Plano de Tarcísio para o centro cria possibilidade de demolir prédio que custou R$ 27 mi para a prefeitura

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As desapropriações estudadas pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a construção do novo centro administrativo do Estado de São Paulo, no entorno do parque Princesa Isabel (região central da capital), incluem imóveis voltadas à habitação social. É uma situação que vai na contramão de um dos objetivos do proposta estadual, que é a reocupação do centro paulistano.

Integrantes do governo envolvidos no projeto ponderam, no entanto, que ainda não há definição sobre exatamente quais serão os imóveis desapropriados e, eventualmente, demolidos. A decisão será tomada após conclusão do projeto a ser apresentado pelo escritório de arquitetura vitorioso no concurso público lançado nesta quarta-feira (27). O governador também prometeu anunciar um amplo programa habitacional para a região.

Em um dos terrenos considerado para desapropriação pela Declaração de Utilidade Pública assinada por Tacísio há um prédio em construção que será destinado a 130 famílias que moram em cortiços no centro. O edifício faz parte do programa municipal Pode Entrar Entidades e tem obras tocadas pela Cohab, a companhia de habitação estatal da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A edificação está com 14 dos seus 16 andares construídos e consumiu aproximadamente R$ 27 milhões do Fundurb, o fundo de urbanismo da prefeitura constituído com recursos arrecadados com taxas cobradas de empreendimentos privados.

Com 40% da obra concluída, o prédio tem previsão de ser entregue para as famílias beneficiadas no ano que vem, segundo Sidnei Pita, que integra a coordenação da Unificação das Lutas de Cortiços e Moradia, entidade organizadora do projeto habitacional.

Ao lado do prédio da Cohab, um empreendimento habitacional privado iniciou há poucos dias as vendas das suas 375 unidades, das quais cerca de 90% são voltadas à habitação social para famílias com renda de 3 a 6 salários mínimos, informou um funcionário. A empresa não retornou o contato feito pela reportagem até a publicação deste texto.

Ambos estão dentro da área na qual o governo prevê a desapropriação de imóveis para construir no espaço edifícios que fariam parte do novo centro administrativo.

Inicialmente, o imóvel da Cohab não estava incluído nessa área, mas na versão final da DUP (Declaração de Utilidade Pública) oficialmente publicada nesta sexta (28) acabou por considerar toda a quadra.

O trecho específico do documento que se refere ao local descreve “Quadra 46 do Cadastro Fiscal de Imóveis da Prefeitura do Município de São Paulo: integralidade dos lotes da quadra, circundada pela rua Guaianases, rua Conselheiro Nebias, rua Helvétia e rua General Rondon, no distrito de Santa Cecília, São Paulo-SP”.

O rápido avanço de novos empreendimentos na área prevista da nova sede do governo surpreendeu a equipe de Tarcísio. Benfeitorias realizadas nos terrenos podem resultar em aumento do custo de desapropriação.

Com isso, o o governo considera a possibilidade de manter o prédio da Cohab e seus futuros moradores no local, excluindo novamente o imóvel da área que será desapropriada. A DUP não é uma sentença obrigatória de desapropriação, explicou um integrante da equipe do governador.

Existem outros prédios residenciais antigos no entorno e ao menos dois deles são edifícios altos de uso residencial. Estima-se que 200 famílias tenham de ser desapropriadas nos arredores.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado irá manter um posto de atendimento para orientar as famílias, segundo o governador.

Uma das formas de compensar a retirada de moradores do entorno do parque Princesa Isabel será a criação de 6.000 unidades habitacionais espalhadas entre o centro histórico (região da praça da Sé) e o bairro Campos Elíseos.

Aproximadamente metade dessas novas unidades será voltada a projetos de habitação de interesse social para famílias com renda de 1 a 6 salários mínimos.

O governador Tarcísio de Freitas disse nesta quinta que a proposta envolverá recuperação de edifícios antigos, por meio de retrofits, e a construção de novos.

Ele não definiu a data para lançamento, mas um funcionário do governo comentou que a apresentação pode ocorrer em algumas semanas.

As intervenções nos Campos Elíseos são apostas da gestão Tarcísio para a região da cidade que nos últimos anos abrigou a concentração de dependentes químicos conhecida como cracolândia.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World