Primeiro-ministro palestino Mustafa forma gabinete e pede cessar-fogo imediato em Gaza

primeiro-ministro palestino mustafa forma gabinete e pede cessar-fogo imediato em gaza

Presidente palestino Mahmoud Abbas com Mohammad Mustafa 14/3/2024 Divulgação via REUTERS

RAMALLAH (Reuters) – O primeiro-ministro palestino, Mohammad Mustafa, formou nesta quinta-feira um novo gabinete, no qual também atuará como ministro das Relações Exteriores, tendo como prioridade máxima o cessar-fogo imediato e a retirada israelense de Gaza, informou a agência de notícias palestina WAFA.

Mustafa, um aliado do presidente Mahmoud Abbas e uma figura importante do mundo dos negócios, foi nomeado primeiro-ministro este mês com responsabilidade de ajudar a reformar a Autoridade Palestina (AP), que exerce um governo autônomo limitado na Cisjordânia ocupada por Israel.

Ele também foi designado para liderar o socorro e a reconstrução de Gaza, que foi devastada por mais de cinco meses de guerra, ao mesmo tempo em que desempenha a função dupla de ministro das Relações Exteriores, substituindo Riyad al-Maliki, que ocupava o cargo desde 2009.

Abbas, que, como presidente, continua sendo de longe a autoridade mais poderosa da AP, nomeou o novo governo em uma demonstração de disposição para atender às exigências internacionais de mudança na administração.

Ele aprovou o gabinete de Mustafa com o especialista em finanças Omar al- Bitar como ministro das Finanças e Muhamad al Amour, que foi presidente da Associação de Empresários Palestinos, como ministro da Economia, mas manteve Ziad Hab al-Reeh, ex-chefe da agência de inteligência interna da AP, como ministro do Interior, disse a WAFA.

O novo gabinete também incluirá um ministro de Estado para “assuntos de assistência”.

Mustafa disse em uma declaração do gabinete dirigida a Abbas que a prioridade nacional é um cessar-fogo imediato em Gaza e uma retirada israelense completa do enclave, além de permitir que a ajuda humanitária entre em grandes quantidades e chegue a todas as áreas, informou a WAFA.

A AP, controlada pela facção política Fatah de Abbas, há muito tempo tem uma relação tensa com o Hamas, o movimento islâmico que governa Gaza, e as duas facções travaram uma breve guerra antes de o Fatah ser expulso do território em 2007.

No entanto, condenou repetidamente a invasão israelense da Faixa após o ataque liderado pelo Hamas a Israel em 7 de Outubro, e tem insistido que deve desempenhar um papel na gestão de Gaza após a guerra.

(Reportagem de Ali Sawfta)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World