Samsung desbanca Apple e se torna a maior vendedora de celulares do mundo

microsoft, samsung desbanca apple e se torna a maior vendedora de celulares do mundo

1604-celulares-samsung-super-site

Nesta semana, a Apple perdeu o título de maior vendedora de celulares do mundo para a rival Samsung. Enquanto a empresa americana apresentou queda acentuada no número de iPhones comercializados, a gigante sul-coreana retomou a liderança em participação no mercado global.

Segundo dados da consultoria IDC (International Data Corporation), a Samsung agora lidera o mercado de venda de smartphones com uma participação de 20,8%, superior aos 17,3% da Apple. A empresa americana teria vendido 50,1 milhões de iPhones no primeiro trimestre de 2024, abaixo dos 55,4 milhões de celulares nesse mesmo período no ano passado.

No final de 2023, a Apple quebrou a supremacia de 12 anos da Samsung e assumiu a dianteira em vendas de celular. Não demorou muito, porém, para que a empresa sul-coreana reagisse e, meses depois, retomasse o posto.

O principal culpado pelo declínio da Apple é a situação da empresa na China, seu terceiro maior mercado. As vendas de iPhone por lá caíram 24% em comparação ao ano passado. A empresa tem que lidar com o recuo dos gastos dos consumidores chineses e a concorrência interna de gigantes locais como Huawei e Xiaomi – que são beneficiados pelas sanções governamentais a aparelhos eletrônicos estrangeiros.

E isso se reflete no ranking global: a Xiaomi, mesmo não vendendo nos EUA, é a terceira colocada com participação em 14,1% do mercado.

As fatias da maçã

As vendas de iPhone representam 58% da receita da Apple. Então, perder espaço no mercado de smartphones é perder uma parte importante da arrecadação. No ano passado, o faturamento global da empresa já tinha caído 3%, seu pior desempenho desde 2016.

Essas e outras deslizadas da maçã fizeram ela perder espaço na bolsa de valores. Ela foi superada pela Microsoft, que tem surfado bem na onda da inteligência artificial, como a empresa mais valiosa do mundo.

A Apple, mesmo assim, ainda é a segunda empresa com maior valor de mercado: US$ 2,62 trilhões. Nesse quesito, ela fica bem à frente da Samsung, que com US$ 382,18 bilhões ocupa a 22ª posição.

O vaivém na disputa pelo topo de vendas mostra a intensa competição entre as fabricantes de smartphones e como esse mercado continua em crescimento. A Samsung lançou seus mais recentes modelos S24 no início do ano; enquanto o iPhone 15, o modelo mais novo, chegou em setembro de 2023.

A Samsung apostou muito em recursos de inteligência artificial para promover os modelos S24. Investidores esperam que a Apple também entre na roda e forneça detalhes de suas próprias experiências com IA para os iPhones em breve – a empresa teria inclusive desistido de um projeto de um carro elétrico próprio para direcionar esforços nessa área.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World