Sabe o que é “fashion hacking”? Conheça a tendência que apareceu na SPFW

sabe o que é “fashion hacking”? conheça a tendência que apareceu na spfw

Parte da intenção da moda é que os estilistas possam liberar sua criatividade, vivências e valores nas peças que vão para um manequim ou passarela. Essa liberdade poética faz com que não necessariamente as roupas apresentadas para o público sejam convencionais, intrigando o espectador que vê o espetáculo que é um desfile de moda. Foi algo que não faltou na São Paulo Fashion Week N57, em que muitas marcas se utilizaram do “fashion hacking” para transmitir as intenções do designer de moda para os trajes do evento.

Depois de viralizar na Semana de Alta-Costura de Milão em 2023, o termo “fashion hacking” ganhou os holofotes do público. Mas, para aqueles que não acompanharam a tendência, ele pode soar como mais um entre as inúmeras expressões dos amantes da moda.

A seguir, entenda o que é o fashion hacking e confira marcas que aproveitaram as passarelas da SPFW “hackeando” a moda.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O que é fashion hacking?

Fashion hacking, também conhecido como “hacking de moda”, é uma tendência criativa que envolve a customização e modificação de roupas, acessórios e objetos relacionados à moda de maneira única e inovadora. A prática se destaca por sua abordagem não convencional, muitas vezes desafiando as normas e convenções da indústria da moda.

O termo ficou mais conhecido depois do desfile da grife Viktor&Rolf, que apresentou vestidos clássicos colocados de lado, de ponta cabeça e até atravessados no corpo das modelos. Essas são algumas das várias técnicas usadas pelos fashion hackers, que podem incluir costura, corte, colagem, tingimento e até mesmo a integração de tecnologia em suas criações.

O objetivo é transformar peças comuns em itens exclusivos, que reflitam a personalidade e estilo de quem as criou – enquanto também se quebra padrões.

Leia também:

Quem entende do assunto é a marca gaúcha Fauve. “A gente pode ver muitos volumes, muitas formas…por exemplo, com materiais que não são tecidos. Garimpamos até achar o que me fornece a estrutura que eu preciso. É uma grande mistura com as peças em jeans, curadoria de botões, de lavagem…Cada peça é muito única”, diz Clara Pasqualini, estilista e diretora criativa da label.

Além de promover a individualidade e a auto expressão, o fashion hacking também pode ser uma forma sustentável de moda, já que incentiva a reutilização e a reciclagem de peças antigas ou descartadas. Essa abordagem criativa e disruptiva tem conquistado cada vez mais adeptos.

O fashion hacking na SPFW N57

Renata Buzzo mergulhou na exuberância da floresta, trazendo para suas peças elementos que remetem à natureza. A coleção apresentou apliques que imitavam heras, envolvendo delicadamente o corpo das modelos. O jacquard, em tons de verde e vinho, foi habilmente desenhado com folhas, reforçando a temática natural. Destaque também para as flores, presas de forma elegante em fitas longas que adornavam uma pelerine.

sabe o que é “fashion hacking”? conheça a tendência que apareceu na spfw

AZ Marias apresentaram um desfile diferenciado, em seu quarto ato de uma ode aos elementos: o grand finale foi a representação do ar. Quase todos os modelos postos na passarela eram leves e com recortes soltos. Muitas blusas e saias tinham o formato e nuvens, enquanto outras traziam a representação de nebulosas nas mochilas de plástico recheadas com pelúcia. Muito jeans, retalhos e rendas foram perfeitamente unidos a um espetáculo de monólogos e danças.

sabe o que é “fashion hacking”? conheça a tendência que apareceu na spfw

A marca Maria Bitu revelou uma clara inspiração na natureza, nos povos originários e nas tradições artesanais, incorporando até mesmo elementos das pedras locais em suas técnicas de criação para os vestidos e conjuntos desta temporada. O tingimento com casca de romã sobre linho transparente evoca as tonalidades do calcário laminado em amarelo, encontrado na região. Os grandes fuxicos em forma de flor são uma homenagem às plantas angiospermas, cuja descoberta na área foi marcante. Enquanto isso, os micro paetês feitos de bioplástico, utilizando glicerina, pó de café e óleo de girassol, estabelecem uma conexão única com os fósseis.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World