Banco Mundial alerta sobre “reversão histórica” do desenvolvimento

banco mundial alerta sobre “reversão histórica” do desenvolvimento

Banco Mundial alerta sobre “reversão histórica” do desenvolvimento

Metade dos 75 países mais pobres do mundo está enfrentando um aumento da diferença de renda com as economias mais ricas pela primeira vez neste século, em uma reversão histórica do desenvolvimento, disse o Banco Mundial em relatório divulgado nesta segunda-feira.(15).

A diferença entre o crescimento da renda per capita nos países mais pobres e nos mais ricos aumentou nos últimos cinco anos, de acordo com o relatório.

“Pela primeira vez, vemos que não há convergência. Eles estão ficando mais pobres”, disse à Reuters Ayhan Kose, vice-economista-chefe do Banco Mundial e um dos autores do relatório.

“Vemos uma regressão estrutural muito séria, uma reversão no mundo, é por isso que estamos soando o alarme aqui”, disse ele.

O relatório afirma que os 75 países elegíveis para doações e empréstimos a juros zero da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA, na sigla em inglês) do Banco Mundial correm o risco de perder uma década de desenvolvimento sem mudanças ambiciosas nas políticas e ajuda internacional significativa.

Kose disse que o crescimento em muitos países da IDA já havia começado a diminuir antes da pandemia de covid-19, mas seria de apenas 3,4% em 2020-2024, o crescimento mais fraco em cinco anos desde o início da década de 1990. A invasão da Ucrânia pela Rússia, as mudanças climáticas, o aumento da violência e os conflitos também pesaram muito nesse cenário.

Mais da metade de todos os países da IDA estão na África Subsaariana, 14 estão no Leste Asiático e oito estão na América Latina e no Caribe. Trinta e um têm renda per capita de menos de US$ 1.315 por ano. Entre eles estão a República Democrática do Congo, o Afeganistão e o Haiti.

Um em cada três países da IDA é mais pobre agora do que na véspera da pandemia. Os países da IDA representam 92% da população mundial que não tem acesso a quantidade suficiente de alimentos nutritivos e a preços acessíveis. Metade dos países está com problemas de endividamento, o que significa que não conseguem pagar o serviço da dívida ou correm alto risco de não conseguir.

Apesar de suas populações jovens – vantagem demográfica em uma época em que as populações estão envelhecendo em quase todos os outros países -, de seus ricos recursos naturais e abundante potencial de energia solar, os bancos privados e governamentais estão se afastando deles.

Kose disse ainda que são necessárias políticas ambiciosas para acelerar o investimento, incluindo esforços domésticos para fortalecer as políticas fiscal, monetária e financeira, e reformas estruturais para melhorar a educação e aumentar as receitas domésticas.

Um apoio financeiro significativo da comunidade global também é essencial para progredir e reduzir o risco de estagnação prolongada, lembrou Kose, observando que o Banco Mundial espera obter reposição robusta dos fundos da IDA até dezembro.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World