na região da testa, nas maçãs do rosto ou na área dos seios paranasais.

Pode variar de leve a intensa e piorar ao inclinar-se para frente.

Créditos: AndreyPopov/DepositPhotos

Dor de cabeça

Além da dor facial, muitas pessoas experimentam dor de cabeça durante uma crise de sinusite.

Esta dor de cabeça se assemelha a uma pressão ou peso na testa, nas têmporas ou na parte de trás da cabeça. Pode ser constante ou intermitente e geralmente piora ao acordar de manhã.

Secreção nasal

Outro sintoma comum é a produção de muco nasal espesso e amarelado ou esverdeado. Isso ocorre como resultado da inflamação das membranas mucosas dos seios paranasais e pode causar uma sensação de gotejamento na parte de trás da garganta.

Redução do olfato e paladar

Durante uma crise de sinusite, muitas pessoas também experimentam uma diminuição do olfato e do paladar. Isso ocorre devido à obstrução das passagens nasais e à presença de muco espesso, que pode interferir na capacidade de detectar odores e sabores.

Tosse

Além dos sintomas nasais, algumas pessoas com sinusite também podem desenvolver tosse. Isso ocorre quando o muco se acumula na parte de trás da garganta e desencadeia uma resposta de tosse para tentar limpá-lo.

Fadiga

Por fim, a fadiga é um sintoma comum durante uma crise de sinusite. A luta contra a infecção e os sintomas associados pode deixar a pessoa se sentindo cansada e sem energia.

É importante observar que os sintomas de uma crise de sinusite podem se sobrepor aos de outras condições, como resfriado comum ou alergias.

Porém, se os sintomas persistirem ou piorarem, é importante procurar orientação médica para um diagnóstico.

Qual exame detecta sinusite?

Há diversos exames para detectar sinusite. Inicialmente, o médico realizará um exame físico, levando em consideração os sintomas do paciente.

Caso necessário, pode solicitar exames complementares para confirmar o diagnóstico ou avaliar a gravidade da condição.

Entre os exames mais comuns estão a endoscopia nasal, que permite uma visualização direta das passagens nasais e dos seios paranasais, e a tomografia computadorizada (TC) dos seios paranasais.

Esse último produz imagens detalhadas para identificar sinais de inflamação, acúmulo de fluido ou outras anormalidades.

Além disso, em casos específicos, pode haver a necessidade de uma ressonância magnética (RM) dos seios paranasais para uma avaliação mais detalhada dos tecidos moles.

Veja também: Experiência imersiva de ‘Stranger Things’ chega a SP

Veja também: Disney+ anuncia data para acabar com compartilhamento de senha

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World