Portugal: O que precisa saber sobre o visto CPLP

Os vistos CPLP, cujo prazo de renovação se estende até 30 de junho, não vão ser cancelados, mas ainda prevalecem incertezas. Há críticas a uma possível falta de esclarecimento adequado aos imigrantes.

portugal: o que precisa saber sobre o visto cplp

Sede da AIMA, Lisboa

O visto CPLP, criado por Portugal ao abrigo do acordo de mobilidade entre os pares lusófonos, vai manter-se válido até 30 de junho deste ano, segundo o decreto-lei 109/23, de 24 de novembro, aprovado pelo anterior Governo socialista de António Costa.

O decreto prorroga todos os documentos que caducaram a partir de 25 de novembro de 2023 ou nos 15 dias anteriores àquela data.

O esclarecimento é prestado pelo jurista Adriano Malalane, que acompanha os processos de legalização de imigrantes em Portugal.

“Isto significa que autorizações de residência, vistos de trabalho, bem como os vistos CPLP e outro tipo de documentos concedidos pelo Estado português aos estrangeiros para entrarem em Portugal ou para viverem em Portugal legalmente, ao terem expirado naqueles prazos indicados na lei, são considerados válidos até esta data, estabelecida pelo Governo, de 30 de junho de 2024”, entende.

A DW África ouviu o jurista Adriano Malalane após o receio manifestado por muitos imigrantes sobre um eventual fim dos vistos CPLP. A informação levantou preocupação entre os imigrantes que vieram para Portugal com o referido visto por falta de esclarecimento adequado, adianta o advogado.

Malalane afirma que, “primeiro, não houve divulgação, não houve informação, e muita gente desconhece esta prorrogação automática que ocorreu. E aqueles que têm conhecimento de que, de facto, os documentos continuam válidos até 30 de junho de 2024, questionam-se sobre o que é que vai acontecer depois de 30 de junho de 2024.”

“Haverá uma reflexão no contexto do novo Governo”

Contactado pela DW África para obter mais esclarecimentos, o Gabinete da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) afirmou que não foi anunciado o fim dos vistos CPLP, tal como alguns setores deram a entender erradamente.

A propósito da continuidade do visto, com validade de um ano, a assessoria de imprensa remeteu-nos para a entrevista recentemente concedida à DW por Luís Goes Pinheiro, presidente do Conselho Diretivo daquele organismo governamental.

portugal: o que precisa saber sobre o visto cplp

Muitos migrantes sem condições acabam desabrigados em Portugal

“Essa validade foi estendida até junho e, seguramente, haverá uma reflexão, a ter lugar no contexto do novo Governo, que vai [decidir] sobre qual será o futuro e de que forma é que é guiado esse futuro no que respeita a este instrumento”, avançou.

Neste momento, “na fase em que nos encontramos, a própria AIMA aguarda instruções e outro tipo de estrutura, designadamente normativa, para saber o que fazer a seguir.”

Na altura, Luís Goes não sabia responder se este seria o fim dos vistos CPLP. O Gabinete da AIMA considera que há um novo contexto, com um novo Governo que acabou de tomar posse, e que a competência legislativa para aprovar decretos-lei é do Executivo.

Em declarações recentes ao jornal português Diário de Notícias (DN), a AIMA negou o fim do visto CPLP. Mas, segundo o referido jornal, o Governo de António Costa não criou um mecanismo para que os imigrantes pudessem fazer a renovação, situação que tem causado constrangimentos aos utentes.

“A criação de um método para renovar os documentos caberá ao novo Governo [da AD], recém-empossado”, adiantou o DN.

portugal: o que precisa saber sobre o visto cplp

Adriano Malalane, jurista

Decreto-lei contém lacuna incongruente

O jurista Adriano Malalane reafirma que a AIMA não tem competências para decidir sobre esta matéria: “Não me parece que haja condições, nem necessidade, nem oportunidade para o atual Governo revogar este visto, seja por decreto-lei, seja através de uma proposta de lei a apresentar na Assembleia da República”.

Entretanto, refere que o decreto-lei aprovado pelo Governo anterior contém uma lacuna incongruente, considerando que “ficou aqui uma ponta solta, em que o Governo vem dizer que, após essa data – isto é, 30 de junho de 2024 – que os documentos e vistos para permanência no país apenas serão aceites caso o titular prove ter agendado a respetiva renovação.”

De acordo com o jurista, os vistos CPLP deveriam ser substituídos por autorizações de residência.

Os vistos permitem ao seu titular entrar em Portugal e, no prazo de quatro meses, obter autorização de residência se estiver a trabalhar. No entanto, lamenta, são vários os constrangimentos, entre os quais a dificuldade de agendamento, que impedem o trabalhador imigrante de obter em tempo útil a respetiva autorização de residência CPLP.

por:content_author: João Carlos (Lisboa)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World