Ramón Díaz pode desfalcar Vasco em 10 jogos após declaração machista contra árbitra

ramón díaz pode desfalcar vasco em 10 jogos após declaração machista contra árbitra

Ramón Díaz pode desfalcar Vasco em 10 jogos após declaração machista contra árbitra

Treinador argentino corre risco de ser punido

Situação lamentável

Depois de começar o Campeonato Brasileiro com o pé direito, o Vasco não conseguiu engrenar uma sequência de vitórias no torneio. A equipe Cruzmaltina acabou superado pelo Red Bull Bragantino por 2 a 1 no Nabizão e perdeu uma chance de ficar cada vez mais perto do topo da tabela. Além do resultado negativo, um fato acabou gerando polêmica e não foi dentro das quatro linhas.

Isso porque Ramón Díaz, técnico do Gigante da Colina proferiu uma declaração machista que contém a seguinte frase: “É complicado que quem decida no VAR seja uma mulher”. As palavras repercutiram negativamente e podem render uma punição para o argentino em partidas do Campeonato Brasileiro.

Segundo a advogada especialista em direito desportivo, presidente do TJD do futebol do RJ; vice presidente do futsal do RJ e presidente da comissão de direito desportivo da OAB/RJ, Renata Mansur, o argentino corre o risco de ser enquadrado no Artigo 243G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê uma pena para ato discriminatório em razão de sexo, e ser punido com até dez partidas longe dos gramados.

Punição severa na competição nacional

Além disso, as falas podem ser enquadradas no capítulo que prevê as infrações contra a ética desportiva e podem ser punidas tanto dentro quanto fora de campo. Frisando que a situação é semelhante a de John Textor, dono da SAF do Botafogo,que foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter feito acusações de manipulação nos jogos do Brasileiro de 2023, após o fim do torneio, sem trazer à tona provas, assim, foi punido fora de campo.

O Artigo 243G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) afirma que “Praticar ato discriminatório, desdenhoso, ultrajante, relacionado a preconceito com origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa, ou portadora de deficiência poderá levar a punição de cinco a dez jogos”, no caso do praticante ser um treinador ou jogador. E o pagamento de uma multa que gira em torno dos R$ 100 a R$ 100 mil. Contudo, a denúncia depende da procuradoria do STJD.

Leia mais: Lúcio Barbosa se manifestou após Pedrinho notificar a SAF do Vasco na Justiça: “fazendo o papel dele”

As críticas do treinador foram dirigidas a Daiane Muniz, responsável pelo VAR, na partida entre o Cruz-Maltino e o Grêmio, no último domingo (14). A árbitra recomendou a revisão de uma penalidade assinalada em favor do clube carioca, que acabou sendo anulada.

Declaração do treinador do Vasco

“Com respeito aos árbitros, não podemos falar muito. Na última partida, o VAR foi uma senhorita, uma mulher, e foi pênalti. Me parece complicado que o VAR quem tenha que decidir seja uma mulher. Porque o futebol é tão dinâmico, com ações tão rápidas. Hoje não sei se o árbitro também não viu o lance, que me pareceu pênalti. O Vasco está crescendo, competimos”, afirmou.

Sabendo da situação em questão, o Vasco fez questão de lamentar a declaração machista do seu comandante e em nota oficial enfatizou os valores e princípios que fazem parte da história da instituição. “O Vasco da Gama lamenta a declaração do técnico Ramón Díaz e reafirma o compromisso de reforçar as medidas e diretrizes educativas necessárias em acordo com suas determinações, valores e princípios. Pedimos, assim como nosso técnico, desculpas”, publicou.

Leitura recomendada:

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World