Voto de Jaques a favor da PEC que limita STF causa mal-estar no PT

O voto favorável do líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (BA), na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita os poderes do STF (Supremo Tribunal Federal) causou um mal-estar no PT. O senador foi o único petista da Casa Alta que votou a favor da proposta. O partido tem 8 senadores e orientou contra a proposta.

O Poder360 apurou que a avaliação dentro do partido é de que o voto do senador alimenta o discurso de opositores sobre a necessidade de “frear” a Corte. Embora o discurso em público seja de que foi uma escolha pessoal do senador e de que “há respeito”, houve ressentimento com o voto no plenário.

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse nesta 5ª feira (23.nov.2023) que aprovar a PEC “foi um equívoco” porque, segundo ele, recentemente o STF e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tiveram um papel fundamental na garantia do processo eleitoral, na defesa da Constituição e do Estado de Direito.

“Eu acho que isso fragiliza um Poder muito importante numa democracia que não está com essa fortaleza toda”, afirmou a jornalistas.

Segundo o congressista, a posição de Jaques foi “individual”, o governo não entrou no debate e isso ficou evidente com o voto dos outros senadores do PT e do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que também foi contrário. “Não dá para jogar o governo no meio da história”, declarou.

Apesar disso, Costa afirmou que o partido vai precisar conversar sobre o que ocorreu. “A gente vai sentar para conversar e discutir”, disse.

Durante seu discurso na votação do projeto, Jaques Wagner afirmou que o autor e o relator da proposta –os senadores Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e Esperidião Amin (PP-SC), respectivamente– fizeram “o movimento de minimizar ou de diminuir as diferenças” que poderiam “incomodar ou ser interpretadas equivocadamente como uma intromissão” do Congresso no Supremo.

“Eu entendo que, com essa evolução e, na minha opinião, entendendo que nenhuma decisão deva ficar ‘ad infinitum’ guardada, queria anunciar que meu voto será ‘sim’, a favor da PEC”, disse Jaques.

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) usou a rede social X (ex-Twitter) para criticar o voto de Jaques Wagner.

“Não consigo entender esse voto do Jaques Wagner??? No momento em que o bolsonarismo ataca o STF por causa do julgamento da tentativa de golpe de 8 de Janeiro e pelo medo da prisão de Jair Bolsonaro pelo próprio Supremo”, diz um trecho da publicação.

voto de jaques a favor da pec que limita stf causa mal-estar no pt

Voto de Jaques a favor da PEC que limita STF causa mal-estar no PT

A PEC 8 de 2021 limita decisões monocráticas no STF. Foi aprovada no Senado, na 4ª feira (22.nov.2023), por 52 votos favoráveis e 18 contrários. A proposta agora vai à Câmara dos Deputados. O trecho que alterava a regra sobre os pedidos de vista (prazo extra) foi retirado pelo relator.

O texto estabelecia que pedidos dessa natureza seriam concedidos coletivamente, com um prazo máximo de 6 meses. Hoje, no Supremo, cada ministro pode pedir vista individualmente, tendo um prazo de até 90 dias para retomar o julgamento. A retirada se deu depois do pedido de líderes partidários e de uma emenda do senador Otto Alencar (PSD-BA).

Na discussão, o relator também acatou uma emenda do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que propôs que, quando for declarada alguma inconstitucionalidade, o Poder afetado possa se defender. Por exemplo, se foi o Executivo, cabe à AGU (Advocacia Geral da União). Mas se for o Legislativo, as advocacias da Câmara e do Senado deverão fazer a defesa.

A PEC proíbe os ministros de darem decisões monocráticas que suspendam:

  • eficácia de leis;
  • atos normativos (comandos do Poder Executivo para a aplicação correta das leis);
  • atos do presidente da República, do Senado, da Câmara e do Congresso.

O governo atuou discretamente para evitar a aprovação do texto, que tem a antipatia de ministros do Supremo e colocou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sob pressão dos magistrados.

A proposta ganhou força no Congresso depois de falas do presidente do STF, Roberto Barroso, em um evento da UNE (União Nacional dos Estudantes). “Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo”, afirmou.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World