TikTok não se cansa de piadas sobre a Boeing. Adivinhe quem não está rindo?

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Um possível passageiro fingiu ter embalado sua bagagem de mão com ferramentas, caso precisasse fazer um reparo durante o voo. Outra pessoa comparou o mero ato de embarcar em um voo comercial com as acrobacias absurdas e que desafiam a morte apresentadas no programa de televisão “Jackass”.

“Rezem por mim, estarei com o cinto de segurança o tempo todo”, diz a legenda de um vídeo do TikTok gravado por uma passageira de uma companhia aérea enquanto aguardava a decolagem. O motivo de sua preocupação: seu assento estava na fileira de saída de um Boeing 737 Max.

No TikTok e no X, os usuários têm compartilhado vídeos e memes zombando da Boeing, um dos principais fabricantes de jatos comerciais do mundo — vários dos quais figuraram em incidentes que viraram manchete nas últimas semanas.

tiktok não se cansa de piadas sobre a boeing. adivinhe quem não está rindo?

Porta-voz da Boeing afirma que não houve aumento nos problemas mecânicos, apenas na divulgação dos problemas Foto: Peter Cziborra/Reuters

Na segunda-feira, 25, a empresa anunciou que seu executivo-chefe, Dave Calhoun, deixaria o cargo no final do ano, encerrando um mandato tumultuado que incluiu aterrissagens, interrupções relacionadas à covid e uma dramática explosão do painel da porta.

Embora nenhum ferimento tenha sido relatado em decorrência dos problemas recentes, a irreverência é a língua franca da mídia social, e uma série de manchetes alarmantes provou ser mais do que suficiente para fazer com que algumas pessoas se concentrassem no que alguns chamaram, em tom de brincadeira, de “era dos fracassos” da Boeing.

Skylie Shore estava viajando recentemente com uma amiga de Boston para Santa Lúcia, com uma escala em Miami. Shore posta como skylietravels no TikTok, onde documenta suas façanhas no jet-set, incluindo viagens à Islândia, México e China. Vendo uma oportunidade de extrair um pouco de conteúdo do voo, ela publicou um vídeo de sete segundos: “Voando no boeing 737 max 8… nos deseje sorte”.

Shore, de 21 anos, que é planejadora de eventos corporativos e viaja muito a trabalho e em seu tempo livre, nunca teve qualquer ansiedade com voos até agora.

“Originalmente, eu queria trocar meu voo para evitar o Boeing 737?, disse Shore. “Mas isso não era uma opção porque não se encaixava em meu plano de viagem.” (Na verdade, o voo de Boston para Miami de Shore em 15 de março não foi em um 737 Max 8, um jato Boeing campeão de vendas que foi suspenso em todo o mundo após dois acidentes há cinco anos que deixaram 346 pessoas mortas, mas em um 737-800).

Raimee Iacofano, fundadora de uma empresa de mídia que produz podcasts e séries da Web, também recorreu ao TikTok para descrever sua ansiedade em voar em determinados modelos da Boeing. Em um vídeo deste mês, ela contou como conseguiu evitar voar em um avião 737 Max 9 após uma troca de avião de última hora.

Apesar de ter uma conta no TikTok com dicas de viagem, Iacofano, de 29 anos, tem um medo de voar que só aumenta a cada nova manchete. Ainda assim, ela disse que encontra algum conforto nos memes e no humor ácido que surgiram a partir dessas situações.

“Adoro como, coletivamente, a internet — especialmente o TikTok — torna situações insanas engraçadas de alguma forma”, disse Iacofano. “Isso me conforta o fato de estarmos todos lidando com essas notícias traumáticas.”

Zarinah Williams, autora de um boletim informativo semanal sobre cultura pop, política, beleza e viagens, também compartilhou suas ideias sobre o fiasco da Boeing no TikTok, onde brincou que “o B de Boeing significa ‘tempo emprestado’”.

“Há muito humor ácido”, disse Williams, de 38 anos.

Embora ela não assista a nenhum dos vídeos, Helen Lee Bouygues, presidente da Reboot Foundation, uma organização com sede em Paris dedicada a desenvolver o pensamento crítico e a alfabetização midiática, entende como a situação pode ser usada como alimento para piadas.

“Para um criador de conteúdo, é engraçado”, disse ela. “Isso o ajuda a obter acessos a esses vídeos e memes.”

Mas, segundo Bouygues, quanto mais frequentemente os usuários são expostos a um conteúdo que inicialmente poderia parecer ridículo ou obviamente falso, mais ele começa a parecer verdadeiro e viável.

“Pode parecer bastante saudável e autocongratulatório dizer que esses são meios de enviar alertas para as empresas”, disse Bouygues, referindo-se a publicações que chamam a atenção para preocupações reais de segurança, inclusive por meio de comédia ou hipérbole. “Mas, na realidade, o que eles estão fazendo é criar desinformação viral na comunidade.”

Connor Greenwood, porta-voz da Boeing, recusou-se a fazer comentários para este texto, exceto para enviar links para várias publicações nas mídias sociais, argumentando que não houve um aumento nos problemas mecânicos, apenas na divulgação dos problemas.

“Podemos continuar rindo porque ninguém morreu ainda”, disse Williams, redatora do boletim informativo. “Eu só quero que as pessoas percebam e aproveitem a atenção e a possibilidade de aprender de uma forma suave e divertida.”

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World