Governo pede para prorrogar negociação com Eletrobras sobre ampliar presença no conselho

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA – A Advocacia-Geral da União solicitou ao ministro Kássio Nunes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a prorrogação por 90 dias do prazo de negociação com a Eletrobras para ampliar a presença do governo no conselho de administração da companhia.

No ano passado, o governo ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade questionando o trecho da lei que autorizou a privatização da empresa e que proíbe acionistas de exercer votos em número superior a 10%. A Eletrobras foi privatizada em junho de 2022 já sob o modelo de corporation, em que nenhum dos sócios pode deter mais do que 10% do controle da companhia.

O governo alega, no entanto, que ainda detém quase 47% das ações ordinárias da Eletrobras, mesmo após a privatização – e, por isso, roga maior participação no conselho. Fontes a par das negociações afirmam que o governo deseja nomear três conselheiros, do total de nove representantes dos acionistas no comitê.

governo pede para prorrogar negociação com eletrobras sobre ampliar presença no conselho

Governo alega que ainda detém quase 47% das ações ordinárias da Eletrobras mesmo após a privatização – e, por isso, roga maior participação no conselho. Foto: Brendan McDermid/Reuters

Representantes de sócios privados sugerem aumentar o número total para 11 e oferecer duas cadeiras ao governo – daí o impasse atual.

As negociações não foram concluídas e o prazo se encerraria no próximo dia 9. Ambas as partes vêm demonstrando, no entanto, o desejo de manter as tratativas. Neste contexto, a AGU fez o pedido formal ao ministro Kássio Nunes na noite desta quarta-feira, 3.

Leia mais

    O argumento do governo é que limitar o poder de voto da União, apesar da presença ainda relevante do Estado no capital da empresa, fere o princípio constitucional da razoabilidade, proporcionalidade e impessoalidade na administração pública.

    Em 19 de dezembro, Nunes enviou a causa para a câmara de conciliação, estimulando as duas partes a chegar a um acordo, atendendo a pedido da Procuradoria-Geral da República.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World