Ucrânia reconhece situação ‘extremamente complexa’ na frente de batalha

O novo comandante das Forças Armadas ucranianas, general Oleksandr Sirski, reconheceu nesta quarta-feira (14), após uma visita à linha de frente, que a situação é “extremamente complexa” e que a Ucrânia não tem os homens e as armas necessárias para enfrentar a invasão russa.

Essas dificuldades podem ser exacerbadas se um novo pacote de ajuda dos EUA, crucial para o arsenal de Kiev, continuar bloqueado por divisões entre democratas e republicanos.

“Os ocupantes russos continuam a aumentar seus esforços e superam em número” as forças ucranianas, disse o general Sirski no Telegram. “A situação operacional é extremamente complexa e estressante”, acrescentou.

“Estamos fazendo todo o possível para impedir que o inimigo avance em nosso território e para manter nossas posições”, enfatizou o novo comandante-chefe, reconhecendo que suas forças estão lutando para conter os múltiplos ataques russos no leste. No entanto, o governo ucraniano continua causando estragos na frota russa no Mar Negro, como aconteceu nesta quarta-feira, quando anunciou a destruição de outro navio de guerra.

Na frente terrestre, a meta de recapturar os quase 20% do território ucraniano ocupado pelas forças russas ainda parece muito distante.

Syrsky, há muito tempo comandante das operações militares de Kiev no leste, foi promovido a chefe do Exército na semana passada, com o presidente Volodimir Zelensky exigindo “mudanças” após o fracasso da contraofensiva ucraniana em meados de 2023.

Em sua primeira visita à linha de frente como comandante-chefe, o general foi acompanhado pelo ministro da Defesa, Rustem Umerov, e passou pelas cidades de Avdiivka e Kupiansk, dois dos pontos críticos.

“Estamos tomando todas as medidas possíveis para minimizar nossas perdas”, disse ele.

– Navio destruído –

Desde outubro, as forças russas vêm realizando ataques maciços e bombardeios para conquistar Avdiivka, uma cidade industrial em grande parte destruída.

A posição dos defensores ucranianos tem se deteriorado desde janeiro e o prefeito da cidade, Vitaly Barabach, falou recentemente de uma situação “crítica” em alguns bairros.

Por outro lado, no Mar Negro, onde a Ucrânia conseguiu, em 2023, empurrar para trás a poderosa frota russa com a ajuda de mísseis e drones, Kiev anunciou nesta quarta-feira a destruição de outro navio inimigo.

“As Forças Armadas ucranianas, com unidades de inteligência militar, destruíram um grande navio de desembarque, o ‘Caesar Kunikov’”, disse o Estado-Maior do Exército em seu canal Telegram.

O Departamento de Inteligência Militar da Ucrânia (GUR) explicou que havia usado drones navais Magura V5 para destruir o navio ao longo da cidade de Alupka, na costa do Mar Negro, causando “buracos críticos” que levaram ao seu afundamento.

De acordo com os militares ucranianos, desde o início da guerra, há dois anos, 24 navios e um submarino foram “desativados”, o que representaria um terço dos navios russos no Mar Negro.

A Rússia raramente reconhece suas perdas e, nesta quarta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, se recusou a comentar as alegações ucranianas.

Paralelamente, o Exército russo continua seus ataques às cidades ucranianas próximas à linha de frente no leste.

Na madrugada de quarta-feira, uma mãe e seu filho de nove anos e uma mulher grávida de 38 anos foram mortos em um bombardeio que atingiu um hospital na cidade de Selidove, no leste do país, de acordo com as autoridades ucranianas.

Poucas horas depois, outro ataque russo matou duas mulheres, de 62 e 74 anos, no vilarejo de Mikolaivka, 80 quilômetros a nordeste na mesma região de Donetsk, de acordo com o governador regional.

bur-epe/ant/pc/mb/dd

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World