PEC que isenta de IPVA veículos com 20 anos ou mais de fabricação será votada nesta semana no Senado

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA – O Senado realizou, nesta terça-feira, 27, a primeira sessão de discussão, em primeiro turno, da PEC que livra de incidência de IPVA os veículos terrestres com mais de 20 anos de fabricação. O texto já conta com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e será incluído na pauta de votações desta quarta, 28, e quinta-feira, 29.

Atualmente, a Constituição Federal elenca veículos isentos da tributação. Desta forma, a PEC busca estender a imunidade para abranger os veículos terrestres de passageiros que tenham ou ultrapassem 20 anos de fabricação.

A justificativa da proposta ainda estabelece que a reforma tributária, recentemente aprovada pelo Congresso, deu um “grande passo rumo à justiça fiscal”, passando a prever expressamente que o IPVA incidirá sobre veículos terrestres, aquáticos e aéreos, com exceção dos expressamente previstos no art. 155, § 6º, inciso III, em relação aos quais foi concedida imunidade tributária.

pec que isenta de ipva veículos com 20 anos ou mais de fabricação será votada nesta semana no senado

PEC deve ser incluída na pauta de votações desta quarta, 28, e quinta-feira, 29 Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Para o autor do projeto, senador Cleitinho (Republicanos-MG), tal iniciativa resolveu uma “antiga incongruência” no Sistema Tributário Nacional, que permitia a tributação de automóveis, desde os mais simples, mas impedia a tributação de barcos e aeronaves, veículos, em regra, pertencentes a pessoas com maior poder aquisitivo.

“É uma proposta simples que altera o artigo 155 da Constituição para prever uma exceção a uma cobrança do IPVA para veículos automotores com mais de 20 anos. Me parece uma medida muito justa, razoável. Acho que vamos ter adesão do Senado Federal. Aprovado no Senado, vai à Câmara dos Deputados”, disse o presidente da Casa Rodrigo Pacheco (PSD-MG) em vídeo publicado nas redes sociais do autor da matéria.

No texto, também é informado que, de 2020 a 2021, veículos com mais de 20 anos passaram de 2,5 para 3,6 milhões. O cenário teria sido intensificado, principalmente, devido à pandemia da covid-19, que ocasionou um aumento considerável no preço dos veículos, inclusive em relação aos usados, e à queda do poder aquisitivo.

A PEC ainda cria nova hipótese de imunidade tributária que poderá gerar alguma perda de arrecadação nos Estados de Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina, afirmou o relatório do senador Marcos Rogério (PL-RO). Nos outros Estados, há previsão de isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos, sendo que, em alguns casos, ainda são concedidos a isenção para veículos com mais de 10 anos.

O Tribunal de Contas da União (TCU) já expressou entendimento, no Acórdão 1.205 de 2024, segundo o qual as imunidades tributárias não seriam consideradas benefícios tributários, não se submete às exigências das normas de direito orçamentário-financeiro.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World