Entenda a doença que paralisou parte do rosto de Fernanda Gentil

entenda a doença que paralisou parte do rosto de fernanda gentil

fernanda gentil paralisia

Em um vídeo publicado no último no último sábado (24), a Fernanda Gentil revelou que foi diagnosticada com paralisia de Bell. A jornalista relatou que, após o Carnaval, foi buscar seu filho no aeroporto e, ao cumprimentá-lo com beijos, sentiu uma dormência na boca.

“Na quinta-feira a noite [15 de fevereiro], eu fui buscar meu filho Gabriel no aeroporto e, obviamente, agarrei ele, abracei, espremi e comecei a dar vários beijos nele de saudades, e percebi, de leve, que minha boca ficou um pouco dormente. Mas passou, saímos para jantar, distrai, esqueci”, iniciou.

“Chegou sexta-feira, tive um dia cheio de trabalho. Fiquei também com a cabeça distraída, reuniões a tarde. Entre uma reunião em outra, encontrei uma brechinha para visitar os meus afilhados. Na casa deles, também estava com criança, chamegos, beijos, e senti de novo um incômodo na boca. Foi quando falei ‘cara, isso está estranho, tem algum movimento que estou fazendo que está me machucando'”.

“Fui para casa, e aí, nesse momento, lembrei do episódio do Gabriel no aeroporto. Fiquei na reunião e, quando acabou, comecei a fazer de novo o movimento de mandar beijo, e não conseguia, a boca meio que não firmava. Falei ‘cara, alguma coisa não está respondendo como deveria'”, continuou.

Diante da situação, Fernanda foi ao banheiro e começou a fazer caretas em frente ao espelho. “Foi aí que eu percebi que o lado da esquerda não estava correspondendo como o lado da direita. O lado esquerdo não acompanhava o lado direito”, contou.

Com a ajuda de médicos e exames, que descartaram a possibilidade de um AVC e de outras doenças neurológicas mais graves, a jornalista descobriu que estava com paralisia de Bell.

“A notícia ruim é que não tem uma origem certa, tem várias opções, estresse, rotina cansativa, falta de descanso e o vírus da herpes, que eu tenho, são algumas das causas. Eu não estava com herpes no período, mas tenho o vírus em mim, então, ele pode ter se manifestado dessa maneira”, afirmou a jornalista.

Veja o vídeo completo:

O QUE É A PARALISIA DE BELL?

A paralisia de Bell é definida como um processo inflamatório do nervo facial, que é o responsável pela contração dos músculos da face.

“Nosso rosto tem diversos músculos que fazem com que a gente consiga movimentar e fazer as expressões faciais. Quando eu tenho a paralisia, eu não consigo levantar a testa, abrir e fechar os olhos, fazer um bico ou dar um sorriso, por exemplo”, elucida a Dra. Carolina Brotto de Azevedo, otorrinolaringologista.

De acordo com a médica, esse diagnóstico pode ser chamado de idiopático, já que não é possível identificar uma causa específica para ele.

“Os motivos da paralisia de Bell ainda não são bem estabelecidos, porém a hipótese mais aceita até o momento é que essa inflamação do nervo facial pode ser ocasionada por um vírus, principalmente, o vírus Herpes simples”, acrescenta a Dra. Nathália Prudencio, otorrinolaringologista.

  • Sintomas
  • Os sintomas da paralisia de Bell incluem: sensação de dor ou formigamento em metade da face, dor próximo ou atrás do ouvido, enfraquecimento dos músculos do rosto em um único lado, dificuldade para realizar movimentos simples, como enrugar a testa e sorrir, e boca torta.

  • Diagnóstico
  • “Para firmar o diagnóstico de paralisia de Bell, eu tenho que ter investigado outras causas para essa paralisia no rosto, entre elas, problemas neurológicos, AVC e alterações do ouvido. Nesse sentido, além da história do paciente e do exame físico em consultório, alguns exames podem ser importantes, como a ressonância magnética do crânio”, detalha a Dra. Carolina.

  • Tratamento
  • “A paralisia facial idiopática, também conhecida como paralisia de Bell, é uma emergência médica e deve fazer o paciente procurar um pronto-socorro para o primeiro atendimento o quanto antes”, alerta o Dr. José Ricardo Gurgel Testa, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

    O tratamento pode envolver a fisioterapia e o uso de medicamentos como os corticoides orais, que ajudam a reduzir a inflamação no nervo, e os antivirais.

    “Para pacientes que não conseguem fechar os olhos durante o quadro, é importante também usar lubrificantes oculares durante o dia e uma proteção que mantenha os olhos fechados durante a noite”, fala a Dra. Nathália.

    Na maioria das vezes, com o passar das semanas, a pessoa recupera os movimentos da face sem ficar com sequelas. No entanto, quando não há uma melhora, outras medidas adicionais podem ser necessárias.

  • Paralisia de Bell x AVC
  • “No AVC, a paralisia é de origem central, ou seja, há um problema na irrigação do cérebro. Nesses casos, o terço superior do rosto (testa, sobrancelhas e área ao redor dos olhos) continua se movimentando. Já a paralisia de de Bell provoca uma paralisia completa na metade do rosto do paciente. Também não podemos esquecer que o AVC desencadeia outros sintomas, como alteração de força muscular, perda do movimento de braços e pernas e confusão mental”, conclui a Dra. Carolina.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World