‘Saidinha’, crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, na manhã desta terça-feira, 23, um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. No encontro, Lula respondeu a questionamentos de diferentes temas políticos e econômicos, como o veto ao projeto de lei que acaba com a “saidinha” dos presos e a meta fiscal de superávit primário do governo.

‘saidinha’, crise com congresso e greves: os principais pontos do café de lula com jornalistas

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o café da manhã com jornalistas realizado nesta terça-feira, 23 Foto: Wilton Júnior/Estadão

O presidente também afirmou que não viu o ato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Praia de Copacabana, no Rio, e tentou minimizar a crise que o Planalto trava com o Congresso Nacional. Lula também não mostrou preocupação com as recentes pesquisas que avaliam negativamente o governo. Confira os principais trechos do encontro de Lula com os jornalistas.

Veto ao projeto que acaba com ‘saidinha’ de presos

O presidente afirmou que “o problema é do Congresso” se o Legislativo resolver derrubar o veto presidencial ao projeto de lei que acaba com a saída temporária de presos, também conhecida como “saidinha”. A Câmara e o Senado vão promover uma sessão conjunta nesta quarta-feira, 24, para decidir sobre a manutenção ou a rejeição do veto de Lula.

Ato de Bolsonaro no Rio

O presidente disse que não viu o ato de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, realizado na Praia de Copacabana neste domingo, 21. O petista afirmou que estava mais interessado em fotografar os ninhos de joão-de-barro do Palácio da Alvorada.

Nas redes sociais, aliados de Lula evitaram comentar sobre a manifestação em favor de Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro. O ato realizado por Bolsonaro reuniu 32,7 mil pessoas, segundo o Monitor do Debate Político da Universidade de São Paulo (USP), e foi marcado por acusações de parcialidade contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e gestos de gratidão ao empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter) e da montadora de supercarros Tesla. Desde o início do mês, Musk abriu fogo contra o STF ao acusar a Corte de promover censura.

Crise entre Planalto e Congresso

Lula tentou minimizar a crise entre o Planalto e o Congresso e afirmou que desentendimentos com a Câmara e o Senado fazem “parte do jogo”. O presidente afirmou que o governo precisa ter “cuidado” para manter uma relação harmoniosa com os congressistas e indicou a existência de um acordo com o Centrão.

Mudança de ministros na Esplanada

Questionado sobre uma possível reforma ministerial, Lula afirmou que não promoverá mudanças “neste instante”. O petista, porém, sugeriu que alterações na Esplanada podem ocorrer em breve. “Eu não conheço um técnico que anuncie, quando o time entra em campo, quem ele vai tirar. O time entra para jogar, está jogando do jeito que eu acho que deve jogar”, disse o presidente, fazendo uma analogia com o futebol.

Baixa aprovação do governo em pesquisas de opinião

O presidente minimizou as pesquisas de opinião divulgadas no início deste ano. Segundo Lula, “um político qualquer que tiver preocupação com pesquisa no começo do seu mandato efetivamente não está preparado para ser político”. Desde que a baixa aprovação foi atestada pelos institutos, o petista cobrou mais divulgação dos programas governamentais por parte dos ministros e apostou em uma aproximação com o eleitorado evangélico.

‘saidinha’, crise com congresso e greves: os principais pontos do café de lula com jornalistas

Lula, presidente da República, no café com jornalistas Foto: Wilton Júnior/Estadão

‘Tudo no Brasil é gasto’

O presidente criticou a visão de que despesas com educação, saúde e desenvolvimento social são consideradas “gastos”. Lula disse que “tudo no Brasil é gasto” e “a única coisa que parece investimento é o superávit primário”, em referência ao esforço do governo para equilibrar as contas públicas.

Greves por reajustes salariais

No café da manhã com jornalistas, Lula disse que “acha legal” as greves que os servidores públicos estão fazendo em busca de reajustes salariais. O presidente anunciou que prepara um aumento de salário “para todas as carreiras”. O reajuste, porém, não deve ser na integralidade do que o reivindicado pelos grevistas.

Novas críticas ao presidente do Banco Central

O chefe do Executivo voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelo nível da taxa básica de juros do País, a Selic, que está em 10,75%. De acordo com Lula, Campos Neto tem que saber que quem “perde dinheiro” com juro alto é o “povo brasileiro”. “Com todo respeito ao mercado, eu quero mais bem ao Brasil que ao mercado”, afirmou.

Volta de Eduardo Cunha ao cenário político

Questionado sobre a volta do ex-deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PRD-RJ) para o cenário político, Lula afirmou que “anormal é se ele estiver tendo influência política nas decisões do Congresso Nacional”. Recentemente, Cunha voltou a circular por Brasília e disse que voltará a aparecer nas urnas em 2026.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World