Saviorless é confuso no melhor sentido e abre espaço para um novo mercado de games | Review

Nos últimos anos, os jogos indies têm ganhado cada vez mais espaço dentro da indústria de jogos eletrônicos, o que deu brecha para que novos mercados se estabelecessem no meio. O leste europeu trouxe obras grotescas de terror como Pathologic 2 e Darkwood, o Brasil lançou Unsighted, um belíssimo indie que deve ser jogado por todos que amam RPGs futuristas, e agora chegou a vez de Cuba produzir seu game independente, e o país fez um ótima estreia.

Saviorless é um jogo de plataforma 2D desenvolvido pela Empty Head Games, estúdio localizado em Havana, Cuba, e o primeiro a colaborar com uma publicadora internacional, a Dear Villagers. O game aposta em gráficos desenhados à mão que compõem belos cenários, boa música e uma história confusa e sombria, no melhor sentido da palavra, para construir uma experiência cativante.

saviorless é confuso no melhor sentido e abre espaço para um novo mercado de games | review

Saviorless é confuso no melhor sentido e abre espaço para um novo mercado de games | Review

Créditos: Arquivo Pessoal História deixa mais dúvidas do que respostas, e isso não é um problema

Em Saviorless, nós temos mais de um protagonista, porém, não somos os únicos a controlar nosso personagem. A história é conduzida pelos narradores Len, Arimbo e Tobias, seres que parecem transcender o espaço humano, mesmo possuindo uma aparência familiar aos mortais. Eles têm como objetivo conduzir uma narrativa em que o protagonista não vence, e então conhecemos Antar, personagem que controlamos por grande parte da jornada. Ele é um garoto que anseia chegar nas Ilhas Sorridentes para se tornar um Salvador.

Para alcançar esse objetivo, devemos perseguir a Grande Garça, que esconde a passagem para as Ilhas, durante essa perseguição vamos descobrindo mais sobre aquele mundo. O nosso segundo protagonista é Nento, um temível caçador com aparência animalesca e grande força.

saviorless é confuso no melhor sentido e abre espaço para um novo mercado de games | review

Saviorless é confuso no melhor sentido e abre espaço para um novo mercado de games | Review

Créditos: Arquivo pessoal

A narrativa é bastante abstrata, cheia de linguagens confusas, e no fim deixa bastante dúvidas, mas isso não é problema, porque temos múltiplos finais que complementam a trama e nos dão mais detalhes sobre a ótima história do jogo.

Desafios de plataforma difíceis na dose certa

Como dito anteriormente, o jogo é do gênero de plataforma 2D, ou seja, temos inúmeros obstáculos peloa quais devemos saltar de plataformas evitando espinhos, estruturas que caem após alguns segundos, palcos móveis que devemos controlar para passar por obstáculos, além dos diversos inimigos que devemos passar por eles usando o cenário para matá-los. Esses desafios são feitos no controle de Antar, com Nento, a gameplay é bem diferente e parece mais um beat ‘em up 2D.

saviorless é confuso no melhor sentido e abre espaço para um novo mercado de games | review

Saviorless é confuso no melhor sentido e abre espaço para um novo mercado de games | Review

Créditos: Arquivo pessoal

Mais adiante no jogo desbloqueamos os poderes de Salvador, e aí temos acesso ao dash, golpes novo e a um pulo maior. No entanto, só podemos usufruir dessa força durante um curto período de tempo, que é recarregável ao matarmos um inimigo ou destruirmos caixas espalhadas pelo mapa.

O jogo oferece obstáculos bastante desafiadores em diversos trechos, principalmente nas batalhas de chefe que usam o cenário de forma bastante criativa e competente. Em nenhum momento me cansei da jogabilidade, que é bem curta e deve durar no máximo umas seis horas caso você busque todos os troféus e objetivos.

saviorless é confuso no melhor sentido e abre espaço para um novo mercado de games | review
Créditos: Empty Head Games/Reprodução Visuais belíssimos

Um dos pontos principais do título são os belos gráficos cartunescos desenhados à mão, que formam belos cenários e refletem a obscuridade intrínseca àquele mundo. Exploramos desde fases em cavernas com vista para um belo mar, palácios vermelhos que transbordam hostilidade, até uma sombria floresta que te sufoca com a sensação de estar cercado de perigos, e Saviorless brilha em seus visuais.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World