Semente de maracujá faz bem para a saúde

semente de maracujá faz bem para a saúde

Semente de maracujá faz bem para a saúde

A semente de maracujá, diferente do que algumas pessoas pensam, não faz mal para a saúde. Muito pelo contrário, ela proporciona benefícios que vão de efeitos antioxidantes até a manutenção do coração e do intestino.

A semente de maracujá é rica em compostos polifenólicos, como piceatannol e scirpusin B. Ambas substâncias que protegem as células de danos causados por radicais livres. Além disso, a semente de maracujá é fonte de fibras insolúveis e magnésio.

Benefícios da semente de maracujá

Fonte de antioxidantes

O piceatannol e o scirpusin B presentes na semente de maracujá são compostos polifenólicos que possuem significativa atividade antioxidante.

Os antioxidantes protegem o corpo dos radicais livres, que são moléculas que danificam o DNA interno das células. Esses danos causados ??pelos radicais livres podem levar a:

  • Doenças degenerativas e crônicas, como problemas no sistema imunológico;
  • Aterosclerose (entupimento das veias);
  • Doença de Alzheimer; 
  • Doenças cardíacas;
  • Artrite;
  • Demência;
  • Diabetes. 

Protege o coração

Uma propriedade da semente de maracujá pode fazer o diâmetro das artérias expandirem, um processo conhecido como vasodilatação. Esse processo contribui para a diminuição da pressão arterial, ajudando o sistema cardiovascular a se manter saudável.

Fonte de magnésio

A semente de maracujá fornece magnésio, um mineral essencial para a manutenção da saúde desde o nascimento. Ele participa de centenas de reações no organismo, de modo que a ausência de magnésio pode aumentar o risco de doenças crônicas.

Pessoas com doenças gastrointestinais, como doença de Crohn e doença celíaca, podem apresentar deficiência em magnésio. Os primeiros sintomas da deficiência em magnésio são: náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Com a piora do quadro, o paciente pode apresentar dormência, formigamento, contrações musculares e câimbras, convulsões, depressão, osteoporose e perturbações do ritmo cardíaco.

Saiba mais sobre a importância do magnésio na matéria: “Magnésio: o que é e para que serve?”.

Rica em fibras insolúveis

A semente de maracujá é rica em fibra alimentar insolúvel. Isso significa que ela contribui para o processo de conversão de açúcares complexos em açúcares simples durante a digestão.

Além disso, as fibras insolúveis presentes na semente de maracujá ajudam a:

  • Equilibrar as bactérias intestinais;
  • Eliminar toxinas;
  • Reduzir o risco de tumores no cólon;
  • Promover o movimento intestinal regular;
  • Prevenir a constipação e as hemorroidas.

Como plantar a semente do maracujá

O maracujá precisa de espaço, mas pode ser plantado em vasos, desde que tenham capacidade de pelo menos 50 litros. Ele pode ser plantado a partir de sementes, mudas ou estacas.

No caso das sementes, elas devem ser retiradas de um maracujá maduro e ficarem secando por alguns dias. Depois disso, basta acrescentá-las ao solo, cobrindo-as com uma pequena camada de substrato.

O maracujá requer um solo bem adubado (de preferência com húmus caseiro de composteira), drenado e leve, sem excesso de umidade. Assim, a rega deve ser feita sem exageros apenas quando o solo estiver seco. Como se trata de uma planta tropical, o pé da fruta também precisa de bastante sol.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World