Centenária Atlas Schindler aposta no elevador do futuro

Se depender da Atlas Schindler, divisão brasileira da gigante suíça de elevadores Schindler, os botões manuais dos elevadores e a espera interminável pela sua chegada em determinado andar serão coisas do passado. Líder no segmento de transporte vertical no Brasil, a empresa investe em novas tecnologias para a construção do elevador do futuro. A mais recente inovação é o chamado Schindler RISE, um robô que automatiza a instalação do equipamento, independente da ação humana e tem como objetivo acelerar e baratear a primeira fase de instalação.

• No mundo, a receita de 2023 foi de 11,5 bilhões de francos suíços, equivalentes a R$ 63,8 bilhões, sendo 30% provenientes das Américas.

• O montante é 1,3% superior ao do ano anterior.

• O lucro operacional atingiu 1,2 bilhão de francos suíços (R$ 6,6 bilhões), 31,4% a mais do que o registrado em 2022.

Segundo Flavio Silva, presidente do Grupo Schindler na América Latina, o Brasil representa uma parte expressiva da operação na região. “O País comercializa as principais soluções oferecidas em outros mercados, como Alemanha, Estados Unidos e Suíça”, disse à DINHEIRO.

Uma dessas soluções é, justamente, o sistema robótico, que chegou ao mercado nacional no final de 2023, instalado no edifício JK Square, em São Paulo. Silva afirmou que a tecnologia é capaz de reduzir o tempo da primeira etapa de instalação em até 65%.

centenária atlas schindler aposta no elevador do futuro

Um robô que acelera e reduz os custos da instalação de elevadores é a mais recente tecnologia do grupo no Brasil (Crédito:Divulgação )

A construção de um elevador moderno e preparado para o futuro exige a combinação de outras ferramentas. Para isso, a empresa aposta na transformação digital em todas as frentes de atuação: novas instalações, serviços de manutenção e reparo e modernização.

No caso da manutenção, um dos principais custos fixos de uma administradora, a companhia investiu no Schindler Ahead, uma tecnologia que permite o monitoramento remoto de elevadores, escadas e esteiras rolantes. “A manutenção passa de analógica para digital, sem a necessidade de enviar um técnico até o local. Tudo isso através da conexão dos produtos com a internet e a coleta de dados”, afirmou o executivo.

Deixando para trás a ideia de um elevador tradicional, a empresa também tem um sistema de gestão de acesso, que não só atende às chamadas como reconhece e se comunica com o passageiro, sugerindo o caminho mais inteligente até o destino. Tudo isso por meio de um terminal com tela touch e sensor de presença. “O Schindler Port foi feito para otimizar o fluxo de trânsito de um edifício, ao mesmo tempo que oferece um atendimento personalizado e controle de acesso”, disse Silva.

SETOR EM ALTA

A estratégia de trazer novas tecnologias para o segmento no Brasil acompanha a tendência do mercado local. Com a taxa Selic em 10,75% e a projeção de chegar a 9% até o final deste ano, o setor imobiliário tende a crescer. “Estamos atentos aos rumos da política e da economia, que são positivos, podendo impulsionar os financiamentos de longo prazo e abrir novas oportunidades para o nosso negócio e o desenvolvimento do mercado”, afirmou o presidente.

No último ano, as vendas de novos imóveis registraram crescimento de 32,6%, de acordo com o indicador Abrainc-Fipe. Foram comercializadas mais de 163 mil unidades no período, marcando o maior volume de vendas desde o início da série histórica há 10 anos.

Para 2024, Luiz França, presidente da entidade setorial, disse que espera a continuidade do bom desempenho. “Com a atual tendência de queda da taxa de juros, é esperado um aumento nas vendas deste ano, tornando a compra de imóveis ainda mais atrativa”, afirmou.

Se todo o mercado cresce, a comercialização de elevador também, sendo um dos equipamentos mais usados dentro de um empreendimento durante toda a vida do imóvel.

Relatório da Research And Markets apontou que o mercado brasileiro de elevadores e escadas rolantes deve crescer cerca de 6% até 2028. Impulsionado também por obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

Diante desse contexto, a centenária Atlas Schindler, que já comercializou 249 mil equipamentos, concentra em Londrina (PR) um dos principais polos exportadores do grupo. Segundo Flavio Silva, a fábrica também passa por avanços tecnológicos para atender a demanda permanente do setor.

Fato é que, se aliada à implementação de novas soluções, essa combinação pode contribuir para que a empresa siga apertando o botão para o andar de cima no mercado brasileiro.

O post Centenária Atlas Schindler aposta no elevador do futuro apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World