Ação em terra Yanomami apreende materiais do garimpo e antenas de Musk

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma operação das Forças Armadas, PF (Polícia Federal) e órgãos do governo destruiu a infraestrutura do garimpo ilegal mantida na Terra Indígena Yanomami, situada nos estados do Amazonas e Roraima. O balanço, divulgado nesta sexta-feira (12), diz respeito aos dias 4 de março a 10 de abril.

A ação foi coordenada pela Casa de Governo, em Boa Vista (RR), montada pelo governo federal para organizar as operações de combate ao garimpo ilegal em terra Yanomami. Segundo o balanço, foram descartados 38,4 mil litros de óleo diesel e 6,6 mil litros de gasolina de aviação, combustíveis que seriam usados pelos criminosos.

Entre as apreensões, estão 24 antenas Starlink. Segundo o governo, o equipamento, que pertence à empresa do bilionário Elon Musk, é utilizado no garimpo ilegal para facilitar a comunicação em locais isolados.

Um piloto de um helicóptero destruído pelo Exército foi preso durante a operação. A Justiça Federal manteve a prisão. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) realizou a fiscalização de 121 aeronaves, com duas apreensões. Também foram destruídas 12 balsas e apreendidas outras três.

Também foram destruídos 200 motores, 36 geradores de energia e 49 acampamentos. A operação ainda identificou 180 pistas de pouso clandestinas e destruiu quatro aeronaves.

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil) realizou a fiscalização de nove pontos de abastecimento e 15 postos revendedores de combustíveis. Foram aplicados 19 autos de infração, três autos de interdição e 26 notificações.

A operação ainda apreendeu 7,3 mil kg de cassiterita, minério com grande aproveitamento na indústria.

APREENSÃO DE MERCÚRIO

A Polícia Federal apreendeu mais de 114 quilos de mercúrio somente na última semana. O material é amplamente utilizado, segundo o governo, para separar o ouro da lama e de outros resíduos.

O governo afirma que realizou a capacitação de 29 profissionais de saúde para tratar a contaminação por mercúrio. Segundo o balanço, a equipe ainda lançou outras iniciativas para tratar a presença do mercúrio entre os indígenas.

ANTENAS DE MUSK

O Ibama apreendeu equipamentos da Starlink, provedora de internet via satélite de Musk, em pelo menos 20 garimpos ilegais na Amazônia nos últimos 12 meses.

O Ibama encontrou pelo menos 32 aparelhos da Starlink em operações contra o garimpo de abril de 2023 a março de 2024. Levantamento do UOL, baseado em dados públicos, aponta que o órgão ambiental recolheu antenas ou roteadores da empresa de Musk em pelo menos 20 áreas de mineração ilegal nesse período, em quatro estados.

O número real de antenas da Starlink nos garimpos tende a ser maior. Os dados apontam que o Ibama apreendeu mais de 90 aparelhos de internet nos últimos 12 meses, mas a marca do equipamento não foi anotada na maioria dos casos. Agentes do órgão estimam, no entanto, que quase todos os garimpos ilegais aderiram à Starlink no último ano.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World