Por que Tottenham 'torce' pelo rival Arsenal contra o Bayern na Liga dos Campeões

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Arsenal visita o Bayern de Munique nesta quarta (17), em jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões. A partida não é apenas fundamental para as esperanças continentais das duas equipes, mas também para seus respectivos países. Até rivais como Tottenham e Borussia Dortmund precisarão torcer por seus ‘inimigos’ nacionais.

O QUE ACONTECEU

Inglaterra e Alemanha travam briga por uma vaga extra na próxima Liga dos Campeões. As duas melhores ligas nacionais da temporada 2023/24 segundo o coeficiente Uefa serão premiadas com um clube a mais na Liga dos Campeões de 2024/25.

A Alemanha está na frente no momento. A pontuação média dos times da Bundesliga nesta temporada é de 17,214, enquanto a dos ingleses é de 16,750. A Itália possui o melhor coeficiente da temporada com sobras (18,428) e tem praticamente assegurada uma das vagas extras na próxima Liga.

A Inglaterra tem vantagem no número de clubes ativos em competições europeias. Cinco times da Premier League —Arsenal e Manchester City na Champions, Liverpool e West Ham na Liga Europa, e Aston Villa na Conference— seguem vivos e podem adicionar pontos para seu país. Já a Alemanha conta com apenas duas equipes: Bayern de Munique na Liga dos Campeões, e Bayer Leverkusen na Liga Europa.

Caso a Inglaterra passe à frente da Alemanha, o Tottenham é grande candidato a ser beneficiado. O clube londrino ocupa a quinta colocação da Premier League, 3 pontos atrás do Aston Villa (4º) e 10 pontos à frente do Newcastle (6º). Os Spurs têm o Arsenal como principal rival, mas uma vitória dos Gunners nesta terça pode ajudá-los.

Uma vitória do Bayern nesta quarta-feira (17) pode ajudar a próxima temporada do Borussia Dortmund. O time da Muralha Amarela é o quinto colocado da Bundesliga, com a mesma pontuação do RB Leipzig. A briga pelo G4 no Alemão parece restrita aos dois clubes, que estão 7 pontos atrás do 3º (Stuttgart) e 14 pontos à frente do 6º (Eintracht Frankfurt) a cinco rodadas do fim.

A Inglaterra é ligeiramente favorita a conquistar a quinta vaga. Segundo a Opta, empresa especializada em estatísticas esportivas, a Premier League entrou nesta semana com 57,8% de probabilidade de ficar no top 2, enquanto os alemães chegaram com 41,8%. A Itália tem situação confortável, com 99,8%. França e Espanha possuem possibilidades remotas —0,4% e 0,1%, respectivamente.

Há outro duelo Alemanha x Inglaterra em curso. Bayer Leverkusen e West Ham farão nesta quinta-feira (18) o jogo de volta das quartas de final da Liga Europa. O time de Xabi Alonso venceu na ida por 2 a 0 e, se mantiver a invencibilidade na temporada, adicionará pontos ao caso da Bundesliga e avançará à semifinal.

Não apenas eventuais classificados à Champions se beneficiariam. A vaga extra faria com que o 6º colocado da liga nacional -Newcastle na Inglaterra ou Eintracht Frankfurt na Alemanha— subisse um degrau na escada continental, herdando classificação à Liga Europa 2024/25 ao invés da Conference.

CÁLCULO DO COEFICIENTE UEFA

A nota de um país é o desempenho médio de seus clubes. As campanhas de cada equipe nos torneios continentais rendem ponto no ranking da Uefa.

Nesta altura dos torneios continentais, cada vitória vale dois pontos e cada empate vale um. A classificação à semifinal de qualquer um dos três torneios — Champions, Europa ou Conference — ainda garante um ponto extra à equipe, assim como avançar à final.

Cada ponto de um time inglês equivale a 0,125 ponto para o país no ranking. Isso ocorre por que o cálculo determina a média dos oito clubes —Arsenal, Manchester City, Liverpool, West Ham e Aston Villa, além dos já eliminados Manchester United, Newcastle e Brighton— que disputaram competição continental nesta temporada.

Para os clubes alemães, cada ponto adiciona 0,143 ao país. A proporção é diferente por que o país enviou apenas sete clubes —Bayern de Munique, Borussia Dortmund, RB Leipzig, Union Berlim, Bayer Leverkusen, Freiburg e Eintracht Frankfurt— a torneios da Uefa em 2023/24.

Duas vagas extras à próxima Liga dos Campeões serão baseadas no Coeficiente Uefa de 2023/24. A distribuição das vagas regulares leva em consideração o ranking de cinco temporadas, onde a Inglaterra lidera com sobras, seguida de Espanha, Itália e Alemanha.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World