'General inverno' chega com força à Guerra da Ucrânia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com pouco menos de um mês de antecedência, o proverbial “general inverno” irrompeu de forma furiosa na Guerra da Ucrânia, prenunciando a nova fase do conflito iniciado pela invasão russa do vizinho há 21 meses.

Nevascas e chuvas torrenciais na costa do mar Negro levaram caos à regiões mais afetadas pela guerra na Ucrânia, na Crimeia anexada e também na Rússia continental. Ataques aéreos e o uso de helicópteros militares ficaram limitados no domingo (26) e nesta segunda (27).

A mídia russa chamou o tempo severo de tempestade do século: 1,9 milhão de pessoas estavam sem energia no país, 498 mil delas na península da Crimeia, que Valdimir Putin tomou para si em 2014 após o governo pró-Rússia em Kiev ser derrubado.

Em toda a região, que registrou ventos de 144 km/h, ondas de até oito metros assolaram balneários. Vídeos registrados por moradores de Sochi, a mais famosa cidade costeira russa, mostraram ondas inundando ruas e invadindo prédios. O aeroporto local foi fechado.

Na Ucrânia, 2.019 cidades em 16 regiões tiveram apagões. A neve provocou caos no trânsito em cidades como Odessa, o principal porto do país

Todo esse caos climático antes da chegada oficial do inverno, em 22 de dezembro no Hemisfério Norte, traz uma conclusão à fase atual da guerra, iniciada com a contraofensiva ucraniana de 4 de junho.

O esforço movido por novas armas e treinamento ocidentais não deu certo, como o principal general do país, Valeri Zalujni, descreveu na sua polêmica entrevista à revista britânica The Economist no mês passado, que irritou o presidente Volodimir Zelenski.

O líder ucraniano sabe o momento duro pelo qual passa, com críticas domésticas, expurgo de generais e o temor de que os EUA e a Europa irão abrandar o apoio que dão a Kiev devido à avaliação de que algum tipo de acordo de paz com a Rússia é necessário, já que ganhar a guerra parece improvável.

Concorre para tal o cenário global, com atenções voltadas para a guerra Israel-Hamas, e vitórias eleitorais na Europa de céticos sobre o suporte aos ucranianos, como na Holanda na semana passada. A proximidade da campanha americana é vital, dada a disposição dos republicanos de Donald Trump de defender a retirada dos bilhões de dólares dados por Joe Biden a Kiev.

Nesta segunda, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, até tentou animar Zelenski ao repetir que a Ucrânia será aceita na aliança militar ocidental após a guerra. Antes, a Alemanha havia aprovado o envio de mais defesas aéreas a Kiev, mas a essa altura trata-se de paliativo.

A avaliação vai para os dois lados: os russos também não lograram sucessos definitivos neste ano, embora tenham tido mais avanços do que os rivais. Em maio, tomaram Bakhmut (em Donetsk, leste do país) após uma sangrenta batalha, e neste momento estão fazendo uma ofensiva final antes que o tempo torne os combates mais difíceis.

Ela ocorre em Avdviika, também em Donetsk, vista como vital para o eventual controle da província —a região foi anexada ilegalmente por Moscou em setembro do ano passado, mas os russos não controlam nem 60% do território.

Zelenski diz que a luta na região é a mais intensa da guerra até aqui, e o Ministério da Defesa do Reino Unido estima em mil os mortos e feridos do lado de Moscou todos os dias na última semana —número impossível de ser aferido, e Londres não avalia as perdas de Kiev, sua aliada.

Já a contraofensiva ucraniana, que conseguiu avanços pontuais na margem ocupada do rio Dnieper, está paralisada. O cenário agora é o de rearranjo de forças visando o inverno, personagem central da historiografia militar daquela região do mundo, como os conquistadores derrotados Adolf Hitler e Napoleão Bonaparte sabem bem.

O contexto favorece a Rússia, que no sábado deu uma mostra do que poderá fazer na temporada de menos ação terrestre, lançando o maior ataque com drones da guerra até aqui contra Kiev.

Foram 75 modelos iranianos Shahed-136 lançados, que a Ucrânia disse ter abatido em quase sua totalidade, mas cujos destroços causaram danos e queda de energia. A Ucrânia revidou no domingo, com 24 aparelhos sendo interceptados na Rússia, inclusive contra Moscou.

No inverno passado, os russos atacaram sistematicamente a rede energética do rival, levando a apagões em todo o país. O temor de Kiev, até pela diminuição no ritmo de ataques com mísseis nas últimas semanas, é o de uma campanha renovada mais intensa agora.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World