‘É preciso parar de naturalizar o racismo religioso no Brasil’

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Vivemos em uma nação que segue criando dificuldades para a superação do racismo. Um estudo recente encomendado pelo Instituto Peregum confirma que no Brasil as pessoas não se dizem racistas (85%), mas reconhecem que o racismo existe (81%). Isso significa que o ato da negação faz com que as pessoas se isentem de encarar um problema que precisa de uma sociedade inteira para ser solucionado.

O Brasil é, sim, um país racista e essa não é uma afirmação vazia. Este dado vergonhoso está registrado no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2001, quando ocorreu a 3ª Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, em Durban, na África do Sul.

No evento, a comissão brasileira apresentou números do alto nível de vulnerabilidade econômica e social da população negra (pretos e pardos), a maioria abaixo da linha da pobreza e carente de serviços públicos básicos (moradia, alimentação, saúde, educação, segurança pública e emprego).

‘é preciso parar de naturalizar o racismo religioso no brasil’

A jornalista e historiadora Claudia Alexandre condena o que chama de naturalização do racismo religioso no Brasil. FOTO ALEX SILVA/ESTADAO Foto: Alex Silva / Estadão

Mas, passados 23 anos, o compromisso de superar os baixos índices, por meio de políticas públicas para as relações étnico-raciais, ainda enfrenta obstáculos que encontram razões no racismo estrutural. Para além do esvaziamento deste conceito devemos nos afastar da abstração, para reconhecer que se há racismo é porque existem racistas. Lembremos da famosa frase da ativista Angela Davis: “numa sociedade racista não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”.

Os últimos dados sobre a violência contra as religiões afro-brasileiras, por exemplo, são alarmantes e atestam que estamos naturalizando um problema urgente. Apesar do Brasil ser um país que possui a maior diversidade de práticas religiosas do mundo, dados de 2023 do Disque 100, serviço do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), alertam para um aumento de denúncias e violações de direito à liberdade religiosa, que atingiram respectivamente, 64,5% e 80,7%, em relação ao ano anterior.

‘é preciso parar de naturalizar o racismo religioso no brasil’

Festa de Iemanjá em Salvador é uma das mais tradicionais da cultura afro-brasileira Foto: Rafael Martins/EFE

Foram três denúncias de intolerância religiosa por dia entre 2021 e 2022. Isso evidencia os crescentes ataques, injúrias, depredações e perseguições aos terreiros e seguidores de tradições como Candomblés e Umbandas. A maioria dos ataques teria partido de pessoas do segmento evangélico, principalmente neopentecostal, em direção às religiões afro-brasileiras.

Uma tensão motivada pelo discurso de ódio, principal estratégia para disputar espaços de fé e dominação política, além do rentável mercado religioso, que é uma realidade no País. Isso expõe a discriminação racial por meio da demonização e de relatos de constrangimentos, ofensas, invasões de terreiros e até assassinatos. Outro agravante é que o MDHC apontou que a maioria das vítimas do racismo religioso são mulheres (68,5%).

Se os números dessa violência só aumentam e no Brasil o racismo religioso é crime (Lei 14.532/2023) – inafiançável e imprescritível – cabe pensarmos na importância de políticas públicas eficazes, no papel da educação para as relações étnico-raciais e na urgência de atitudes antirracistas. É dever do Estado promover políticas públicas de proteção, que assegurem os direitos de liberdade religiosa e eliminem o sentimento de impunidade diante dos ataques crescentes.

Existem poucas delegacias e agentes públicos especializados nesse tipo de crime. Os números de seguidores são subestimados e não há mapeamento nacional de terreiros e suas especificidades, dificultando o reconhecimento do valor cultural e histórico das religiões afro-brasileiras.

A prática antirracista exige que quebremos o silêncio diante de injustiças sociais. A percepção de que vivemos em um país racista nos obriga a reconhecer que estamos comprometidos a nos indignarmos com sua existência. Em relação às religiões afro-brasileiras, quando nos calarmos diante das violências estamos permitindo que, em nome de uma religião, um grupo religioso ataque criminalmente o outro. Temos que parar de naturalizar o racismo religioso no Brasil.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World