Humanos pré-históricos viviam em túneis de lava na Árabia Saudita

humanos pré-históricos viviam em túneis de lava na árabia saudita

1904-tuneis-lava-pre-historicos-super-site

Na grande obra de ficção científica Duna, de Frank Herbert, os Fremen, habitantes do planeta desértico Arrakis, sobrevivem ao ambiente hostil e árido vivendo em grandes redes de cavernas esculpidas na pedra, chamadas de Sietches.

De forma parecida, um grupo de pesquisadores acaba de descobrir que comunidades humanas pré-históricas escapavam do calor dos desertos terráqueos vivendo em túneis formados por lava.

No estudo, publicado na revista especializada PLOS One, uma equipe liderada por Mathew Stewart da Universidade Griffith, na Austrália, relata a descoberta de vestígios de atividade humana em um túneis formados por erupções vulcânicas em Harrat Khaybar, no noroeste da Árabia Saudita. Uma das estruturas analisadas tem pelo menos 1,5 km de comprimento e é maior conhecida no país.

Esses túneis se formam durante a erupção de um vulcão, nos lugares em que passam rios de lava. Quando a parte mais externa desses rios esfria, ela acaba se solidificando, enquanto a rocha derretida continua a fluir por baixo. Depois que a lava acaba de escorrer, sobra o túnel rígido.

Foram encontrados sinais da presença de Homo sapiens que vão de 7 a 10 mil anos atrás, algo razoavelmente recente na história humana (no Oriente Médio e no Leste Europeu, já se praticava agricultura em uma escala razoável nessa época). Dentre os achados, os arqueólogos encontraram ossos de animais, ferramentas de pedra e cerâmica e arte nas paredes.

De acordo com os pesquisadores, as cavernas são frescas e se mostram um ótimo refúgio do calor quente e seco do deserto: “Isso está transformando nossa compreensão da pré-história da península Arábica”, diz à revista New Scientist Mathew Stewart.

   

Além disso, o estudo mostra que o uso de animais de pastoreio, como ovelhas e cabras (registrado pelas pinturas nas paredes), indica que o túnel fazia parte de uma rota, e que possivelmente conectava uma região de oásis a outra.

Para Mike Morley, pesquisador da Universidade Flinders em Adelaide, na Austrália, os túneis representam outro tipo de sistema de cavernas utilizado para a habitação de comunidades humanas, e que pode haver grandes descobertas arqueológicas nos esperando em sítios similares mundo afora.

“Essas descobertas representam um tesouro de informações arqueológicas para a Arábia Sayduta, uma região enorme que só recentemente foi investigada sistematicamente para arqueologia pré-histórica.”

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World