Promotores e advogados buscam concluir seleção de júri em julgamento de Trump sobre suborno

promotores e advogados buscam concluir seleção de júri em julgamento de trump sobre suborno

Donald Trump e advogado Todd Blanche em Nova York 18/4/2024 Jabin Botsford/Pool via REUTERS

Por Luc Cohen e Jack Queen e Andy Sullivan

NOVA YORK (Reuters) – Os promotores e advogados do julgamento criminal de Donald Trump devem concluir nesta sexta-feira o meticuloso processo de seleção do júri que, pela primeira vez na história dos Estados Unidos, determinará se um ex-presidente é culpado de violar a lei.

Com os 12 membros titulares do júri já escolhidos, os promotores e advogados de defesa precisam selecionar seis suplentes para o julgamento, que deve se estender até maio. As declarações iniciais podem começar na segunda-feira.

Dois jurados já foram retirados do caso. Na quinta-feira, o juiz Juan Merchan dispensou uma jurada que disse ter se sentido intimidada após amigos e parentes descobrirem que ela havia sido escolhida para o julgamento. Outro jurado foi dispensado depois que os promotores questionaram se ele havia sido sincero em relação a seus antecedentes criminais.

A seleção do júri é geralmente um processo controverso, pois ambos os lados se esforçam para reunir um grupo que esperam que seja mais favorável aos seus interesses.

Mas isso tem se mostrado especialmente desafiador nesse caso, que envolve um ex-presidente polêmico acusado de encobrir um pagamento a uma estrela pornô pouco antes de ser eleito em 2016. Trump se declarou inocente.

Esse é um dos quatro casos criminais que Trump enfrenta, mas o único que certamente irá a julgamento antes da eleição de 5 de novembro, quando o candidato republicano pretende reconquistar a Casa Branca. Uma condenação não o impediria de exercer o cargo.

Aproximadamente metade dos mais de 200 jurados em potencial disseram que não seriam capazes de avaliar imparcialmente a culpa ou a inocência de Trump. Todos foram selecionados de Manhattan, uma região fortemente democrata.

Trump tem dito que todos os quatro casos criminais são um esforço dos aliados do presidente Joe Biden para prejudicar sua campanha. Suas críticas às testemunhas, aos promotores, ao juiz e aos parentes deles nesse caso e em outros também têm gerado preocupações sobre assédio, o que levou Merchan a impor uma ordem de silêncio parcial.

Trump tem testado os limites dessa ordem de silêncio, publicando na quarta-feira que ativistas liberais disfarçados estavam mentindo para entrar no júri. Os promotores pediram a Merchan que o penalizasse.

Merchan tomou medidas para proteger os jurados de assédio, dizendo que eles permanecerão anônimos, exceto para Trump, seus advogados e promotores. Na quinta-feira, ele disse que proibiria a imprensa de informar sobre o emprego dos jurados em potencial.

Nesse caso, Trump é acusado de encobrir um pagamento de 130.000 dólares que seu ex-advogado Michael Cohen fez à estrela pornô Stormy Daniels pelo silêncio dela, antes da eleição de 2016, sobre um encontro sexual que ela diz que eles tiveram uma década antes.

Trump se declarou inocente de 34 acusações de falsificação de registros comerciais apresentadas pelo promotor de Manhattan, Alvin Bragg, e nega qualquer encontro com Daniels, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford.

Ele também se declarou inocente em seus outros três processos criminais. Dois deles o acusam de tentar anular sua derrota nas eleições de 2020 para Biden, enquanto outro o acusa de manuseio indevido de documentos confidenciais após deixar o cargo.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World