Qual foi o dia do golpe militar de 1964? Entenda disputa sobre a data que marca início da ditadura

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Prestes a completar 60 anos, o golpe militar no Brasil ainda provoca divergências sobre a data que de fato ocorreu: se em 31 de março ou em 1º de abril de 1964. Militares e setores conservadores, de um lado, “celebram” o que consideram a “revolução” no dia 31 de março; de outro, setores ligados à esquerda, assim como grande parte dos historiadores, citam o primeiro dia de abril como o correto para marcar o início da ditadura militar no País.

A discordância ocorre em uma tentativa de militares se dissociarem do Dia da Mentira, comemorado tradicionalmente em vários países, inclusive no Brasil, em 1º de abril. Segundo a professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Cristina Scheibe Wolff, a reivindicação dos militares pelo último dia de março é para desconectar a data do golpe do simbolismo da mentira.

“De certa forma, foi mesmo uma mentira, porque eles chamaram de revolução um golpe de Estado. Então, é significativo ser marcado no dia 1º de abril, e é isso que evitam”, disse.

qual foi o dia do golpe militar de 1964? entenda disputa sobre a data que marca início da ditadura

Ditadura militar completa 60 anos em 2024 Foto: Leonêncio Nossa/Estadão

Registros históricos afirmam que as movimentações mais incisivas dos militares golpistas começaram na madrugada do dia 31 de março. Durante todo o dia, já havia boatos de que a movimentação ocorreria, mas um golpe, de fato, era apenas uma ameaça.

O professor Pedro Ernesto, do Departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), destaca outro motivo que faz do 31 de março a data reivindicada pelos militares. Foi naquele dia que o general Mourão Filho marchou com as suas tropas de Juiz de Fora (MG) em direção ao Rio de Janeiro para depor o governo.

“31 de março é uma forma de os militares tentarem lavar a imagem deles e dar uma repaginada num evento que foi algo que não representou de nenhuma forma uma intervenção constitucional e que não contou com o apoio da maior parte da população brasileira”, afirmou o professor.

Leia mais

    Até 1º de abril, o presidente João Goulart ainda estava no poder. Ele permaneceu no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, pelo menos até o meio-dia, quando deixou o local e foi para Brasília, que já era a capital federal.

    Tropas de diversas partes do País marcharam para o Laranjeiras para encurralar o presidente, que já havia partido para Brasília, e, depois, para Porto Alegre (RS), em uma tentativa de organizar uma resistência ao golpe.

    No fim daquele dia 1º teve início a sessão que marcou a deposição do presidente no Congresso. A declaração da vacância da Presidência da República pelo presidente do Congresso, Auro de Moura Andrade, ocorreu já na madrugada do dia 2.

    “O 1º de abril se torna uma resposta dos setores da oposição ao golpe militar de 1964, porque é associado ao dia da mentira e à farsa. Concretamente, historicamente, no dia 1º de abril o presidente ainda era João Goulart. 31 de março é mais uma fake news”, afirmou o professor Ernesto. “Essa questão está muito ligada ao debate geral sobre a disputa da memória do golpe civil-militar de 1964?, completou.

    Para a professora Cristina Scheibe Wolff, apesar de o golpe militar ter sido fruto de um processo histórico, ter uma data fixa para marcar seu aniversário é importante como forma de preservar a democracia e impedir que tentativas autoritárias voltem a rondar o País. “Lembrar para não esquecer e não repetir.”

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World